Atualizado em 17-09-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

Do lado esquerdo da imagem, ilustração de uma mão segurando um celular com o aplicativo do Santander aberto. Do lado direito, a frase: o futuro do Pix.

O Pix foi lançado em 2020 e, desde então, vem transformando a maneira como os brasileiros realizam transações financeiras e se relacionam com o dinheiro. O Pix é gratuito, rápido e disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Com a simplicidade de um toque na tela do celular, é possível pagar contas, transferir dinheiro e realizar compras.

Esses são alguns dos motivos que fizeram o Pix conquistar lugar cativo no cotidiano nacional.

Mas a jornada do Pix está longe de acabar. O Banco Central, criador do Pix, continua a aprimorar o sistema com novas funcionalidades e melhorias, visando aumentar ainda mais a eficiência e a segurança das transações.

No texto a seguir, vamos comentar algumas das novas funcionalidades que estão por vir e prometem melhorar ainda mais o meio de pagamento.

Novidades do Pix: o que está por vir?

O sucesso do Pix pode ser conferido com os números: segundo o Banco Central, são mais de 150 milhões de usuários cadastrados e trilhões de reais movimentados, desde o início da operação, lá em 2020. Isso faz do Pix o principal meio de pagamento no Brasil.

Tamanho sucesso merece ser bem tratado. Por isso, algumas novidades estão aparecendo no horizonte. Entre as mais aguardadas, estão o Pix Garantido e o Pix Internacional. Vamos conhecer algumas delas?

Pix Automático

O que é: o Pix Automático funciona como uma alternativa ao débito automático, pois vai permitir que você autorize pagamentos recorrentes via Pix, como contas de serviços, assinaturas e mensalidades, para serem pagas sempre nas datas pré-definidas.

Benefícios: maior comodidade, redução do risco de esquecimento e otimização do fluxo de caixa.

Como funciona: ao autorizar um pagamento, o débito acontecerá automaticamente na sua conta, sem a necessidade de realizar a transação manualmente a cada vencimento. Bem simples, hein?

Quando: está previsto para junho de 2025.

Pix Agendado Recorrente

O que é: o Pix Agendado Recorrente permite agendar pagamentos que ocorrem em um período específico, mas você precisa fornecer as instruções para a realização da operação.

Benefícios: facilitar as transferências frequentes.

Como funciona: você preenche as informações necessárias para realizar um Pix, e agenda o débito para ocorrer de forma recorrente no período desejado.

Quando: essa funcionalidade já está disponível.

Pix por Aproximação

O que é: você já deve ter pagado alguma compra por aproximação, aproximando o cartão de crédito da maquininha, certo? Por aqui a ideia é a mesma. Será possível realizar pagamentos via Pix aproximando o seu celular ou outro dispositivo compatível de um leitor.

Benefícios: pagamentos rápidos e práticos, semelhantes aos pagamentos com cartão de crédito por aproximação.

Como funciona: a tecnologia NFC (Near Field Communication) permite a comunicação entre os dispositivos, realizando a transação de forma segura e instantânea.

Quando: ainda sem previsão.

Pix Internacional

O que é: igual ao Pix tradicional, porém com a possibilidade de realizar transações internacionais, para contas de outros países, permitindo que você envie e receba dinheiro para fora do Brasil de forma rápida e segura.

Benefícios: facilita viagens, negócios e remessas internacionais, além de reduzir custos.

Como funciona: a ideia é que o funcionamento permaneça igual ao que é feito atualmente com o Pix tradicional, pelo aplicativo do seu banco, com o uso de uma chave Pix. A integração do Pix com sistemas de pagamento internacionais permitirá a realização de transferências entre diferentes moedas.

Quando: o Banco Central ainda não tem uma previsão sobre quando a opção estará disponível no Brasil.

Pix Offline

O que é: imagine que você está em uma praia, sem sinal e sem cartão de crédito, e quer pagar a conta do restaurante. Já pensou em fazer transações via Pix mesmo sem conexão com a internet? Pois é, isso será possível com o Pix Offline.

Benefícios: maior autonomia e praticidade, especialmente em locais com baixa cobertura de rede.

Como funciona: a tecnologia utilizada ainda está em desenvolvimento, mas as possibilidades incluem o uso de NFC (igual ao do pagamento por aproximação), QR Codes e outros métodos de autenticação.

Quando: ainda sem previsão.

Pix Garantido

O que é: uma modalidade de Pix que oferece maior segurança para transações de alto valor, garantindo o recebimento do pagamento mesmo em caso de fraudes ou problemas técnicos.

Benefícios: reduz o risco de perdas financeiras e aumenta a confiança em transações de maior valor.

Como funciona: a garantia é oferecida por instituições financeiras e pode envolver a utilização de mecanismos de autenticação adicionais.

Quando: ainda sem previsão.

#FiqueLigado condições e informações dessas funcionalidades do Pix estão sujeitas a alterações.

Leia também: O que é o Pix Parcelado? Qual a diferença para o Pix tradicional?

O Pix é seguro?

O Pix se consolidou como uma ferramenta de inclusão financeira, facilitando o acesso a serviços bancários para pessoas que antes estavam fora do sistema tradicional. Além disso, boa parte do sucesso do meio de pagamento se deve aos sistemas de segurança implantados pelo Banco Central na ferramenta.

Hoje, é possível dizer que o Pix é uma solução segura e que você pode fazer transações via Pix com tranquilidade. Claro que sempre é preciso muita atenção ao transferir dinheiro ou pagar contas, checar se está mandando a quantia para a pessoa/loja certa, por exemplo.

Outra dica é cadastrar sua chave Pix em uma instituição financeira segura e com credibilidade, como o Santander. Ao fazer isso, você pode ter acesso a diversas vantagens, como a possibilidade de dividir o Pix, ter anuidade grátis no cartão, entre outras.

Ficou interessado?

Cadastrar chave Pix

Leia também: Pix Saque e Pix Troco: saiba como usar

Avalie esse artigo