O que você procura?

Administração

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é órgão de deliberação colegiada do Banco conforme estipulado em nosso estatuto social e na legislação em vigor.  O conselho de administração é responsável por orientar os negócios do Banco e de suas subsidiárias e empresas associadas no Brasil.

Desde 2 de setembro de 2009, e conforme previsto em nosso estatuto social, o conselho de administração é constituído por no mínimo cinco e no máximo doze membros, eleitos em assembleia geral para mandatos de 2 (dois) anos.  No mínimo 20% dos membros do conselho de administração deverão ser conselheiros independentes. O conselho de administração tem um Presidente e um Vice-Presidente eleitos na assembleia geral por maioria de votos.

O Conselho reunir-se-á, ordinariamente, 9 (nove) vezes por ano e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo Presidente do Conselho.

Os atuais membros do conselho de administração foram eleitos na assembleia geral ordinária e extraordinária realizada em 28 de abril de 2023. O mandato dos atuais membros do conselho de administração encerrar-se-á na assembleia geral de acionistas a ser realizada nos primeiros quatro meses de 2025.

Membros do Conselho

Deborah Stern Vieitas - Presidente do Conselho (Independente)

A Sra. Vieitas é brasileira e nasceu em 21 de agosto de 1957. É formada em administração pública pela FGV-SP e formada em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Também é mestre em negócios pela FGV-SP e em administração pública pela École Nationale d'Administration. Atualmente, ela é Chief Executive Officer da Câmara Americana de Comércio do Brasil (Amcham Brasil). De 2015 a 2017, foi membro independente do conselho de Administração da AXA Seguros S.A. De 2008 a 2014, foi CEO e Conselheira do Banco Caixa Geral - Brasil. De 2000 a 2008, como Vice-Presidente Executiva do Banco BNP Paribas Brasil, a Sra. Vieitas foi responsável pela Cobertura Corporativa e Carteira de Empréstimos e Financiamentos. De 1998 a 2000, foi Vice-Presidente Executiva do Banco CCF Brasil e responsável por Grandes Empresas e Cobertura Corporativa, Mercado de Capitais, Trade Finance e Câmbio. Em Abril de 2023 ela passou a integrar como membro independente o Conselho da Iochpe Maxion, onde também é membro do Comitê de Finanças. Atualmente é nossa presidente do Conselho de Administração e também coordenadora do Comitê de Auditoria do Banco Santander (Brasil) S.A, além de já ter sido membro do Comitê de Riscos e Compliance.

Javier Maldonado Trinchant - Vice-Presidente

O Sr. Maldonado é espanhol e nasceu em 11 de julho de 1962. É formado em direito pela UNED University e pela Northwestern University. O Sr. Maldonado ingressou no Grupo Santander em 1995 como Head da divisão Jurídica Internacional do Banco Santander de Negócios, S.A.. Atualmente o Sr. Maldonado é Head Global de Projetos Estratégicos e Ativos Imobiliários do Grupo no Banco Santander, S.A. no Santander, incluindo Vice-Presidente Executivo Sénior, Head Global de Controle de Custos, Head da Direção Geral de Coordenação e Controle de Projetos Regulatórios na Divisão de Riscos, e Diretor da Comissão Executiva e Head de Controle Interno e Desenvolvimento Corporativo do Santander UK.

O Sr. Maldonado atuou no conselho do Alawwal Bank (anteriormente conhecido como Saudi Hollandi Bank Riyadh) de 2008 a 2019. Ele exerceu a advocacia societária e internacional por treze anos e anteriormente foi advogado da Baker & McKenzie e Head do departamento de direito societário e internacional do escritório advocacia J.Y. Hernandez-Canut.

Cristiana Almeida Pipponzi - Conselheira Independente

A Sra. Cristiana Pipponzi é brasileira e é formada em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, possui MBA em INSEAD na França. Já atuou com projetos de e-commerce na E&Y e foi Diretora de Marketing, Comunicação Institucional e Sustentabilidade da Droga Raia S.A. Atualmente ocupa o cargo de conselheira da Droga Raia S.A.

Deborah Patricia Wright - Conselheira Independente

A Sra. Deborah Wright é brasileira e nasceu em 4 de setembro de 1957. Ela é graduada em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV). A Sra. Wright iniciou sua carreira em 1980 no Departamento de Marketing da Kibon, onde permaneceu até 1989. Em 1989, ela ingressou na Unilever como Gerente de Marketing e trabalhou na divisão de alimentos. Em 1991, ela voltou para a Kibon como Diretora de Marketing, tornando-se Vice-Presidente Comercial em 1994. Em 1995, ela tornou-se a Gerente Geral da Kraft Suchard Foods. Em 1997, assumiu o cargo de Gerente Geral da Kibon. Na ICI/Paints, foi Gerente Geral da Tintas Coral Brasil de 1997 a 1999 e, posteriormente, Gerente Regional da ICI. Ela também foi Diretora Geral da Parmalat Brasil em 1999, e Chief Executive Officer da Divisão de Internet do Grupo Pão de Açúcar de 2000 a 2001. De 2002 a 2007, foi Vice-Presidente Corporativa/Vice-Presidente Comercial da área de Vendas e Marketing Corporativo do Grupo Abril. De 2009 a 2010, foi Chief Executive Officer/Country Manager da Ipsos Brasil, empresa de pesquisa de mercado. Atua como Conselheira desde 2001. De 2001 a 2005 atuou na diretoria da Graded – The American School of São Paulo. De 2005 a 2006 foi Conselheira do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação da Publicidade). De 2008 a 2009, foi membro do Conselho de Administração do Hospital Samaritano de São Paulo. De 2008 a 2014 foi Conselheira da Lojas Renner, empresa brasileira de capital aberto especializada em varejo de vestuário, bem como Presidente do Comitê de Sustentabilidade de 2012 a 2014. De 2013 a 2016, foi membro do Conselho Consultivo da Eurofarma, a quarta maior empresa farmacêutica brasileira, ainda de capital fechado e não listada em bolsa. Atualmente, ela está associada às seguintes entidades: Subsidiária brasileira do Grupo WCD (Women Corporate Directors), que ela cofundou em 2010; é coordenadora da Comissão de Estratégia do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) no IBGC, onde lidera um grupo de trabalho e estudos do DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão); e ela é embaixadora do 30% Club e WOB (Women on Boards) e está envolvida na defesa da diversidade de gênero há mais de uma década. Além disso, é membro independente do Conselho de Administração, membro do comitê de nomeação e governança e presidente do Comitê de Remuneração do Banco Santander (Brasil) S.A.

