Atualizado em 04-12-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

Artigos Salvos

Com a instabilidade econômica dos últimos meses, ficou cada vez mais desafiador organizar o orçamento familiar e conseguir fazer a conta fechar no fim do mês, não é mesmo?

Por isso, toda oportunidade de aproveitar para garantir uma renda extra que possa ajudar a equilibrar as finanças, é bem-vinda.

Uma dessas possibilidades é o salário-família, iniciativa que tem como objetivo apoiar as famílias brasileiras, para que trabalhadores e empregados que tenham filhos de até 14 anos possam ter a acesso a um valor de auxílio mensal.

Se você tem dúvidas sobre o tema e deseja saber como ele funciona, quem tem direito ao benefício e como solicitar, confira o conteúdo que preparamos abaixo.

O que é o salário-família?

O salário-família é um auxílio mensal pago para os brasileiros que são empregados formais, inclusive os autônomos ou chamados de trabalhadores avulsos. Ele funciona como um adicional no salário para contribuir no orçamento familiar daqueles que têm crianças na família.

Qual o valor do benefício?

O beneficiário tem direito a receber R$ 56,47 para cada filho ou dependente. Se for mais de um, é necessário multiplicar esse valor de acordo com o número de crianças.

Quais trabalhadores têm direito?

Para poder receber o salário-família, o trabalhador precisa se enquadrar em uma das categorias abaixo:

- Trabalhador empregado com carteira assinada, inclusive empregado doméstico;

- Trabalhador autônomo (desde que vinculado a sindicato da categoria ou agência de gestão do trabalho);

- Aposentado (desde que tenha a idade mínima de 65 anos para homens ou 60 anos para mulheres);

- Pensionista do INSS por incapacidade.

Caso faça parte de uma dessas categorias, o trabalhador deve cumprir duas condições obrigatórias para receber o auxílio:

- Ter filhos ou dependentes de até 14 anos ou filho(s) inválido(s) de qualquer idade;

- Receber remuneração mensal de até R$ 1.655,98 (somadas todas as fontes de renda vindas de atividades de trabalho), que é o valor limite definido pelo INSS.

Como posso solicitar o salário-família?

O pedido para conseguir o salário-família deve ser feito diretamente para a empresa ou para o empregador. No caso de trabalhadores autônomos, basta procurar o sindicato ou entidade de classe ao qual a sua atividade está vinculada.

Para solicitar este auxílio, separe os seguintes documentos e envie para sua empresa:

- Documento de identificação com foto e o número do CPF;

- Termo de responsabilidade;

- Certidão de nascimento de cada dependente;

- Caderneta de vacinação ou equivalente dos dependentes de até 6 anos de idade;

- Comprovação de frequência escolar dos dependentes de 7 a 14 anos de idade;

- Requerimento de salário-família (apenas para processos de aposentadoria ou quando não solicitado no requerimento de benefício por incapacidade).

Depois de conseguir o salário-família, é necessário renová-lo todos os anos. Para isso, é só mostrar os documentos dos seus dependentes: a caderneta de vacinação para os menores de 6 anos ou a comprovação de frequência para os maiores.

Posso ter o salário-família com outro benefício?

Sim! Esse benefício pode ser acumulado com outros auxílios financeiros disponibilizados pelo INSS, como: Pensão por Morte, Salário Maternidade, Auxílio-Acidente, Auxílio-Doença e outros.  

Agora que você já sabe como solicitar o salário-família, que tal conhecer outras formas de gerar renda extra? Aqui no Blog temos conteúdos que podem te ensinar como complementar sua renda e orientar na hora do aperto financeiro.

Como nem sempre a renda familiar é suficiente para cobrir os gastos do dia a dia, temos algumas dicas que podem te ajudar se você estiver pensando em buscar um empréstimo. Se este é o seu caso, conheça a linha de crédito pessoal ideal para o seu momento de vida:

Simular empréstimo

Fonte: Gov.br

*O conteúdo desta publicação foi tirado das fontes aqui informadas. Esse post possui caráter informativo, não representando a opinião, recomendação ou posicionamento formal do Santander ou das empresas de se

Avalie esse artigo