Uma nova evolução chega para deixar pagamentos ainda mais práticos: a integração do Pix na sua conta Santander com a carteira digital do Google.
Desde que o Pix foi lançado pelo Banco Central, em 2020, a forma como os brasileiros fazem pagamentos mudou completamente. Transações instantâneas, sem taxas para pessoas físicas e disponíveis 24 horas por dia já fazem parte da rotina de todo mundo.
Agora, imagine poder fazer um Pix da sua conta Santander por aproximação, apenas encostando o celular na maquininha, ou escaneando o QR Code ou usando a chave Pix na Carteira Digital do Google, sem precisar fazer login no aplicativo do banco.
Isso será possível porque o Santander está trazendo essa tecnologia para os seus clientes através da Carteira Digital do Google.
Desde 28 de fevereiro de 2025, clientes Santander que tem celular Android podem utilizar o Pix através da Google Pay e pagar suas compras em qualquer lugar que aceite essa forma de pagamento. Rápido, seguro e sem complicação. Uma inovação que promete transformar ainda mais a experiência de pagamentos no dia a dia.
Ficou curioso? A gente te conta tudo sobre essa novidade no texto a seguir.
A evolução dos meios de pagamento
Os pagamentos via carteira digital já fazem parte do dia a dia de muita gente em lojas físicas. Agora, essa praticidade se une à rapidez do Pix, trazendo uma nova forma de pagar, além dos cartões de crédito e débito.
Desde novembro de 2024, a Google Pay iniciou a implementação gradual do Pix via carteira digital. Agora, essa tecnologia chegou também no Santander.
A integração de carteiras digitais com o Pix, representa um marco significativo na evolução dos serviços financeiros digitais no Brasil, combinando a instantaneidade e gratuidade do Pix com conveniência e praticidade dos pagamentos sem contato, atendendo à crescente demanda por soluções mais ágeis e seguras para os nossos clientes.
Como funciona o Pix pelo Google Pay?
A carteira digital do Google já era conhecida por permitir o cadastro de cartões de débito e crédito do Santander para pagamentos por aproximação em lojas físicas, pagamentos no e-commerces e em aplicativos. Agora, o pagamento via Pix usando o saldo da sua conta Santander dentro da carteira digital do Google também é possível.
Para utilizar o Pix no Google Pay, os clientes Santander precisam vincular sua conta bancária do Santander à carteira digital do Google. O processo é simples e pode ser realizado diretamente no aplicativo Google Pay.
Uma vez realizado o vínculo da conta Santander na Carteira Digital do Google, você poderá:
• Fazer Pix escaneando o QR Code;
• Fazer transferências Pix usando uma chave;
• Fazer Pix por aproximação do celular na maquinha.
Como usar o Pix na Carteira do Google?
O processo é iniciado diretamente pelo aplicativo do Google Pay.
Para habilitar os pagamentos e transferências via Pix usando a conta do Santander, o cliente deve acessar a carteira digital do Google e seguir o processo de vinculação da conta:
1. No seu celular Android, abra o App Google Pay/Carteira do Google;
2. Selecione 'Pix' e preencha as informações solicitadas no app do Google;
3. Agora, você será direcionado para finalizar o cadastro no app Santander;
4. Após finalizar o cadastro, será preciso cadastrar o PIN no app Google Pay para validar suas transações;
5. Pronto! Agora você já pode pagar ou transferir com o Pix usando sua conta Santander através da Carteira do Google.
Esta configuração permitirá o uso completo das funcionalidades de Pix da sua Conta Santander através da Carteira Digital.
Ainda não tem o app Santander?
Segurança e praticidade: as principais vantagens do Pix pelo Google Pay
A combinação do Pix com a Carteira do Google traz benefícios substanciais em termos de segurança e conveniência. Ao utilizar esta solução, o cliente pode:
- Sair de casa apenas com o smartphone, sem necessidade de cartões físicos;
- Proteger seus dados financeiros através da tecnologia de tokenização;
- Realizar pagamentos sem precisar digitar senhas. Ou seja, ainda mais segurança e velocidade para você.
A segurança é reforçada pelo fato de que as informações sensíveis não são armazenadas diretamente no dispositivo, mas sim protegidas por camadas avançadas de criptografia e autenticação biométrica.
A carteira digital vai além dos pagamentos
As carteiras digitais não se limitam apenas às opções de pagamento. Elas se posicionam como um hub digital onde os usuários podem armazenar e acessar:
- Bilhetes de transporte público;
- Passagens de ônibus e avião;
- Chaves digitais
- Certificados de vacinação;
- Ingressos para eventos;
- Cartões de fidelidade de estabelecimentos.
As novidades do Pix
A possibilidade de fazer o Pix usando o saldo de uma conta bancária através da carteira digital do Google traz o melhor de dois mundos: a rapidez e gratuidade do Pix com a conveniência dos pagamentos por aproximação, QR Code e Chave Copia e Cola, sem precisar de redirecionamento para o canal do seu banco.
Para os clientes Santander, isso significa mais liberdade, agilidade e segurança em suas transações diárias.
Mas as soluções inovadoras do Pix não param por aí. Recentemente, foi anunciado o Pix Automático, que permite pagamentos recorrentes e automáticos sem a necessidade de autorizações a cada transação. Ou seja, é similar ao débito automático, mas com as vantagens do Pix – disponível 24/7, transferências em seguros e custos reduzidos.
Além disso, com o Open Finance, será também possível programar o Pix Automático na sua conta bancária usando outros canais, como a Carteira do Google, sem precisar de redirecionamento para o canal do banco.
Quer saber mais sobre as novas e futuras funcionalidades do Pix? A gente te conta aqui.
O Pix pela Carteira do Google é seguro?
O Pix via Google Pay representa mais um passo importante na digitalização dos serviços financeiros. E pode ficar tranquilo, a segurança é garantida, pois está protegido por todos os sistemas do Pix, dos pagamentos por aproximação e os sistemas do Open Finance, que são supervisionados pelo Banco Central. Entre as medidas de segurança estão autenticação e criptografia, além das camadas de segurança dos próprios apps dos bancos, como senha e biometria.
Leia também: As novas regras do Pix já estão valendo. O que mudou?