Apoiar um projeto do programa Amigo de Valor do Santander é contribuir com a proteção de crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade em diferentes partes do Brasil.
Ao doar para os projetos selecionados, você viabiliza iniciativas que enfrentam e previnem violações como maus-tratos, negligência, trabalho infantil e violência sexual, além de gerar oportunidades para quem mais precisa.
E o melhor: é possível fazer isso apenas destinando uma parte do seu Imposto de Renda devido. Isso porque o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece incentivos ficais para pessoas e empresas que quiserem participar da transformação social, ampliando suas deduções de IR fazendo o bem. O limite é de 6% do IR devido no caso de Pessoas Físicas e de 1% no caso de Pessoas Jurídicas.
Imagine que o seu IR a pagar na próxima declaração seja de R$ 1.000. Você doa R$ 60 agora e, em 2025, inclui esse valor nas suas deduções. O Santander disponibiliza recibo individualizado, comprovando a destinação de recursos, para ser usado na sua declaração.
A seguir, vamos explicar como você pode encontrar o seu recibo e qual é a importância de guardar esse documento após a sua doação. Bora lá?
O que é o recibo do Amigo de Valor?
Se você faz a declaração de Imposto de Renda pelo formulário completo, provavelmente já sabe como funcionam as deduções permitidas por lei. Gastos com saúde e educação, bem como alguns investimentos em Previdência podem restituídos no momento da declaração.
Com as doações destinadas para os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente, é a mesma coisa: elas entram na sua lista de deduções, desde que respeitem o limite de 6% do valor do IR devido para Pessoas Físicas e de 1% para Pessoas Jurídicas.
Quando você apoia um dos projetos selecionados pelo Amigo de Valor, pode aproveitar esse incentivo fiscal. O recibo que comprova a sua doação fica disponível a partir de fevereiro no site do Amigo de Valor, para que seja usado na sua próxima declaração.
Onde você pode encontrar esse comprovante?
É simples e fácil: o seu recibo do Amigo de Valor estará disponível no portal de doações do Amigo de Valor, o mesmo em que você fez a sua contribuição.
Você pode conferir as informações sobre a sua doação no dia seguinte à contribuição. Já o recibo será disponibilizado a partir de fevereiro de 2025.
Por que guardar o recibo da sua doação?
O recibo deve ser guardado para comprovar, no momento da declaração do Imposto de Renda, o valor que foi destinado ao projeto. Afinal, primeiro você faz a doação e depois recebe a restituição do IR.
Para informar essa quantia à Receita Federal, é necessário acrescentar os dados do recibo no campo destinado às doações sociais como essa.
#DicaSantander: está com dúvidas sobre como incluir o valor da sua doação na declaração? Confira um passo a passo que pode te ajudar aqui.
Ainda não fez uma doação para o Amigo de Valor?
Você pode fazer a diferença na vida de milhares de crianças e adolescentes, e de suas famílias, com uma simples doação do seu Imposto de Renda devido.
Conheça mais sobre os projetos que o Amigo de Valor apoia e descubra como fazer parte da transformação social que já beneficiou mais de 1,6 milhão de pessoas. Uma chama acende a outra!