Cristina San Jose Brosa - Conselheira*

A Sra. San Jose é espanhola e nasceu em 16 de junho de 1978. Possui bacharelado em Matemática pela Universidade de Zaragoza e um MBA em Finanças pela Universidade de Nova York. A Sra. San Jose no Grupo Santander em 2015 e atualmente possui o cargo de Chief Data Officer do Grupo Santander, onde lidera o Data Management & Governance e o Machine Learning Lab. Antes de ingressar no Grupo Santander a Sra. San Jose foi parceira líder do Global Machine Learning Hub da McKinsey & Company.

Ede Ilson Viani - Conselheiro

O Sr. Viani é brasileiro e nasceu em 5 de setembro de 1967. É formado em ciências contábeis e possui MBA em Finanças pelo Instituto de Ensino e Pesquisa – Insper. Foi auditor no Banco Itaú S.A. de 1986 a 1990. Trabalhou no BankBoston S.A. por 16 anos como Auditor Sênior, Superintendente de Riscos de Crédito, Superintendente Executivo de Produtos de Empréstimos e Supte Exec de Pequenas e Médias Empresas. Começou no Santander Brasil em 2007 como Diretor responsável por Pequenas e Médias empresas e de julho de 2010 a 2014 foi Diretor de Riscos do Varejo. A partir de 2014 foi Diretor responsável por Empresas, Governos & Instituições e Agronegócios e na sequência Diretor responsável pela rede de agências até dezembro de 2019 quando assumiu o cargo de vice-presidente executivo, responsável por Tecnologia & Operações. Desde junho de 2023 também compõe o Conselho de Administração do Banco Santander (Brasil) S.A.

José de Paiva Ferreira - Conselheiro Independente

O Sr. Paiva é português e nasceu em 1 de março de 1959. Ele possui especialização em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e MBA pela Wharton School of Business da University of Pennsylvania. Ele trabalha no mercado financeiro há mais de 40 anos. Ele ingressou no Banco Bradesco em 1973 e ocupou diversos cargos. Posteriormente, ingressou no Banco Geral do Comércio, Noroeste e Santander Brasil, em que foi Diretor Vice-Presidente, responsável pelas áreas de Negócios, Recursos Humanos, Operações, Tecnologia, Imóveis, Produtos, Marketing, Cartões de Crédito, Seguros, Arrendamento e Rede de Agências. De 2000 a 2001, ocupou o cargo de Diretor de eBusiness para a América Latina, na Divisão Americana do Santander Central Hispano. No fim de 2001, retornou ao Brasil para exercer a função de Diretor Vice-Presidente do Banco Banespa, em que foi responsável pela área de Recursos Humanos, Tecnologia, Operações e Patrimônio. Em 2003, ele tornou-se Diretor Vice-Presidente responsável por Marketing, Produtos e Negócios de Varejo do Santander Brasil. Em 2008, tornou-se Chief Executive Officer do Santander Brasil, cargo que ocupou até a fusão com o Banco Real, quando se tornou Diretor Vice-Presidente Sênior, responsável pelos Negócios de Varejo. Em março de 2011, tornou-se membro do Conselho de Administração do Santander Brasil, passando a integrar o Mitsubishi Corp Group com sede em Los Angeles, Califórnia, EUA, e suas principais atividades envolviam inovações tecnológicas. De julho de 2013 a dezembro de 2019, retornou ao Santander Brasil e atuou como Diretor Vice-Presidente Sênior, responsável por Recursos Humanos, Organização, Imóveis, Processos, Operações, Tecnologia e Custos. Além disso, desempenhou as seguintes funções: Diretor Executivo da Febraban (2014 a 2019), Presidente do Conselho de Autorregulação da Febraban (2016 a 2019), Presidente do Conselho de Administração da CIP -Câmara Interbancária de Pagamentos (2015 a 2018), Presidente do Conselho Tecban - Tecnologia Bancária (2014 a 2015), Assessor do Instituto do Câncer - SP (2009 a 2010) e Mentor do Programa Inova Unicamp (2011 a 2013). Atualmente, ele é membro do nosso Conselho de Administração e membro do nosso comitê de Riscos e Compliance.  

Marília Artimonte Rocca - Conselheira Independente

A Sra. Rocca foi CEO do Grupo Hinode, a maior empresa de marketing multinível de bens de consumo do Brasil, desde novembro de 2018. Também possui operações na América Latina. Anteriormente, foi Diretora Geral da Ticket no Brasil, empresa de vale-alimentação do Grupo Edenred. Anteriormente, ela atuou como vice-presidente da TOTVS, a sexta maior empresa de software do mundo com sede em São Paulo. De 2008 a 2012, a Sra. Rocca foi sócia-gerente da Mãe Terra, uma B-Corp de alimentos naturais e orgânicos vendida para a Unilever em 2017. Antes disso, ela foi cofundadora e administrou a Endeavor Brasil, a ONG de maior sucesso no apoio ao empreendedorismo inovador no país. Em 2000, ela também foi cofundadora da Fundação Brava, uma fundação familiar voltada para a transferência de ferramentas de gestão para o setor público e ONGs brasileiras para aumentar sua eficácia. De 1995 a 1998, a Sra. Rocca trabalhou para o Walmart como uma das primeiras diretoras da organização no Brasil. Por 20 anos, a Sra. Rocca atuou como membro do conselho de empresas privadas e de capital aberto nos setores de Educação, TI, Serviços e Bens de Consumo. A Sra. Rocca é formada em Administração de Empresas pela EAESP/Fundação Getúlio Vargas e possui MBA em Gestão pela Columbia University, com bolsa da Fundação Estudar. Ela é membro do Henry Crown Fellowship de 2006 do The Aspen Institute e membro da Aspen Global Leadership Network. Além disso, Marília é conselheira independente e coordenadora do Comitê de Sustentabilidade do Banco Santander (Brasil) S.A.

