Opção de pagamento a prazo, o Pix parcelado vem ganhando espaço entre os consumidores brasileiros. Enquanto o Pix tradicional já se consolidou como método de pagamento e transações por sua praticidade e rapidez, o parcelamento dessa modalidade vem transformando a forma de lidar com as compras de maior valor.
Nesse cenário, talvez muitos ainda se perguntem: “O Pix parcelado é melhor que o cartão de crédito?”, “Quais são as diferenças e qual escolher na hora de parcelar?”.
Para responder essas e outras dúvidas, criamos esse artigo para comparar as duas possibilidades e explorando as duas opções para que você tome a melhor decisão para o seu orçamento pessoal.
Vamos lá?
Como funciona o Pix parcelado?
O Pix parcelado nada mais é que a possibilidade de dividir o valor de compras ou pagamentos por meio do sistema de pagamento instantâneo, o já conhecido Pix, mesmo sem ter saldo na conta.
Enquanto o Pix tradicional transfere o dinheiro de forma integral imediatamente, ou seja, o valor total sai da conta na hora, o Pix parcelado é feito de forma diferente.
Quando você for transferir uma quantia para outra pessoa ou empresa, esse valor vai entrar na fatura do cartão de crédito. Dessa forma, você pode parcelar suas compras normalmente mesmo se não tiver saldo no momento do Pix.
Essa cobrança vai acontecer mensalmente a partir do próximo vencimento, com um pequeno acréscimo de juros. Enquanto isso, quem recebe o dinheiro tem acesso ao valor integral de forma imediata.
Na prática, seu uso é bastante semelhante ao cartão de crédito, comparação que vamos fazer ao longo do conteúdo.
Quais são as diferenças do Pix parcelado para o cartão de crédito?
As diferenças entre as duas modalidades são observadas no detalhe. De modo geral, as duas operações funcionam de forma bem parecida.
Enquanto o pagamento via Pix é instantâneo, no cartão de crédito o valor só vai chegar para o recebedor de acordo com o contrato da máquina de pagamentos. Além disso, o consumidor só vai pagar a parcela na data de vencimento da fatura, e não na data respectiva da primeira transferência.
Para te ajudar escolher o melhor para sua realidade, vamos ver as principais diferenças entre os dois modelos de parcelamento na prática:
Juros e custos
Em ambos os tipos de pagamento, o consumidor pode fazer uma compra hoje e pagar em parcelas dividida ao longo dos próximos meses. Nos dois casos, é como se você pegasse dinheiro emprestado ao banco até o prazo de pagamento.
A diferença entre o Pix parcelado e o cartão de crédito nesse caso vai ser nas taxas e juros cobrados por essa operação, que pode ser contratada dentro do limite do cartão de crédito ou como linha de crédito pessoal.
Isso vai variar de acordo com cada instituição, mas em geral os custos do Pix parcelado tendem a ser menores que as tarifas do cartão.
Ainda assim, fica a critério do usuário o que será mais vantajoso, já que cada operação pode oferecer serviços que façam cada um valer a pena à sua maneira.
Conta no banco
Tanto o consumidor que for usar o Pix parcelado como o cartão de crédito precisam ter uma conta em alguma instituição financeira.
Entretanto, não são todos com uma conta corrente que conseguem ter um cartão de crédito. Nesse cenário, o Pix parcelado é uma alternativa de pagamento em parcelas para quem não tem esse acesso.
Facilidade de uso
Nesse quesito, os processos também vão ser diferentes. O cartão pode ser usado por inserção ou com a tecnologia de aproximação, enquanto o Pix parcelado vai demandar a entrada do usuário no aplicativo do seu banco.
Nesse caso, vale ponderar a acessibilidade e conveniência para escolher a melhor opção.
Flexibilidade de parcelamento
O Pix parcelado e o cartão de crédito oferecem datas de pagamento diferentes um do outro. Enquanto no cartão de crédito há um dia fixo de vencimento da fatura com o registro de todas as compras, no Pix parcelado o débito pode acontecer na mesma data da compra ao longo dos meses.
