App Santander
Ainda tem dúvidas sobre o Open Finance?
Perguntas Frequentes
O cadastro é a autorização que os clientes, pessoa física ou jurídica, podem dar para que uma instituição consiga acessar seus dados de outras instituições.
Finalize seu cadastro para autorizar o compartilhamento dos seus dados. O consentimento é obrigatório para qualquer fluxo de dados de clientes no Open Finance. Finalizar meu pré-cadastro.
A autorização do compartilhamento sempre começa no ambiente digital da instituição que vai receber os dados que você quer compartilhar. Você pode autorizar o compartilhamento no app Santander e Portal Santander. Empresas podem fazê-lo no app Santander Empresas. É um processo 100% online e gratuito.
Confira as instruções para compartilhar seus dados de outras instituições com o Santander:
1. Você precisa se identificar (realizar login e senha, por exemplo) no ambiente digital do Santander e entrar no ambiente Open Finance para criar um novo consentimento.
2. Escolha a instituição de origem para compartilhar seus dados. A partir daí, serão informados na tela os motivos do compartilhamento. Você pode selecionar quais dados quer compartilhar e por quanto tempo. Nessa tela, você pode consultar os Termos de Uso e a Política de Privacidade e, ao continuar, estará aceitando essas condições.
3. Você é redirecionado para o ambiente da instituição detentora dos seus dados para confirmar a autorização do compartilhamento. Para isso, basta ser um cliente digital nesta instituição e possuir os meios necessários para se autenticar. No caso de dúvidas nesta etapa, entre em contato com a instituição que originalmente detém seus dados.
4. Por fim, você retorna ao ambiente do Santander e assim recebe a confirmação de que seus dados serão compartilhados com a gente.
Confira as instruções para compartilhar seus dados de outras instituições com o Santander:
1. Você precisa se identificar (realizar login e senha, por exemplo) no ambiente digital do Santander e entrar no ambiente Open Finance para criar um novo consentimento.
2. Escolha a instituição de origem para compartilhar seus dados. A partir daí, serão informados na tela os motivos do compartilhamento. Você pode selecionar quais dados quer compartilhar e por quanto tempo. Nessa tela, você pode consultar os Termos de Uso e a Política de Privacidade e, ao continuar, estará aceitando essas condições.
3. Você é redirecionado para o ambiente da instituição detentora dos seus dados para confirmar a autorização do compartilhamento. Para isso, basta ser um cliente digital nesta instituição e possuir os meios necessários para se autenticar. No caso de dúvidas nesta etapa, entre em contato com a instituição que originalmente detém seus dados.
4. Por fim, você retorna ao ambiente do Santander e assim recebe a confirmação de que seus dados serão compartilhados com a gente.
Provavelmente, por causa de restrições estabelecidas neste estágio do lançamento do Open Finance. Na fase 2 (com início em 13/08/2021), a implementação do sistema será feita de forma gradual em 4 ciclos, cada um deles com diferentes limitações: em relação aos tipos de dados que pessoas e empresas poderão dar/pedir consentimento; ao número de consentimentos que a instituição receptora pode liberar por ciclo, e também quanto ao horário de funcionamento.
Cada ciclo da fase 2 de implementação do Open Finance tem seus próprios períodos e horários para funcionamento. Veja:
De 13/08/2021 a 26/09/2021.
○ Das 8h às 18h,em dias úteis.
De 27/09/2021 a 10/10/2021.
○ Das 8h às 18h, todos os dias.
○ Exceto de quinta para sexta-feira (das 8h de quinta às 18h de sexta).
A partir de 11/10/2021.
○ Os cadastros podem ser feitos a qualquer momento (24h, 7 dias por semana).
De 13/08/2021 a 26/09/2021.
○ Das 8h às 18h,em dias úteis.
De 27/09/2021 a 10/10/2021.
○ Das 8h às 18h, todos os dias.
○ Exceto de quinta para sexta-feira (das 8h de quinta às 18h de sexta).
A partir de 11/10/2021.
○ Os cadastros podem ser feitos a qualquer momento (24h, 7 dias por semana).