Mario Roberto Opice Leão - Conselheiro

O Sr. Leão é brasileiro e nasceu em 21 de julho de 1975. É graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Ingressou no Santander Brasil em outubro de 2015 como Diretor Executivo em Corporate and Investment Banking. Em julho de 2017, tornou-se Vice-Presidente Executivo de Empresas e PMEs e membro do nosso Comitê Executivo. Desde janeiro de 2022 atua como CEO do Santander Brasil. Antes de ingressar no Santander Brasil, foi Diretor Gerente de Mercado de Capitais do Morgan Stanley de 2008 a 2015, trabalhou no Goldman Sachs de 2006 a 2008 e no Citibank de 1996 a 2006.

Pedro Augusto de Melo - Conselheiro Independente

O Sr. Pedro Augusto de Melo é brasileiro e nascido em 04 de novembro de 1961. Possui graduação em ciências contábeis e pós-Graduação em administração Contábil e Financeira pela Faculdade São Judas Tadeu de Ciências Contábeis de São Paulo. Desde 2 de março de 2020, ocupa o cargo de CEO do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Em julho de 2021, ele foi nomeado para a coordenação do Comitê de Auditoria do Hospital Sírio Libanês. Ele desenvolveu sua carreira nas áreas de auditoria da Deloitte e KPMG. De 2008 a 2017, foi CEO da KPMG Brasil, acumulando, em 2015, o cargo de CEO da KPMG South America. Em 1º de outubro de 2017, ele assumiu as funções de COO para a América do Sul e Líder de Clientes e Mercados para a América do Sul até se aposentar da empresa no início de 2020. Ele também participou ativamente de outros níveis de governança na KPMG International, KPMG Americas e KPMG América do Sul. Foi Presidente do Conselho de Administração do IBRACON - Instituto Brasileiro de Auditores Independentes entre 2009 e 2010. Ele também foi membro do Comitê de Governança da Amcham Brasil e executivo do Sindicato das Empresas de Contabilidade - SESCON. Atualmente, é membro do conselho de administração e coordenador do Comitê de Auditoria do Banco Santander (Brasil) S.A..

Vanessa Lobato - Conselheira

A Sra. Lobato é brasileira, nascida em 24 de dezembro de 1968. Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e possui especialização em Marketing pela Universidade Federal de Minas Gerais. De 1990 a 1995, atuou na área de Marketing, no Banco Nacional, sendo responsável pelo orçamento de patrocínio e micro atividades de marketing com foco na rede de varejo. Trabalhou, também, no Unibanco, em Recife, de 1995 a 1999, onde era a responsável por diversas agências na cidade de Recife. Em 1999, passou a trabalhar para o Santander Brasil, onde atuava como Gerente Geral da filial de Recife. De 2001 a 2006, trabalhou como Superintendente Local, onde era a responsável por um dos Regionais de Varejo, com sede em Belo Horizonte, que cobria os estados de Minas Gerais, Goiás, bem como Brasília, e os estados da região nordeste. De 2006 a 2013, a Sra. Lobato assumiu o cargo de Superintendente Executiva de nossa rede de agências, tendo como responsabilidade uma de nossas agências de varejo no Brasil, especificamente a agência “SPI Centro Sul”, em Campinas, estado de São Paulo, que abrangia cidades importantes como: Campinas, Jundiaí, Sorocaba, Piracicaba, Limeira e Americana, em um total de 258 agências em 94 cidades. De 2013 à 2022 atuou, como Diretora Vice-Presidente Executiva da Companhia na vice-presidência de Recursos Humanos, e de 2022 à 2024 como responsável pela vice-presidência de Varejo. Em abril de 2024 foi eleita como membro do Conselho de Administração da Companhia.

 

Diretoria Executiva

A nossa diretoria executiva é responsável pela administração de nosso Banco.

Nossa diretoria executiva é composta por no mínimo dois e no máximo setenta e cinco membros, eleitos por nosso conselho de administração para mandatos de 2 (dois) anos, devendo um deles ser designado presidente e os demais vice-presidentes seniores executivos, vice-presidentes executivos, diretor de relações com investidores, diretores executivos e diretores sem designação específica.  Alguns de nossos diretores executivos são também membros da diretoria e do conselho de administração de nossas subsidiárias.

A diretoria executiva se reúne com a frequência determinada pelo CEO ou pelo diretor por ele designado. O mandato dos diretores executivos expirará na primeira reunião do conselho de administração após a assembleia geral de acionistas a ser realizada nos primeiros quatro meses de 2023. Nos termo da lei brasileira, um diretor em exercício ocupará seu cargo até que sua reeleição ou a eleição de um sucessor.

Membros da Diretoria Executiva

Mario Roberto Opice Leão - Diretor Presidente

O Sr. Leão é brasileiro e nasceu em 21 de julho de 1975. É graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Ingressou no Santander Brasil em outubro de 2015 como Diretor Executivo em Corporate and Investment Banking. Em julho de 2017, tornou-se Vice-Presidente Executivo de Empresas e PMEs e membro do nosso Comitê Executivo. Desde janeiro de 2022 atua como CEO do Santander Brasil. Antes de ingressar no Santander Brasil, foi Diretor Gerente de Mercado de Capitais do Morgan Stanley de 2008 a 2015, trabalhou no Goldman Sachs de 2006 a 2008 e no Citibank de 1996 a 2006.

Gustavo Alejo Viviani - Diretor Vice-Presidente Executivo e de Relações com Investidores

O Sr. Alejo é argentino e nasceu em 26 de agosto de 1975. Formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e certificado como Chartered Financial Analyst pelo CFA Institute dos EUA. Possui extensão acadêmica em Business Administration pela Universidade da Califórnia, Berkeley, e Finanças Corporativas Avançadas pela London Business School. De julho de 1997 até março de 1999, atuou como analista júnior de Ações e Renda Fixa no Citibank (Brasil). Começou no Santander no ano 2000, onde ocupou as posições de Consultor de Crédito, Trader, Gerente de Relacionamento Sênior, Diretor Executivo de Corporate e Investment Banking, Diretor Executivo do Departamento de Crédito e Recuperação do Atacado. Nos últimos 3 anos foi CFO da área de Varejo e responsável pela divisão de Cobrança. Desde março de 2023, é um de nossos Vice-Presidentes Executivos, ocupando o cargo de Diretor Financeiro (CFO) e Diretor de Relações com Investidores.

