Que o Pix proporcionou grandes mudanças nos meios de pagamento, nas transações financeiras entre pessoas físicas e pessoas jurídicas, você já deve saber. Mas as inovações não param por aí, pois dentro do próprio Pix existem funções incríveis e que ainda são pouco conhecidas do grande público.
Entre elas estão o Divide o Pix e o Pix no Crédito. Já ouviu falar? Pois é sobre isso que vamos falar no texto a seguir, soluções que proporcionam praticidade ao dia a dia, graças a outro grande aliado: o cartão de crédito.
Leia também: Será que é possível cancelar um Pix?
O que é e como funciona o Pix?
Antes de iniciarmos no tema principal, é válido fazer um pequeno resumo sobre o Pix. É provável que você utilize essa ferramenta diversas vezes todos os dias, mas não custa lembrar que é um meio de pagamento criado pelo Banco Central lá em 2020.
Com o Pix, você pode pagar as compras, transferir e receber dinheiro instantaneamente. E o melhor: é tudo pelo celular e gratuito para pessoas físicas. Simples e rápido.
Tanta facilidade transformou o Pix no meio de pagamento preferido dos brasileiros rapidamente.
Se você quiser se aprofundar, nós temos um guia completo contando todas as vantagens do Pix.
Como funciona o Pix com Cartão de Crédito?
Aqui as coisas mudam um pouco. Em vez de transferir um valor diretamente da sua conta, no Pix com cartão de crédito a transferência acontece como uma compra no cartão de crédito. Ou seja, o banco será responsável pelo pagamento como se fosse um empréstimo, podendo ser até parcelado, e você pagará a fatura no tempo acordado.
Uma vantagem é que o destinatário receberá o valor total instantaneamente, mesmo que você escolha parcelar o valor. Isso não aconteceria se fosse pago com um cartão de crédito. Nesse caso, a loja só receberia o pagamento na virada do mês.
Leia também: Recebi um Pix por engano: o que devo fazer?
E vale o ponto de atenção: apesar do Pix comum ser gratuito para pessoas físicas, o Pix com cartão de crédito tem algum custo. O banco pode cobrar juros, taxas e até tarifas de saque ou de transferências.
É importante entender como funciona a sua conta e, para isso, basta entrar em contato com o seu gerente. Informe-se sobre os possíveis custos caso você opte por fazer um Pix no cartão de crédito. Aqui no Santander, ainda não trabalhamos com o Pix no Crédito, mas em breve esse serviço estará disponível para você.
O que é o Divide o Pix?
Temos uma solução inovadora para te ajudar a realizar pagamentos, com mais liberdade e sem prejudicar o orçamento. Com o Divide o Pix, é possível parcelar o valor da transferência em até 24x, te dando mais tempo para organizar as finanças e pagar seus compromissos.
Ou seja, você vai pagando aos poucos, mas a pessoa ou negócio que vai receber o Pix, recebe todo o valor na hora. É bom para os dois lados.
Quer saber mais sobre o Divide o Pix?
Qual a diferença entre o Pix com cartão de crédito e o cartão de crédito?
Existem algumas diferenças que merecem a sua atenção. Como dissemos anteriormente, quem recebe o pagamento do Pix no cartão de crédito, recebe a quantia na hora.
Outra diferença fundamental é na sua conta. No Pix comum, o dinheiro sai da sua conta na hora e é transferido para a conta do destinatário. No Pix no cartão, você só vai pagar na próxima fatura, com a adição de juros em cima do valor.
Essas últimas diferenças são de extrema importância para você saber quando fazer esse tipo de transferência ou não. Vamos ver isso a seguir.
Quando usar o Divide o Pix ou o Pix no cartão de crédito?
1. Quando você precisa fazer um Pix, mas não tem saldo
A falta de dinheiro na sua conta corrente não precisa um impeditivo para fazer um Pix. Se você precisa transferir dinheiro para alguém ou para realizar uma compra, pode usar essas soluções e finalizar a operação.
Que tal um exemplo? Vamos supor que você está precisando de uma nova geladeira e descobre uma grande promoção online. O produto que você deseja está com mais de 50% de desconto se o pagamento for feito no Pix, mas você não tem saldo.
Para não perder essa boa oportunidade, a solução é utilizar o Divide o Pix. A loja vai receber o dinheiro imediatamente e poderá finalizar a venda. E você só precisará pagar as parcelas ao banco na quantidade de vezes que optou por parcelar.
2. Quando você não quer comprometer o orçamento mensal
Pode ser que você até tenha a quantia na conta, mas esteja guardando o valor para outra prioridade e não gostaria de comprometer o seu planejamento financeiro. Nesse tipo de situação, é possível optar por uma solução como o Divide o Pix.
Leia também: O Pix vai ser cobrado?