Você terá mais autonomia e controle na gestão da sua vida financeira. Por sua vez, as instituições passam a conhecer melhor o seu perfil como cliente, oferecendo produtos e serviços mais adequados às suas necessidades.
O Open Finance vai te ajudar a conquistar novas possibilidades como pessoa ou como empresa. Isso porque sua principal característica é oferecer autonomia para você ter mais controle sobre sua vida financeira, gerenciando suas contas e gastos em um único lugar.
Você (pessoa física), e também o seu negócio (pessoa jurídica).
Não. É preciso, primeiramente, que você autorize o compartilhamento. Sempre que for necessário o compartilhamento dos seus dados em alguma das instituições participantes, você será questionado sobre quais dados deseja ou não compartilhar.
Não! No Open Finance, o compartilhamento dos seus dados só acontece se você quiser e permitir. Nenhuma instituição financeira terá acesso às suas informações sem autorização.
Será permitido compartilhar seus dados com as instituições financeiras, de pagamento ou demais instituições autorizadas. As informações sobre as instituições participantes você encontra aqui.
A partir da segunda fase, que tem início em 13/08/21, você poderá solicitar o compartilhamento de informações cadastrais e transacionais de suas contas (depósito à vista, poupança, pagamento pré-pago), de cartões e operações de crédito. Para saber mais, veja a resposta à pergunta “Posso fazer o meu cadastro em qualquer horário?”.
A confirmação de um consentimento para uma pessoa jurídica respeita o contrato do canal da empresa. Para o caso de único autorizador, será exibido o comprovante de compartilhamento feito com sucesso. Para situações que exijam mais de uma autorização, será exibida a mensagem de que são necessárias autorizações adicionais, e o prazo correspondente de expiração dessas autorizações.
O que torna o Open Finance um sistema mais ágil e seguro para o mercado financeiro são suas regras e rigorosos requisitos que garantem a autenticidade, segurança e sigilo das informações compartilhadas.
Além disso, somente as instituições autorizadas podem participar do Open Finance.
Além disso, somente as instituições autorizadas podem participar do Open Finance.
As instituições transmissoras dos dados são responsáveis pela segurança, sigilo e integridade dos dados e serviços que você está compartilhando. Todas as instituições participantes estão autorizadas a operar o sistema Open Finance pelos órgãos competentes.
As instituições financeiras continuam sendo responsáveis pela proteção e segurança de seus clientes. Por isso, se você tiver dúvidas ou receber qualquer solicitação de compartilhamento dos seus dados que seja suspeita, entre em contato com a instituição que mandou a mensagem.
Sim, pois o Open Finance entende que o cliente é o dono dos seus dados pessoais. Ou seja, somente você tem o direito de solicitar o compartilhamento. Por isso, suas informações só devem ser disponibilizadas para as instituições financeiras se você autorizar. Essas questões respeitam as medidas de segurança descritas na LGPD.
O cancelamento pode ser solicitado tanto na instituição em que você permitiu o compartilhamento de seus dados, quanto na que disponibilizou suas informações. Para tanto, você deve utilizar os canais digitais do banco (aplicativos).
Caso você não seja correntista ou não possua cartões do Santander, pode solicitar o cancelamento por aqui
Caso você não seja correntista ou não possua cartões do Santander, pode solicitar o cancelamento por aqui
Se fez o pré-cadastro no Open Finance e deseja cancelar é só acessar: https://www.santander.com.br/obk-pre-cancelamento/
O pré-cadastro será excluído até o próximo dia útil, após o pedido de cancelamento.
Não, o Open Finance é um serviço gratuito.
As instituições devem disponibilizar as informações por meio de interfaces digitais (APIs).
API é a sigla para “Application Programming Interface”.
É uma espécie de ponte que conecta diferentes plataformas a uma mesma base. Ou seja, quando os dados passam a ser compartilhados, as instituições autorizadas conseguem trocar informações entre si de maneira segura e padronizada, seguindo as regras e parâmetros estabelecidos pelo órgão regulador.