Alessandro Tomao - Diretor Vice-Presidente Executivo

O Sr. Tomao é brasileiro e nasceu em 8 de março de 1977. É graduado em direito pela Universidade FMU e mestre em Administração - RH pela Universidade de São Paulo. Como um de nossos Vice-Presidentes Executivos, é responsável pelo Departamento Jurídico e de Assuntos Corporativos da empresa desde fevereiro de 2018. De junho de 2010 a fevereiro de 2018, foi responsável pelo contencioso jurídico, consultoria jurídica nas áreas de trabalhista e previdenciária do Santander Brasil. De 2000 a 2010, atuou como chefe do departamento jurídico trabalhista e previdenciário do Banco Itaú S.A. Desde janeiro de 2020, é Diretor Executivo da FEBRABAN. Também é membro do Conselho de Administração do CACEIS desde 2019.

Carlos Jose da Costa André - Diretor Vice-Presidente Executivo

O Sr. da Costa André é brasileiro e nasceu em 9 de agosto de 1963. Possui graduação em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e MBA em finanças pelo IBMEC/RJ. Antes de ingressar no Santander Brasil em 2021, o Sr. da Costa André ocupou diversos cargos executivos no Banco do Brasil, dentre eles o cargo de CEO da BB Gestão de Recursos DTVM S.A., entre 2018 e 2020 e de Vice-Presidente de Finanças e Relações com Investidores do Banco do Brasil S.A. entre dezembro/2020 e abril/2021. Como um dos nossos Vice-Presidentes Executivos, o Sr. da Costa André é responsável pela área de Wealth Management.

Ede Ilson Viani - Diretor Vice-Presidente Executivo

O Sr. Viani é brasileiro e nasceu em 5 de setembro de 1967. É formado em ciências contábeis e possui MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC. Foi auditor no Banco Itaú S.A. de 1986 a 1990. Trabalhou no BankBoston S.A. por 16 anos como Auditor Sênior, Superintendente de Riscos de Crédito, Superintendente Executivo de Produtos de Empréstimos e Superintendente Executivo de Pequenas e Médias Empresas. Começou no Santander Brasil em 2007 como Diretor responsável por Pequenas e Médias empresas. De julho de 2010 a 2014 foi Diretor de Riscos do Varejo. A partir de 2014 foi Diretor responsável por Empresas, Governos & Instituições e Agronegócios e, na sequência, Diretor responsável pela rede de agências. Em dezembro de 2019, assumiu o cargo de Vice-Presidente Executivo de Tecnologia & Operações. Desde junho de 2023 também compõe o Conselho de Administração do Banco Santander (Brasil) S.A. Em 2024, passou a ser o Vice-Presidente Executivo do Varejo do Banco Santander (Brasil) S.A.

Franco Raul Rizza - Diretor Vice-Presidente Executivo

Franco Raul Rizza é argentino e nasceu em 24 de outubro de 1970. Completou estudos em Negócios e Gestão de Riscos na Argentina e na Espanha. Ingressou no Grupo Santander em 1989 na Argentina, onde ocupou diversos cargos, entre eles Gerente Regional, Gerente de Produto e Gerente de Risco de Crédito de Varejo. Tornou-se diretor de Cobranças e Recuperações Globais na sede de Madrid, cobrindo todos os países onde o Grupo tem atividades bancárias comerciais fora de Espanha. Entre 2010 e 2013, foi Diretor de Riscos do Banco Santander no Uruguai, e mais recentemente ocupou o cargo de Diretor de Risco do Banco Santander no Chile, de fevereiro de 2014 a dezembro de 2023.

Germanuela de Almeida de Abreu - Diretora Vice-Presidente Executiva

Sra. de Abreu nasceu em 06 de dezembro de 1975. Graduou-se em Economia pela Universidad Católica Andrés Bello – Caracas/Venezuela e concluiu MBA em Recursos Humanos pela Universidade de São Paulo. Concluiu, ainda, o Programa de Desenvolvimento para Conselheiros pela Fundação Dom Cabral. Atuou como Analista de Riscos Sênior no Banco da Venezuela (Grupo Santander Caracas), entre 1999 e 2001. No Banco Santander Brasil S/A foi Gerente de Apoio de Vendas Sênior entre 2001 e 2002, Consultora de Treinamento RH entre 2002 e 2003, Consultora de RH-Riscos entre 2003 e 2006, Gerente Executiva de RH entre 2006 e 2008 e Superintendente de RH entre 2008 e 2013. Ainda no Banco Santander Brasil S/A, atuou como Superintendente Executiva de 2013 a 2018, responsável pela estratégia de Gestão De Desempenho, Carreira, Remuneração, Benefícios e Gestão de Orçamento e Gastos para o Banco e, em 2018, foi eleita Diretora da área de RH e em 2023 Vice-presidente.

Gilberto Duarte de Abreu Filho - Diretor Vice-Presidente Executivo

O Sr. Abreu é brasileiro, nascido em 7 de agosto de 1973. É formado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo e possui MBA pelo Massachusetts Institute of Technology em Cambridge, MA. Antes de ingressar no Santander Brasil, o Sr. Abreu era gerente sênior na McKinsey & Company, administrando projetos nas áreas financeira e de varejo. Atualmente é responsável pela Vice-Presidência de Corporate e também é Diretor-Presidente da Sancap Investimentos e Participações S.A.  

Luis Guilherme Mattoso de Oliem Bittencourt - Diretor Vice-Presidente Executivo

O Sr. Bittencourt é brasileiro e nasceu em 4 de dezembro de 1973. É graduado em Engenharia da Computação pela Unicamp, possui especialização em administração pela FGV/SP e mestrado em gestão de tecnologia (MOT) pelo MIT Sloan. Iniciou sua carreira como trainee de tecnologia no Banco Itaú em 1997, onde atuou em CRM, canais digitais e inteligência e permaneceu até 2010, e posteriormente trabalhou no Varejo do HSBC como head de digital, CRM e inteligência estratégica até 2012. Está no Santander desde 2013, onde atuou 8 anos no Varejo liderando as áreas de CRM, canais digitais, inteligência comercial, atendimento, CFO e trade marketing no Varejo. Liderando a Tecnologia desde 2021 como CIO, em 2024 assumiu como Vice-Presidente Executivo responsável pera Área de Tecnologia e Operações.

