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Taxa fixa a partir de 1,12% a.m. ¹
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Até 240x para pagar
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Continue usando o imóvel, sem vender ou desocupar
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Use o dinheiro como quiser
Saiba mais sobre o Usecasa, Empréstimo com Garantia de Imóvel do Santander
Seu imóvel garante as menores taxas em comparação com as outras linhas de crédito sem garantia:
Por se tratar de um empréstimo com garantia de imóvel, você pode utilizar imóveis residenciais, comerciais e terrenos para ter acesso a taxas de juros mais baixas e prazos mais longos para pagamento. É diferente de um Crédito Imobiliário, pelo qual o objetivo é adquirir um imóvel.
Para contratar o Usecasa é fácil, rápido e seguro.
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Simulação
Clique em “Simule agora” e em menos de 5 minutos vamos te mostrar a melhor opção de empréstimo.
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Análise
Acompanhe o andamento da sua proposta. A análise será feita com base nos dados preenchidos para identificar as melhores condições de crédito.
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Documentação
Envie alguns documentos pessoais e do imóvel para agendarmos uma vistoria no imóvel. Em seguida, faremos a elaboração do seu contrato.
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Contratação
Assine o contrato e entregue no cartório, ao ser registrado e a matrícula atualizada ao Santander, o crédito será liberado em até 5 dias úteis.
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Acompanhe sua proposta
Fique de olho no andamento da sua proposta, documentos pendentes dados cadastrais para emissão de contrato e valores da proposta.
Acompanhar proposta -
Acesse o Portal do Cliente
Se você já tem um Usecasa contratado no Santander, consulte informações do seu contrato como: segunda via de boleto, antecipação de parcelas, quitação e muito mais.
Portal do Cliente
Entenda mais sobre o Crédito com garantia de imóvel
Quer saber mais sobre crédito com garantia de imóvel? Conheça o nosso Blog.
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Documentos Usecasa
Veja aqui a lista de documentos que você deverá nos encaminhar
Conferir documentos
Dúvidas frequentes
Qual a taxa de juros do Usecasa?
Taxa fixa a partir de 1,12% a.m, sem índices de correção.
Qual é o prazo de quitação de Usecasa?
O prazo de quitação do Usecasa é de 12 a 240 meses.
Que tipo de imóvel é aceito como garantia?
Imóveis residenciais ou comerciais com valor mínimo de 70 mil reais, próprio ou de terceiros.
É possível utilizar terreno como garantia?
Sim. O terreno poderá ser próprio ou de terceiros e deverá estar localizado em área urbana, dentro de um condomínio fechado e não conter área construída ou estar em fase de construção.
Para quais fins posso utilizar o crédito?
O Usecasa pode ser utilizado para qualquer finalidade: quitar contas atrasadas, reformar, empreender, despesas médicas, entre outros.
Quais os documentos que eu preciso apresentar para contratar o Usecasa?
Após a análise de crédito que você pode fazer no nosso Simulador de Empréstimo com Garantia de Imóvel, para seguir com a contratação, você precisa apresentar os seguintes documentos:
Documentos do imóvel
Matrícula do Imóvel com a Certidão Negativa de Ônus:
A matrícula do imóvel deverá ser encaminhada com Certidão Negativa de Ônus, alienações, ações reais e reipersecutórias, expedida pelo Serviço de Registro de Imóveis ao qual pertence o imóvel que é objeto do financiamento. A matrícula deve estar dentro do prazo de validade, que é de 30 dias, a contar da sua expedição pelo Serviço de Registro de Imóveis.
Importante: Caso a sua aquisição também inclua vaga de garagem autônoma, com matrícula própria, também deverá vir acompanhada dessa certidão negativa.
Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) do Ano Vigente
É necessário encaminhar cópia simples da capa/folha do IPTU, em que constem a localização, a metragem e o valor venal do imóvel. Caso ainda não possua o IPTU, por ser imóvel novo, deverá ser apresentada uma cópia da Instituição e Especificação de Condomínio, ou Memorial de Incorporação, com cópia do carnê do IPTU; todos com relação ao terreno em área maior. O IPTU poderá ser substituído pela Certidão de Dados Cadastrais do imóvel, emitida pela prefeitura. Será aceito o IPTU do ano anterior caso o envio ocorra até o mês de março. Importante: Nos casos de vaga de garagem autônoma ou vaga de depósito, as orientações anteriores também se aplicam e deverão ser observadas.
Certidão Negativa de Tributos Imobiliários
Fornecida pela prefeitura. No caso de apartamento com vaga de garagem autônoma, deverá ser apresentada uma certidão para cada número de contribuinte.
Importante: Na Cidade do Rio de Janeiro este documento é Certidão de Situação Fiscal e Enfitêutica.
Documentos para o(s) Proponente(s)
Estado civil
Se solteiro:
RG, CNH ou outro documento de identificação oficial, que contenha foto, filiação e número do RG.
Se casado:
Cópia da Certidão de Casamento;
E Pacto Antenupcial registrado, quando o regime de bens for:
I. “Comunhão de Bens” após 26/12/1977;
II. “Comunhão Parcial de Bens” antes de 26/12/1977;
III. “Separação de Bens”. (Não se aplica à separação obrigatória de bens).
Se Casado no Exterior:
Caso um dos cônjuges for brasileiro, é necessário enviar cópia da Certidão de Casamento registrada no Serviço de Registro Civil de Pessoas Naturais.
Caso for entre estrangeiros, é preciso enviar cópia da Certidão de Casamento registrada no consulado do país onde ocorreu o casamento, traduzida por tradutor juramentado, com reconhecimento de firma do tradutor e registrada no Serviço de Títulos e Documentos.
Se Separado, Divorciado ou Viúvo:
Certidão de Casamento com averbação, conforme o caso, do divórcio, separação ou óbito.
Se possuir União Estável:
Escritura Pública ou Contrato Particular ou Declaração de união estável com firma reconhecida.
Na ausência de documento que formalize a convivência, será solicitado o preenchimento de uma declaração das partes.
Importante: a aquisição da propriedade do imóvel será na proporção de 50% para cada um dos conviventes nas seguintes situações:
I. Se o documento apresentado não indicar o regime de bens adotado pelos conviventes;
II. Em caso de inexistência ou não apresentação de documento que formalize a convivência. Se
estrangeiro:
Deverá apresentar o Registro Nacional Migratório (RNM) que é o documento oficial de identificação do estrangeiro residente no país. O passaporte com visto permanente será aceito na impossibilidade de apresentação do RNM.
Formulários
- Declaração Pessoal de Saúde e Atividade do(s) Proponente(s).
- Todos os proponentes que optarem por uma das Seguradoras indicadas pelo Santander, desde que estiverem compondo renda, deverão preencher a Declaração Pessoal de Saúde-DPS, de próprio punho, datar e assinar.
- Em função das informações preenchidas, neste formulário, ressaltamos que podem ser solicitados, pela Seguradora de sua escolha, documentos e exames adicionais referentes ao estado de saúde. O prazo de validade da DPS é de 180 dias a contar da data de sua emissão. A aceitação do seguro é exclusiva da Seguradora e está sujeita à análise do risco.
- Autorização do(s) Proponente(s) para Crédito Pessoal Imóvel como Garantia.
- Todos os proponentes que estiverem compondo renda deverão preencher a Autorização.
- Dados do(s) Proponente(s) e Imóvel.
- Preencha e assine todos os campos presentes no formulário.
- Exigências Cartorárias
A depender da localidade do Imóvel, o Serviço de Registro de Imóveis competente solicita a apresentação de outros documentos, declarações e/ou certidões para registro do contrato. Nesse caso, o Santander poderá solicitá-los durante o processo de contratação do crédito pessoal imóvel como garantia.