Na hora da operação via Pix, verifique se você tem a opção de escolher a melhor data de pagamento.
Pensando nisso, é muito importante ficar atento à essa data de débito para se organizar bem, e evitar se perder com diferentes compras, e assim, ter diferentes prazos de pagamento do Pix parcelado para lidar todos os meses.
Outra diferença entre as duas modalidades de parcelamento é a quantidade de vezes que você pode dividir a compra: no cartão de crédito, é comum ter um limite fixo de até 12 vezes. Já o parcelamento via Pix pode ser feito em até 24 vezes, de acordo com cada banco.
Impacto no crédito pessoal
Como em qualquer tipo de operação financeira, principalmente se tratando de parcelamento, as duas opções devem ser usadas com bastante cuidado e controle.
O mal uso do cartão de crédito pode ser um vilão do seu score, afetando essa pontuação caso ele seja usado indevidamente. Ao mesmo tempo, é sempre bom lembrar que é possível usá-lo sem receios, como explicamos neste artigo.
No Pix parcelado, esse cuidado precisa ser ainda maior. Isso porque as parcelas são cobradas de acordo com a data da compra, e não em um prazo fixo como é o caso da fatura do cartão.
Logo, se o débito do Pix parcelado acontecer em dias em que não há saldo na conta, haverá cobrança de juros pelo atraso e a dívida pode se tornar uma bola de neve. Portanto, organização é a palavra-chave para utilizar os dois métodos de parcelamento, combinado?
Então, quais são as vantagens do Pix parcelado?
Em algumas situações, o Pix parcelado pode ter mais vantagens que o cartão de crédito. Um deles é para uso em situações de emergência. Vamos supor que você precisa fazer um procedimento médico urgente que tem um alto valor, mas não tem a quantia disponível no momento.
Com a modalidade do Pix parcelado, você pode suavizar o pagamento sem comprometer o limite do cartão ou contrair novas dívidas.
Confira outras vantagens:
- Facilidade de pagamento: as parcelas são debitadas automaticamente da conta do usuário ao longo dos meses, considerando que ele tenha saldo na conta. Ao mesmo tempo, garante que o vendedor receba a quantia instantaneamente;
- Acesso rápido a crédito: o Pix parcelado não exige análise de crédito, solicitação de cartões ou procedimentos mais elaborados;
- Maior flexibilidade: essa modalidade permite dividir as compras em várias parcelas, facilitando o pagamento;
- Descontos no Pix: alguns estabelecimentos oferecem descontos para pagamentos via Pix, somando esse benefício ao parcelamento para facilitar o pagamento;
- Segurança: o Pix parcelado conta com a mesma segurança do sistema do Pix tradicional, com autenticação e confirmação das transações.
Qual a diferença do Pix parcelado para o Pix no cartão de crédito?
O Pix com cartão de crédito é uma modalidade diferente do Pix parcelado. Ele funciona da seguinte forma: em vez de transferir o valor diretamente da conta, o débito vai ser registrado como uma compra no cartão, como qualquer outra.
Outra característica do Pix no cartão é que você pode ter restrições quanto ao valor mínimo ou máximo, além da incidência de juros e tarifas nesse tipo de operação.
Um ponto em comum com o Pix parcelado é que o destinatário recebe o valor total na mesma hora, o que não aconteceria se fosse pago com cartão de crédito.
Aqui no Santander, não trabalhamos com o Pix no cartão de crédito, mas você pode encontrar uma opção ainda melhor.
Pix parcelado Santander: como funciona?
Aqui no Santander, o Pix Parcelado é chamado de Divide o Pix. Com ele, você pode parcelar em até 24 vezes e o pagamento da primeira parcela pode ser feito em até 59 dias – o que te dá mais tempo de organizar suas finanças e se preparar para pagar. Quer saber mais e como parcelar no Pix por aqui?