Segurança

Como posso ter a garantia de que o Internet Banking é um sistema seguro?

O Internet Banking foi desenvolvido com modernos recursos de segurança voltados à Internet, garantindo seu acesso ao Banco de forma confidencial.

O Santander adota um rigoroso processo de criptografia, impedindo que as informações que transitam entre seu computador e os computadores do banco possam ser lidas ou decifradas por outras pessoas. Além disso, o Internet Banking conta com um processo de criptografia adicional, desenvolvido exclusivamente para o Santander, e com a certificação de uma entidade reconhecida internacionalmente, a VeriSign.


O que é Criptografia?

É a técnica de escrever mensagens de maneira cifrada (em código) e embaralhada, de modo a tornar sua interpretação inviável.

Usando a criptografia é possível transformar dados legíveis em dados indecifráveis, impedindo que as informações que transitam entre o seu computador e o do banco possam ser lidas ou decifradas por outras pessoas.


O que é Certificado de Segurança?

O Certificado de Segurança é um atestado fornecido por uma empresa especializada que confirma a identificação do titular do certificado e o nível de segurança do site que está sendo acessado.

A entidade certificadora utilizada pelo Santander é a VeriSign, mundialmente reconhecida. Para visualizar o Certificado, basta que você clique sobre o ícone do cadeado existente no seu browser. Veja como:

» Se você estiver utilizando o Internet Explorer
  • Clique com o botão direito do mouse na tela do Internet Banking.
  • Selecione o item Propriedades.
  • Clique no botão Certificados e você poderá verificar que o certificado pertence ao Banco e que a página utiliza uma chave de criptografia de 128 bits, baseada no protocolo SSL.
» Se você estiver utilizando o Mozilla Firefox
  • Clique com o botão direito do mouse na tela do Internet Banking.
  • Selecione o item Propriedades da página.
  • Clique na aba Segurança.
  • Clique no botão Exibir.
O que é o Protocolo SSL?

O SSL (Secure Sockets Layer) é protocolo padrão de segurança desenvolvido pela Netscape Communications. Sua função é estabelecer uma conexão segura entre seu navegador e o banco. Assim, a interceptação dos dados confidenciais que trafegam entre os dois pontos é evitada.


Quais os cuidados que devo ter para não comprometer minha segurança?

O Santander utiliza os mais modernos recursos tecnológicos existentes para a Internet. Porém, toda a segurança do Internet Banking torna-se frágil se você não estiver atento com o sigilo de suas informações. Pensando nisso, relacionamos algumas dicas importantes:

» A Senha de Internet é a sua chave para acessar as informações de sua conta e, junto com o Cartão de Segurança On-line, utilizar os serviços que o Internet Banking coloca à sua disposição.

» Nunca forneça sua senha de internet a terceiros, nem mesmo a alguém do Santander. Ninguém está autorizado a solicitar esse dado.

» Para criar sua senha de internet procure não utilizar números repetidos, seqüenciais, telefones ou datas de aniversário.

» Procure alterar sua senha de internet periodicamente, esse processo dificulta a ação de terceiros que pretendam descobrir esses códigos.

» O Internet Banking realiza a desconexão automática após 15 minutos de inatividade, mas, para sua proteção, sempre encerre a sessão ao se afastar do computador utilizado ou ao término da sua utilização. Para isso, basta clicar em Sair.

» O Santander não faz nenhum tipo de atualização e nem oferece a instalação do Internet Banking por meio de correio eletrônico (e-mail) ou por qualquer outro software.

» Tome cuidado com mensagem de correio eletrônico (e-mail) de procedência desconhecida ou não solicitada, especialmente aqueles com arquivos anexados: eles podem conter vírus. Para se proteger, simplesmente apague-os sem abrir.

» Ao efetuar operações por meio do Internet Banking, utilize equipamentos que você conheça e confie.
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