Maria Elena Lanciego - Diretora Vice-Presidente Executiva

A Sra. Lanciego é espanhola e nasceu em 15 de setembro de 1969. É formada pela Universidade de Salamanca em Economia e Gestão Empresarial – Auditoria e Consultoria Financeira. Concluiu vários cursos de gestão, bem como estudos de pós-graduação nas universidades de Stanford e Helsinki. Possui MBA pela DEUSTO Business School e Adolfo Ibañez School of Management. Toda a sua trajetória profissional foi no Grupo Santander, onde ingressou em 1993. Sua vasta experiência profissional foi adquirida em seis divisões globais do Grupo Santander: Auditoria Interna; Banco Privado Internacional; Gestão de Ativos e Seguros; Banco Corporativo e de Investimento Global; Banco Comercial; Varejo; e Estratégia e Desenvolvimento Corporativo. Desempenhou funções de controle (gestão de risco, compliance, controle financeiro) e de negócio (em segmentos como Select, Affluent, Private Banking, Banco Comercial e Banco Corporativo e de Investimento) e funções relacionadas com planeamento estratégico e transformação. No Santander Brasil atuará como Vice-Presidente Executiva responsável pelas áreas de Finanças e Estratégia.

Maria Teresa Mauricio da Rocha Pereira Leite - Diretora Vice-Presidente Executivo

A Sra. Leite é brasileira, nascida em 21 de junho de 1967. É formada em finanças pela Fundação Armando Alvares Penteado. Antes de ingressar no Santander Brasil, a Sra. Leite ocupou cargos de gestão no ABN AMRO Bank N.V., Royal Bank of Scotland Business e Deutsche Bank. Foi também CEO & Head de Corporate Banking pelo Deutsche Bank responsável pelos produtos de banco corporativo e relacionamento com subsidiárias multinacionais. Ingressou no Santander Brasil em 2021 como Diretora na estrutura do Santander Corporate e atualmente ocupa o cargo de Diretora Vice Presidente Executiva.

Renato Ejnisman - Diretor Vice-Presidente Executivo

O Sr. Ejnisman é brasileiro e nasceu em 12 de fevereiro de 1970. Possui graduação em física pela Universidade de São Paulo e mestrado e doutorado em física pela Universidade de São Paulo e pela Universidade de Rochester, respectivamente. Antes de ingressar no Santander Brasil, o Sr. Ejnisman ocupou cargos de administração no Banco Bradesco, fazendo parte da diretoria executiva do banco sendo responsável por diversas áreas, e alcançando ao fim o cargo de CEO no Next. Como um dos nossos Vice-Presidentes Executivos, o Sr. Ejnisman é responsável pela área de Corporate e Investment Banking.

Alessandro Chagas - Diretor sem designação específica

O Sr. Chagas é brasileiro e nasceu em 19 de fevereiro de 1982. É formado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui pós-graduação em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas, MBA em Finanças e Mercado de Capitais também pela Fundação Getúlio Vargas e é mestre em finanças avançadas pela IE Business School. Ingressou no Santander em abril de 2011 na Tesouraria onde foi responsável pelas mesas de Estruturação, Produtos e Inteligência de Mercado. Em 2020 juntou-se ao time de Tecnologia & Operações como responsável pelas áreas operacionais da Administração Fiduciária, Private e Tesouraria bem como pelas áreas de desenvolvimento de produtos e pós-venda de Tesouraria, Corretora, Fundos, Seguros, Capitalização, Consórcio e Previdência. Desde 2021, é também diretor na Santander DTVM responsável pela Administração Fiduciária dos fundos de investimento.

Alexandre Guimarães Soares - Diretor sem designação específica

O Sr. Guimarães Soares é brasileiro, nascido em 27 de agosto de 1969. É formado em engenharia pela Escola Mauá de Engenharia e possui extensão em economia pela Faculdade de Economia e Administração / USP e pós-graduação em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Antes de ingressar no Santander Brasil, o Sr. Guimarães Soares ocupou cargos de gestão no Banco Safra, BankBoston Banco Múltiplo S.A e Banco Real S.A. É membro suplente dos conselhos deliberativos da Nuclea e TECBAN – Tecnologia Bancária e membro do comitê de riscos e compliance da Nuclea. Como um de nossos diretores, Sr. Guimarães Soares é responsável pela Manufatura na Vice-Presidência de Tecnologia & Operações e CEO da empresa Tools Soluções e Serviços Compartilhados LTDA, uma subsidiária integral do Banco Santander Brasil S.A.

Alexandre Teixeira de Araujo - Diretor sem designação específica

O Sr. Alexandre Teixeira de Araujo é brasileiro e nasceu em 26 de maio de 1971. É formado em Administração pela ESPM e possui especialização em Gestão de Riscos pela INSPER. Atuou no Banco Real desde 1986 e está no grupo Santander desde 2009. Foi Superintendente Executivo de riscos responsável pela gestão de Riscos de Crédito para Pequenas e Médias Empresas, Governos, Instituições & Universidades e Agronegócios do Banco Santander.

Ana Paula Vitali Janes Vescovi - Diretora sem designação específica

Sra. Vescovi é brasileira e nasceu em 8 de abril de 1969. É graduada em economia pela Universidade Federal do Espírito Santo, é mestre em administração pública pela Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas/RJ, mestre em Economia Pública pela Universidade de Brasília/DF e possui pós-graduação em Gerenciamento de Políticas Públicas e Governamentais pela Escola Nacional de Administração Pública do Distrito Federal. Desde 1997, trabalhou no setor público, com ênfase em gestão fiscal e financeira e políticas públicas, com experiência executiva nas três esferas de governo. Atuou como Presidente do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal, Instituto de Resseguros do Brasil e do Banco do Estado do Espírito Santo – BANESTES, e como membro do Conselho de Administração da Eletrobrás. É membro do Conselho de Administração da Ultrapar. Ocupou as funções de Secretária do Tesouro Nacional e de Secretária-executiva no Ministério da Economia, entre 2016 e 2018. Como uma de nossas diretoras, é responsável pelo departamento de Economia.