O que é Alienação Fiduciária?
A garantia do Usecasa, Empréstimo com Garantia de Imóvel, será instrumentalizada por meio da Alienação Fiduciária. Na alienação fiduciária o cliente transfere a propriedade do imóvel ao Santander, mas continua com a posse direta, ou seja, com o uso do imóvel enquanto estiver em dia com o empréstimo. Ao quitar o empréstimo, o cliente volta a ter a propriedade plena do imóvel, mediante a baixa da garantia no Registro de Imóveis.
Como é feita a avaliação do imóvel?
Avaliação do seu imóvel será realizada por uma empresa terceirizada e especializada. Ela avaliará as características do imóvel e comparará com outros imóveis de características semelhantes, no mesmo bairro ou localização e, após esses comparativos, será definido o valor de avaliação do seu imóvel. O valor de tarifa para esta avaliação da garantia é de até R$1.950,00 (imóvel residencial) e R$ 3.300,00 (imóvel comercial). Empréstimos de até R$ 50 mil são isentos do pagamento da tarifa de avaliação. Os valores praticados pelo Santander estão disponíveis para consulta no site desta instituição financeira em “Tarifas e Pacotes Padronizados”.
Qual é o sistema de amortização do Usecasa?
Sistema de amortização é uma forma de redução do saldo devedor do seu contrato Usecasa.
Você pode escolher entre o sistema PRICE ou SAC!
No Sistema PRICE, as parcelas são praticamente fixas até o final do contrato. Já no Sistema SAC, as
parcelas em si são decrescentes, ou seja, diminuem mensalmente.
O que acontece se eu atrasar o pagamento das prestações do meu empréstimo?
Você será contatado para o pagamento das parcelas em atraso e tentativas de renegociação através de cartas, e-mails, Short Message Service (SMS), WhatsApp e telefone. Somente após essas tentativas e caso não tenham sucesso, será iniciado o processo de execução da garantia, conforme previsto em contrato.
O que acontece em caso de morte ou invalidez permanente?
No Usecasa, Empréstimo com Garantia de Imóvel, o cliente contrata o seguro com as coberturas de MIP (morte ou invalidez permanente) e DFI (danos físicos ao imóvel)e, caso ocorra algum sinistro de morte ou invalidez permanente, o cliente (ou seu representante) deverá comunicar a seguradora e a indenização do seguro contratado servirá para liquidar o saldo devedor junto ao Santander de forma proporcional ao percentual de participação do cliente, como consta no contrato.
(i) Sujeito à análise cadastral, aprovação de crédito, e atendidas as demais condições do produto vigentes no momento da contratação;
(ii) A prestação mensal é composta por cotas de amortização, juros e prêmios de seguros;
(iii) Ao optar por um Mês Sem Pagamento da prestação, a cada ano de vigência do empréstimo, será devido exclusivamente, no mês escolhido pelo cliente, o pagamento das cotas dos prêmios dos seguros, e não haverá o pagamento das cotas de amortização e juros. O valor dos juros, apurado no Mês Sem Pagamento, será acrescido, exclusivamente, ao saldo devedor do empréstimo.
Utilize o crédito de forma consciente. Sujeito à aprovação de crédito e demais condições do produto, vigentes no momento da contratação. A título exemplificativo, para a taxa de juros de 1,12 % a.m. considerando uma simulação realizada em 19/12/2024, com base em um empréstimo de R$ 45.000,00, imóvel no valor de R$ 85.000,00 , parcela fixa de R$ 4.370,92 para cliente com idade de 49 anos, informação considerada para fins das coberturas securitárias, sem a inclusão de despesas financiáveis, em um prazo de 1 ano, o Custo Efetivo Total (CET) é de 17,93% a.a. Seguradora ZURICH SANTANDER BRASIL S/A, CNPJ 06.136.920/0001-18 (substituir ao final da página no local de disclaimer)