É uma espécie de ponte que conecta diferentes plataformas a uma mesma base. Ou seja, quando os dados passam a ser compartilhados, as instituições autorizadas conseguem trocar informações entre si de maneira segura e padronizada, seguindo as regras e parâmetros estabelecidos pelo órgão regulador.
Você (ou a sua empresa) precisa ser um cliente digital com credenciais (login, senha, Id Santander) válidas. O processo deverá ser iniciado nos canais digitais das instituições receptoras.
O Pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central que funciona de forma independente ao Open Finance. Acontece que na Fase 3 do Open Finance, você poderá iniciar um pagamento via Pix em um ambiente diferente do Santander como, por exemplo, um site de compra online ou um App, lá você será redirecionado apenas para autenticar sua conta e confirmar o pagamento.
Os pagamentos são realizados por meio dos canais digitais do Santander. Portanto, primeiramente, você precisa ter login, senha e ID válidos.
Para realizar esse tipo de transação, você deve começar sua jornada em uma instituição iniciadora, ou seja, um canal de pagamento de sua preferência como, por exemplo, um App. Nesse ambiente, você irá preencher as informações de pagamento para identificar o beneficiário (chaves Pix ou dados de conta), ou seja, quem irá receber o valor do pagamento. Em seguida, escolha o Santander como instituição de débito para você ser redirecionado ao nosso ambiente (App Santander).
No ambiente do Santander, você vai realizar o login, conferir os dados sobre o pagamento e confirmar a ação clicando no botão "Concordar e Confirmar". A transação será autenticada por meio do ID Santander. Após essas etapas, você retornará ao canal de pagamento que escolheu inicialmente.
Os pagamentos são realizados por meio dos canais digitais do Santander. Portanto, primeiramente, você precisa ter login, senha e ID válidos.
Para realizar esse tipo de transação, você deve começar sua jornada em uma instituição iniciadora, ou seja, um canal de pagamento de sua preferência como, por exemplo, um App. Nesse ambiente, você irá preencher as informações de pagamento para identificar o beneficiário (chaves Pix ou dados de conta), ou seja, quem irá receber o valor do pagamento. Em seguida, escolha o Santander como instituição de débito para você ser redirecionado ao nosso ambiente (App Santander).
No ambiente do Santander, você vai realizar o login, conferir os dados sobre o pagamento e confirmar a ação clicando no botão "Concordar e Confirmar". A transação será autenticada por meio do ID Santander. Após essas etapas, você retornará ao canal de pagamento que escolheu inicialmente.
Por ora, o Santander atuará como uma instituição detentora de conta. Mas o que isso significa? Quer dizer que, no momento, não é possível iniciar uma jornada de pagamentos Pix via Open Finance nos canais do Santander.
Não há a necessidade de realizar o compartilhamento de dados para iniciar um pagamento Pix via Open Finance.
A instituição iniciadora de pagamentos tem o direito e pode cobrar taxa pela iniciação sim. Por isso, recomendamos que você sempre se atente e verifique esse tipo de informação.
No caso do Pix, seguem as mesmas tarifas vigentes.
A instituição iniciadora de pagamentos tem o direito e pode cobrar taxa pela iniciação sim. Por isso, recomendamos que você sempre se atente e verifique esse tipo de informação.
No caso do Pix, seguem as mesmas tarifas vigentes.
No caso do Pix, seguem as mesmas tarifas vigentes.
Sim. Cada fase de implementação da iniciação de pagamentos utilizando o Pix via Open Finance, tem seus próprios períodos e horários para funcionamento. Abaixo, separamos as datas de liberação para o Pix, de acordo com o cronograma do regulador.
De 29/10/2021 a 14/11/2021 – Disponível das 06h às 20h (em dias úteis).
De 15/11/2021 a 30/11/2021 – Quintas e sextas-feiras, disponível 24h. Nos demais dias úteis, das 06h às 20h.
A partir de 01/12/2021 – Disponível 24h (todos os dias).
Sim. Cada fase de implementação da iniciação de pagamentos utilizando o Pix via Open Finance, tem seus próprios períodos e horários para funcionamento. Abaixo, separamos as datas de liberação para o Pix, de acordo com o cronograma do regulador.
De 29/10/2021 a 14/11/2021 – Disponível das 06h às 20h (em dias úteis).