André Juaçaba de Almeida - Diretor sem designação específica

O Sr. Almeida é brasileiro, nascido em 27 de setembro de 1974. É formado em ciências econômicas pela Universidade Candido Mendes. Antes de ingressar no Santander Brasil em 2016, o Sr. Almeida ocupou cargos na área de operações estruturadas do Bank of America, Citibank, e também no Goldman Sachs. Como um de nossos diretores, Sr. Almeida é responsável pela área de relacionamento com grandes empresas – Banking, dentro da área de Corporate & Investment Banking.

Camila Stolf Toledo - Diretora sem designação específica*

Camila Stolf Toledo é brasileira e nasceu em 23 de julho de 1979. É formada em administração pela Fundação Getúlio Vargas. No Santander Brasil desde 2018, teve cargo de diretora estatutária na Santander Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários S.A. e desde 2023 atua também como Chefe de Relações com Investidores e Inteligência de Mercado do Banco.

Carlos Aguiar Neto - Diretor sem designação específica

O Sr. Aguiar é brasileiro e nasceu em 5 de março de 1971. Graduou-se em engenharia eletrônica pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado – São Paulo) e possui especialização em administração de empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas – São Paulo). No período de 1996 a 2007, trabalhou como tesoureiro na Cargill Agrícola S/A, como diretor financeiro na Cargill Previdência e como diretor executivo do Banco Cargill S/A. Entre 2007 e 2010, foi responsável pela área financeira e relações com investidores da BrasilAgro – Cia Brasileira de Propriedades Agrícolas S.A. De 2010 a 2015, trabalhou como CEO na Macquarie Crop Partners LP, responsável por fundo que investe em Fazendas e Produção de Grãos no Brasil e Austrália. Sr. Aguiar é também Diretor da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), membro do COSAG (Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp) e Diretor na FEBRABAN da Comissão Setorial de Crédito Rural. Desde 2015, ele atua como responsável pela área de agronegócios do Santander Brasil. É, também, membro do nosso Comitê de Sustentabilidade e diretor do Banco Bandepe S.A.

Celso Mateus De Queiroz - Diretor sem designação específica

O Sr. Queiroz é brasileiro, nascido em 19 de setembro de 1974. É formado em Administração de empresas pela UNIB – Universidade Ibirapuera e possui pós graduação em administração de marketing pela Fundação Armando Alvares Penteado, MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Gestão de Negócios pela INSPER. Antes de ingressar no Santander Brasil, o Sr. Queiroz ocupou cargos de gestão no Banco Real S.A. Como um de nossos diretores, Sr. Queiroz é responsável pela Rede SP Grande São Paulo, membro do comitê de Compliance e UPLD e Incentivos, além de participação ativa como representante do varejo no engajamento para Diversidade.

Cezar Janikian - Diretor sem designação específica

O Sr. Janikian é brasileiro, nascido em 7 de janeiro de 1974. Graduado em Economia pela Universidade Mackenzie e Pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas/SP. Iniciou sua carreira no ABN Real S.A.., passando ao conglomerado Santander desde agosto de 2009. Foi CEO do Banco Hyundai Capital Brasil entre 2019 e janeiro de 2022 e é membro do Conselho de Administração do Banco RCI Brasil S.A. e Diretor de Relações Institucionais desde 2022 e também é diretor na Aymoré Crédito, Financiamento e Investimento S.A desde julho de 2023.

Claudenice Lopes Duarte - Diretora sem designação específica

A Sra. Duarte é brasileira e nasceu em 25 de julho de 1972. É formada em jornalismo da Faculdades Integradas Alcântara Machado com especialização em comunicação empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - São Paulo. De 1996 a 2009, trabalhou na GWA Comunicação Integrada como diretor sênior. De 2009 a 2010, foi gerente executiva de assessoria de imprensa no Santander Brasil. De 2011 a 2012, foi superintendente de relacionamento com a imprensa e Relações Institucionais do Santander Brasil e, como uma de nossas diretoras, é atualmente responsável por Comunicação interna e externa do Santander Brasil.

Claudia Sampaio - Diretora sem designação específica

A Sra. Claudia é brasileira e nasceu em 06 de dezembro de 1982. É formada em Administração pela FIEO e possui um MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas. No Santander Brasil desde 2007 passando pelas áreas de negócios como Financiamento do Consumidor, Varejo e Cartões. Foi administradora da Santander Consórcios entre 2022 e 2024.

Daniel Pareto - Diretor sem designação específica

O Sr. Pareto é brasileiro e nasceu em 04 de julho de 1978. É formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. No Santander Brasil desde 2015, foi Superintendente Executivo do Jurídico Corporativo e Secretário do Conselho de Administração até 2022 e entre 2021 e 2022 foi presidente do Conselho de Administração da Toro Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. É membro do Conselho de Administração CSD . Como um de nossos diretores, é responsável pela área de Jurídico Corporativo e Governança da Companhia.

Eduardo Garrido - Diretor sem designação específica

O Sr. Garrido é espanhol e nasceu em 06 de julho de 1973. É formado em Administração de Empresas e bacharel em Direto pela Universidad Pontificia Comillas em Madrid. Tem experiência como consultor estratégico e como executivo de fundos de Private Equity. Na sua primeira fase no Santander Brasil (2007-2014), foi Head da Financeira e Sr Head do Varejo. De volta em 2022 como Sr Head de Estratégia, hoje como um de nossos diretores é responsável também pela área de Inovação, Coligadas e NPS.

Eduardo Sasaki - Diretor sem designação específica

O Sr. Sasaki é brasileiro e nasceu em 03 de março de 1974. É formado em Engenharia de Produção pela FEI e possui pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e também um MBA pelo Insper. No Santander Brasil desde 2018 foi Superintendente Executivo da área de Data & Analytics, responsável por acelerar o uso intensivo do ambiente de dados do Banco pelas áreas de negócios.

Enrique Fragata - Diretor sem designação específica

O Sr. Fragata é brasileiro e nasceu em 20 de setembro de 1983. É formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos e possui um MBA pela Fundação Getúlio Vargas e um MBA pela New York University - Leonard N. Stern School of Business. No Santander Brasil desde 2019 foi Superintendente Executivo responsável pela transformação do Canal Remoto e hoje é responsável por Pricing, Incentivos e toda análise financeira de resultados, gastos e investimentos do Varejo.

