Atualmente, o pagamento com dinheiro em espécie vem diminuindo cada vez mais e no momento de realizar uma compra, é muito comum que o pagamento seja feito através de um cartão de crédito ou débito.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em 2023, depois do Pix, os meios de pagamentos mais utilizados foram os cartões de crédito (17,8 bilhões de transações) e de débito (16,3 bilhões).
Mesmo assim, é possível que, vez ou outra, a compra possa parar na indesejada mensagem “transação negada” – uma situação que pode ser frustrante ainda gerar desconforto. Mas você sabia que essa informação não aparece apenas quando há falta de saldo?
Veja no conteúdo a seguir o que essa mensagem pode significar e quais providências você precisa tomar para continuar realizando suas compras.
4 motivos para uma compra ser negada no cartão de crédito
1 – Informações incorretas
Um ponto importante para verificar é se você digitou a senha de maneira correta. É comum esquecer ou confundir a senha, ou até mesmo na hora de digitar coloque um número errado. Nesse caso, vale a pena uma segunda tentativa. E lembre-se: a sua senha pode ser consultada no app Santander.
Em compras online isso também pode acontecer, portanto, confirme que as informações estão corretas, como por exemplo, número do cartão, nome completo e o código de segurança, conhecido como CVV.
2 - Cartão bloqueado ou suspenso
O bloqueio do cartão pode acontecer pelo banco emissor por falta de pagamento ou questões de segurança. Vale lembrar que dependendo das configurações selecionadas, o banco pode não permitir transações com determinado valor em alguns horários do dia, geralmente de madrugada.
Pode ocorrer também do próprio usuário bloquear o cartão e esquecer de desbloquear para realizar uma compra, nesse caso, você precisa entrar em contato com a instituição e reverter o bloqueio.
Existem diferentes restrições de uso que você pode impor ao seu cartão: para compras em e-commerce, em lojas física e/ou com o uso de contactless. E como foi você que efetuou essa restrição, é você que precisa revertê-la.
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3 - Falta de limite ou saldo insuficiente
Outro motivo para uma compra ser negada é a falta de limite no seu cartão. Isso pode acontecer por você ter deixado o limite baixo, com a opção de gerenciar o limite, e tentou realizar a compra de um valor acima do selecionado.
Pode acontecer também de você não possuir limite suficiente liberado pelo banco para realizar a compra. Nesse caso, vale entrar em contato com a sua instituição financeira e solicitar um aumento de limite.
Se a compra for realizada na função débito e você não possuir dinheiro em conta, a transação também vai ser negada. Mas, se você possuir um limite de cheque especial, poderá realizar sua compra tranquilamente. Aqui no Santander, você conta com essa opção e ainda tem 10 dias sem juros para começar a pagar ao cadastrar e manter o celular ou CPF como chave Pix. Que tal aproveitar e já pedir o seu?
Ah, e existe também um limite de compra diária na função débito, por questões de segurança. Para saber o seu, será preciso ligar para a Central de Atendimento, no 4004 3535.
4 - Indisponibilidade no sistema da maquininha ou compra fora de cobertura
Dependendo do lugar em que você está realizando a compra, pode acontecer da maquininha estar sem cobertura de sinal. É comum que você comece o pagamento, digite a senha, mas na hora de concluir, apareça uma mensagem de erro na tela. Em casos assim, a melhor opção é realizar o pagamento com dinheiro, ou aguardar a correção da instabilidade.
E se a compra for realizada fora do país, ela também será negada por conta da conversão do dinheiro. Para isso, você precisa solicitar uma conta Select Global: com ela, você pode realizar transações internacionais em mais de 200 países.
Agora que você já sabe os possíveis motivos de uma transação negada, quando passar por essa situação, basta manter a calma e investigar o que pode ter acontecido.
Uma prática de segurança do banco é não permitir transações com a mesma quantia em seguida. Sendo assim, se o valor foi cobrado e você tentar realizar o pagamento novamente, a transação não será autorizada.
E se a compra aparecer descontada em seu App Santander, mas a transação for marcada como negada, fique tranquilo: o banco irá estornar esse valor. Caso precise de atendimento, fale conosco em um dos nossos canais.
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