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Pense antes de clicar ou responder - Santander

Pense antes de clicar ou responder

Situações urgentes e ofertas incríveis são as iscas que fraudadores usam para obter informações ou controlar seus dispositivos

Não caia em armadilhas, confira nossas dicas:

Conhece o remetente do e-mail?

Passe o mouse sobre o seu endereço de e-mail, verifique se o endereço está escrito corretamente, se o domínio é confiável e se corresponde ao nome da pessoa que está enviando o e-mail. Por exemplo, nosso remetente sempre conterá @santander.com.br

Estão pedindo para clicar em um link, fazer download ou responder com informações pessoais?

Cuidado com os e-mails ou mensagens que solicitam que você clique em um link ou faça o download de arquivos, pois estes podem ser tentativas de phishing. Nunca informe seus dados pessoais ou senhas.

É urgente?

E-mails, chamadas telefônicas ou mensagens fraudulentas geralmente pedem que você aja rapidamente. Por exemplo, eles solicitarão suas informações para lhe dar um prêmio o mais rápido possível, ter vantagens como cliente ou resolver um problema de segurança.

Mas o que é phishing? Veja abaixo esta e outra técnicas utilizadas para roubo de dados.

PHISHING

Veja este exemplo: você abre um e-mail dizendo ser da empresa de eletricidade. Ele pede que você clique em um link para acessar sua área pessoal, onde você deve confirmar seus dados bancários. O tom é urgente, pois aparentemente há um problema de segurança em sua conta. Reserve alguns segundos para pensar e não clique no link, pois pode ser uma tentativa de phishing. Nesse caso, entre em contato com sua empresa de eletricidade através de seus canais oficiais e denuncie o e-mail recebido.

Saiba mais sobre phishing e como detectar um possível e-mail fraudulento aqui

VISHING

De repente, você recebe uma chamada telefônica de alguém se passando por um funcionário do seu banco. O assunto parece sério e você ouve com atenção enquanto eles dizem que, por motivos de segurança, eles precisam verificar rapidamente alguns dados. Pode ser um caso de vishing, a forma de phishing por meio de chamadas de voz. Se isso acontecer com você, reserve alguns segundos para pensar e, se não tiver certeza, não responda. Você sempre pode entrar em contato com seu banco por meio de seus canais, sites e aplicativos oficiais ou ir a uma agência onde eles responderão a quaisquer perguntas.

Lembre-se que no Santander nunca liga solicitando seus dados de acesso, senhas ou códigos dos dispositivos de segurança.

SMISHING

Você recebe um SMS informando que uma compra foi realizada com o seu cartão em uma loja, mas não era você, então você fica preocupado. No texto, eles dizem para você clicar em um link para solucionar o problema. Pense duas vezes: pode ser uma tentativa de smishing, a forma de phishing via SMS. Para ficar tranquilo, você pode verificar as movimentações na sua conta bancária ou ligar diretamente para seu banco.

Conheça outras dicas para ficar seguro online