Franco Luigi Fasoli - Diretor sem designação específica

O Sr. Fasoli é brasileiro e nasceu em 18 de setembro de 1975. É formado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado e pós-graduado em Economia Financeira pela Universidade de São Paulo. Trabalhando desde 1997 em instituições financeiras, começou sua carreira no Santander Brasil como Gerente Sênior de Produtos e Marketing. Trabalhou por 13 anos na Argentina, Itália e Espanha sendo responsável por Empresas Multinacionais e posteriormente como responsável por Trade Finance & Correspondent Banking & Cash Management para América Latina. Desde 2014, de volta ao Brasil, atua no mercado de Empresas e na Rede Comercial do Varejo. Como um de nossos diretores, é atualmente responsável pela Diretoria de Empresas e Instituições.

Geraldo José Rodrigues Alckmin Neto | Diretor sem designação específica

O Sr. Rodrigues é brasileiro e nasceu em 8 de setembro de 1981. É formado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. No Santander Brasil, atuou como superintendente executivo desde 2013. Entre 2008 e 2013, foi Superintendente Executivo de Seguros do Banco Santander México, participando do programa de “Futuros Diretivos”. De 2004 a 2008, atuou como gerente de relacionamento e especialista de comércio exterior. Como um de nossos diretores, atualmente é responsável pelo desenvolvimento do nosso negócio de investimentos, assim como dos clientes de alta renda e da nossa Companhia de Capitalização.

Gustavo Santos - Diretor sem designação específica

O Sr. Santos é brasileiro e nasceu em 03 de novembro de 1982. É formado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado e possui pós-graduação em Finanças pela INSPER e um MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Iniciou sua carreira no Banco Real, passando pelas áreas de Controladoria, Estratégia e Financeira. No Santander Brasil desde 2008, teve passagem por diversas áreas na Financeira, aonde foi diretor estatutário da Aymoré CFI S.A., e no Varejo, como superintendente executivo das áreas de Pessoa Física, Negócios Digitais, Canal Remoto e CRM. Como um de nossos diretores, atualmente é responsável pelo segmento Massificado. No Grupo Santander também atuou como membro do Conselho de Administração da Webmotors, Banco RCI, Loop e Santander Auto entre 2018 e 2020.

Izabella Belisario - Diretora sem designação específica

A Sra. Izabella é brasileira e nasceu em 08 de fevereiro de 1982. É formada em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e possui pós-graduação em Gestão de Finanças pela INSPER e um MBA em Gestão da Tecnologia da Informação pela FIAP. No Santander Brasil desde 2006 foi Superintendente Executiva da área de Plataforma Canais responsável pela experiência dos clientes nos canais digitais, desde sua jornada, até o uso e o desempenho dos canais e mais recentemente Superintendente Executiva da área de Plataforma Soluções de Consumo, responsável pela gestão de toda a operação dos produtos de clientes pessoa física.

Jean Paulo Kambourakis - Diretor sem designação específica

O Sr. Kambourakis é brasileiro e nasceu em 09 de maio de 1980. É formado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. No setor financeiro, iniciou sua carreira no Banco Real, onde entre 2004 e 2006 atuou em projetos de transformação. Está no Santander desde 2006, onde também liderou projetos de transformação, e dedicou 9 anos (2011 a 2019) em Gastos e Eficiência, dos quais 4 como líder deste assunto na organização, contribuindo para a evolução destacada do cost-to-income do grupo no período. De 2020 a 2023 foi responsável pela área de Securitização desenvolvendo importante resultado em investimentos em NPL. Desde abril de 2023 é responsável pelo negócio de Recuperações e Collections do banco de varejo.

Leonardo Mendes Cabral - Diretor sem designação específica

O Sr. Cabral é brasileiro e é formado em Engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia, e possui MBA por Stanford. Já atuou como diretor de operações de M&A pelo Banco Credit Suisse e AMBEV. Foi diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social responsável pela área de privatizações. Recentemente ocupou a posição de Diretor de Investimentos e Mercados de Capitais também pelo Credit Suisse. Como um de nossos diretores, é responsável pela área de Investment Banking.

Luciana de Aguiar Barros - Diretora sem designação específica

A Sra.  Barros é brasileira, nascida em 03 de janeiro de 1980. É formada em estatística pela Universidade de Campinas e possui pós graduação em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em gestão de risco de crédito pela INSPER. Pertence ao Grupo Santander desde 2010, passando por diversas áreas ligadas a área de crédito do Banco. Como uma de nossas diretoras, Sra. Barros atualmente é responsável pela área de Crédito Consignado.

Marcelo Aleixo - Diretor sem designação específica*

Marcelo Aleixo é brasileiro e nasceu em 30 de janeiro de 1967. É formado em administração pela Faculdade Integrada Campos Salles e possui pós-graduação em Finanças e mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. No Grupo Santander desde 2008, atuou em diversas áreas do Banco, e mais recentemente foi CEO da Ben Benefícios de 2018 até 2024. Atualmente responsável pela área de consórcios e capitalização do Banco e também participa do Conselho de Administração da Pluxee Brasil.

Marcos Jose Maia da Silva - Diretor sem designação específica*

Marcos Jose Maia da Silva é brasileiro e nasceu em 29 de março de 1971. É formado em administração pela Faculdade Santanense e possui MBA em finanças pela Universidade de São Paulo. No Grupo Santander há mais de 30 anos, construiu uma carreira com passagem em diversas áreas do Banco. Mais recentemente foi superintendente responsável pela central de atendimento do Banco e é CEO da SX Negócios desde 2021.

Mariana Cahen Margulies - Diretora sem designação específica*

Mariana Cahen Margulies é brasileira e nasceu em 18 de outubro de 1980. É formada em administração pela Fundação Getúlio Vargas e possui MBA em finanças pela Insead (França). No Grupo Santander desde 2008, atuou em diversas áreas do Banco, mais recentemente atuou como Superintendente Executiva de Equities Brasil reponsável pelo negócio com clientes institucionais e com responsabilidade sobre a área de pesquisa de ações.

Marilize Ferrazza Santinoni - Diretor sem designação específica

A Sra. Santinoni é brasileira, nascida em 20 de novembro de 1965. Graduada em Administração pela Universidade de Ijui-RS e com MBA de Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Passo Fundo-RS. É funcionária do Banco Santander (Brasil) S.A. desde 1984, onde desempenhou diversos cargos de Gerencia e Superintendência Regional. Desde 2016 atua como Superintendente Executiva de Rede, e atualmente, como uma de nossas diretoras, é responsável pela rede bancária do Paraná e da região norte de Santa Catarina do Banco Santander (Brasil) S.A.

