O empréstimo com garantia de imóvel é uma opção de crédito que tem ganhado destaque no mercado financeiro.
Essa modalidade de empréstimo permite que o proprietário de um imóvel possa utilizá-lo como garantia para obter um empréstimo com taxas de juros mais atrativas e prazos mais longos.
Mas, você sabe quais são os imóveis aceitos como garantia? Então, acompanhe a leitura e confira.
O que é o empréstimo com garantia de imóvel?
O crédito com garantia de imóvel é uma modalidade de empréstimo em que o proprietário de um imóvel oferece esse bem como garantia para obter crédito junto a uma instituição financeira.
Uma vez que o empréstimo é registrado em cartório e entregue a matrícula atualizada com a constituição da garantia, o contratante do empréstimo recebe o dinheiro em sua conta e pode usar o valor da forma que desejar.
O empréstimo é pago em parcelas mensais, geralmente com prazos de pagamento mais longos em comparação a outras modalidades de crédito.
Uma das principais vantagens do empréstimo com garantia de imóvel é a taxa de juros, que costuma ser mais baixa do que em outras modalidades de crédito.
No entanto, é importante lembrar que, em caso de inadimplência, a instituição terá a posse do imóvel.
Por isso, é importante avaliar a capacidade de pagamento antes de optar por essa modalidade de empréstimo.
Simule agora com as melhores condições. Conheça o Usecasa.
Preciso comprovar renda para contratar o crédito com garantia de imóvel?
Sim, é necessário comprovar renda para obter um empréstimo com garantia de imóvel. A comprovação de renda é um requisito comum em todas as modalidades de empréstimo, incluindo o empréstimo com garantia de imóvel.
O objetivo é verificar se o tomador do empréstimo terá condições financeiras de pagar as parcelas do empréstimo em dia.
As formas de comprovação de renda podem variar de acordo com a instituição financeira que oferece o empréstimo. Geralmente, são aceitas declarações de imposto de renda, extratos bancários e outros documentos que comprovem a renda.
Quais os imóveis aceitos no empréstimo com garantia de imóvel?
No empréstimo com garantia de imóvel, são aceitos como garantia imóveis que estejam em nome do tomador ou de terceiros e que possuam um valor de mercado suficiente para garantir o valor do empréstimo solicitado.
Dentre os imóveis, estão:
- Residencial ou comercial, novo ou usado;
- Localizado em perímetro urbano;
- Deverá apresentar condições de habitabilidade e estar em bom estado de conservação;
- Devidamente regularizado no Serviço de Registro de Imóveis;
- Terreno residencial localizado em área urbana, dentro de um condomínio fechado, sem área construída ou em fase de construção.
É importante lembrar que o imóvel oferecido como garantia deve estar livre de ônus.
Além disso, a instituição financeira realiza uma avaliação do imóvel para determinar o valor de mercado e, consequentemente, o valor máximo do empréstimo que pode ser concedido.
Como contratar o Empréstimo com Garantia de Imóvel?
Para contratar o UseCasa, modalidade do Empréstimo com Garantia de Imóvel do Santander, é bem simples. Veja o passo a passo:
1. Comece fazendo uma simulação e veja como o Usecasa, empréstimo com garantia de imóvel, pode ser a melhor opção, comparada com outros empréstimos.
2. Solicite a análise de crédito sem compromisso e veja se a sua renda é aprovada.
3. Após a aprovação, basta enviar os documentos solicitados em nossa plataforma digital. Em seguida, faremos a análise técnica dos documentos e do imóvel.
4. É hora de assinar seu contrato e levá-lo para ser registrado no cartório. Ao entregar ao seu gerente o seu contrato registrado e a matrícula atualizada com a constituição da garantia a favor do Santander, o crédito será liberado em até cinco dias úteis.
Viu como é fácil, rápido e seguro?
E se ficou interessado, você pode fazer a sua simulação agora mesmo e dar o primeiro passo para uma oportunidade incrível.
Utilize o crédito de forma consciente. Sujeito à aprovação de crédito e demais condições do produto vigentes no momento da contratação