De 15/11/2021 a 30/11/2021 – Quintas e sextas-feiras, disponível 24h. Nos demais dias úteis, das 06h às 20h.
De 15/11/2021 a 30/11/2021 – Quintas e sextas-feiras, disponível 24h. Nos demais dias úteis, das 06h às 20h.
A partir de 01/12/2021 – Disponível 24h (todos os dias).
São aplicados os mesmos de limites vigentes para o Pix.
Importante: De 29/10/2021 a 31/01/202 haverá uma restrição para o Pix via Open Finance no valor máximo de R$1.000,00 por pagamento.
São aplicados os mesmos de limites vigentes para o Pix.
Importante: De 29/10/2021 a 31/01/202 haverá uma restrição para o Pix via Open Finance no valor máximo de R$1.000,00 por pagamento.
Os pagamentos Pix via Open Finance estão disponíveis por meio do canal digital do Santander: App Santander (tanto pessoa física, quanto jurídica).
Você terá a possibilidade de realizar pagamentos com Pix não apenas nos canais do Banco Santander, mas também por meio de aplicação e sites de terceiros. Com isso, você ganha maior autonomia nos acessos aos serviços financeiros, tendo mais opções na hora de realizar um pagamento.
Clientes correntistas Pessoa Física e Pessoa Jurídica com acesso aos canais digitais do Santander.
O Santander deve ser selecionado no ambiente da instituição iniciadora (canal de pagamento de sua preferência como, por exemplo, um App) habilitada para pagamentos via Pix Open Finance.
O agendamento de um pagamento Pix via Open Finance só será possível a partir de 01/02/2022.
Cliente Pessoa Física: não há a necessidade de aprovação de outras pessoas, somente a do titular da conta.
Cliente Pessoa Jurídica com amplo poder de aprovação de pagamento: não há a necessidade de aprovação de outras pessoas.
Cliente Pessoa Jurídica com múltiplas alçadas: há a necessidade de que todos os responsáveis legais autorizem o pagamento.
Cliente Pessoa Física: não há a necessidade de aprovação de outras pessoas, somente a do titular da conta.
Cliente Pessoa Jurídica com amplo poder de aprovação de pagamento: não há a necessidade de aprovação de outras pessoas.
Cliente Pessoa Jurídica com múltiplas alçadas: há a necessidade de que todos os responsáveis legais autorizem o pagamento.
Cliente Pessoa Jurídica com amplo poder de aprovação de pagamento: não há a necessidade de aprovação de outras pessoas.
Cliente Pessoa Jurídica com múltiplas alçadas: há a necessidade de que todos os responsáveis legais autorizem o pagamento.
A pendência de pagamento acontece apenas para as pessoas jurídicas que dependem de múltiplas aprovações. Além de receberem notificações via push informando sobre a necessidade de aprovação do pagamento, ao acessar o canal digital do Santander (App Santander), haverá uma sinalização informando sobre os pagamentos em aberto.
Todas as aprovações devem ocorrer até às 23h59 do dia da iniciação do pagamento. Caso isso não ocorra, o pagamento será cancelado e outra iniciação deve ser feita.
A iniciação de pagamento Pix é irrevogável, ou seja, após a confirmação para realizar o pagamento no ambiente da instituição detentora da conta do cliente não há a possibilidade de cancelar a operação.
Dentro dos canais digitais do Santander existe um espaço para o “Open Finance”. Nele, você encontrará a opção "Meus Pagamentos".
Lá, você consegue ter acesso aos extratos de todas as transações/pagamentos que realizou com Pix via Open Finance no mês atual e nos últimos 11 meses. Também é possível visualizar os pagamentos no extrato da conta corrente e no extrato Pix.
Dentro dos canais digitais do Santander existe um espaço para o “Open Finance”. Nele, você encontrará a opção "Meus Pagamentos".
Lá, você consegue ter acesso aos extratos de todas as transações/pagamentos que realizou com Pix via Open Finance no mês atual e nos últimos 11 meses. Também é possível visualizar os pagamentos no extrato da conta corrente e no extrato Pix.