Michele Soares Ishii - Diretora sem designação específica*

Michele Soares Ishii é brasileira e nasceu em 11 de outubro de 1978. É formada em pedagogia pela Universidade de São Paulo e está no Santander Brasil desde 2015, desempenhando papeis na área de recursos humanos. Atualmente é responsável pela área de remuneração e desempenho na vice-presidência de Pessoas do Banco responsável pelo desenvolvimento, implementação e gestão da estratégia de remuneração e desempenho do Santander Brasil.

Paulo César Ferreira de Lima Alves - Diretor sem designação específica

O Sr. Lima Alves é brasileiro, nascido em 18 de outubro de 1968. É formado em ciências econômicas pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR e possui pós-graduação em Gestão Financeira e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas. Antes de ingressar no Santander Brasil, o Sr. Lima Alves ocupou cargos de gestão no Banco ABN AMRO Real S.A. Como um de nossos diretores, Sr. Lima Alves atualmente é responsável pela Rede Nordeste.

Paulo Sérgio Duailibi - Diretor sem designação específica

O Sr. Duailibi é brasileiro, nascido em 28 de setembro de 1966. É formado em administração de empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Antes de ingressar no Santander Brasil, o Sr. Duailibi ocupou cargos de gestão no Banco J. Safra S.A., BankBoston Banco Múltiplo S.A e Citibank N.A. Foi Vice-Presidente do Conselho Diretor e Membro Efetivo do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Empresas de Crédito Imobiliário e Poupança. Como um de nossos diretores, Sr. Duailibi foi responsável pela Plataforma Tecnológica de Negócios Imobiliários, Financeira, Consórcio, Consignado e Empréstimos PF, e desde julho de 2023 é responsável pela área de Empréstimos Locais, Cash Management, Serviços, Garantias e Estruturantes de Pessoa Jurídica. É também Diretor da Santander Holding Imobiliária desde 2020 e membro do conselho de administração da Webmotors S.A.

Paulo Fernando Alves Lima - Diretor sem designação específica

O Sr. Lima é brasileiro e nasceu em 05 de abril de 1976. É formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. No Santander Brasil desde 2006 atuou como responsável pelas áreas de operações com setores de construção e infra-estrutura e mais recentemente como responsável pela área de recuperação de carteiras Corporate.

Rafael Kappaz - Diretor sem designação específica

O Sr. Rafael é brasileiro, nascido em 12 de outubro de 1980, é formado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Mauá e mestre em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas para Finanças e Mercado de Capitais. Em uma carreira de 22 anos no Grupo Santander ele ocupou vários cargos, inclusive em Madrid e Londres. No Santander Brasil passou por diversas áreas do banco, como Project Finance, Banking e Custódia e por 10 anos atuou na área de Tesouraria. Em 2024 foi nomeado como tesoureiro do Santander Brasil.

Ramon Sanchez Santiago - Diretor sem designação específica

O Sr. Sanchez é espanhol, nascido em 25 de maio de 1969. Graduado em direito pela Universidade de Salamanca, Espanha. De 2000 e 2010, foi responsável de auditoria interna em distintos Bancos do Grupo Santander (Puerto Rico, Chile, SCF). Entre 2010 e 2011, foi líder de projeto do Grupo Santander, responsável pelo projeto de redução de risk weighted assets (RWA) em todo o Grupo. De 2011 a 2014, também atuou como responsável de auditoria interna no Santander UK. Entre 2015 e 2018, ocupou o cargo de diretor de auditoria interna do Grupo Santander para capital e solvência. Como um de nossos Diretores Executivos, Sr. Santiago é responsável pelo nosso departamento de Auditoria Interna desde setembro de 2018.

Reginaldo Antonio Ribeiro - Diretor sem designação específica

O Sr. Ribeiro é brasileiro, nascido em 19 de maio de 1969. É formado em economia pela Universidade Estadual de Campinas, em ciências contábeis pela Universidade Paulista e possui MBA pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – FIPECAFI da Universidade de São Paulo. Trabalhou na Arthur Andersen Consultoria Fiscal Financeira S/C Ltda. de 1990 a 2001 prestando assessoria e consultoria fiscal a empresas nacionais e internacionais. Também foi membro do Conselho Fiscal da Companhia Energética de São Paulo e da AES Tietê de 2002 a 2006. Na qualidade de um de nossos diretores, é responsável pela gestão e planejamento tributários, normas contábeis e fiscais, bem como processos de reorganizações societárias do Grupo. Também atua como administrador da Aquanima Brasil Ltda. e Summer Empreendimentos Ltda., como Diretor Executivo da Atual Serviços de Recuperação de Créditos e Meios Digitais S.A., Banco Bandepe S.A., Fundação Santander e Santander Global Cards & Digital Solutions Brasil S.A. e como Diretor Vice-Presidente da Santander Corretora de Seguros, Investimentos e Serviços S.A.

Ricardo de Oliveira Contrucci - Diretor sem designação específica*

Ricardo de Oliveira Contrucci é brasileiro e nasceu em 12 de maio de 1975. É formado em engenharia da computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Com mais de 26 anos de experiência na área de TI e aplicações de Internet está no Grupo Santander desde 2022. No Banco atua como responsável pela arquitetura empresarial geral de TI.

Ricardo Olivare de Magalhães - Diretor sem designação específica

O Sr. Olivare é brasileiro e nasceu em 26 de janeiro de 1979. Graduou-se em Matemática Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) e possui Mestrado em Estatística Aplicada também pelo IME-USP. Funcionário do Banco Santander (Brasil) S.A. desde 2001, atuou em diversos cargos na área de crédito da Companhia. Em 2008 ocupou o cargo de Subdirector CRM no Banco Santander México e como Director de Marketing Analítico a partir de 2010. Em 2012 retornou ao Banco Santander (Brasil) S.A. para assumir o cargo de Superintendente Executivo responsável pela estratégia de recuperação de crédito. Em 2017 passou a exercer o cargo de Superintendente Executivo de produtos e canais da Aymoré Crédito, Financiamento e Investimento S.A. Atualmente ocupa o cargo de Diretor Estatutário da Aymoré Crédito, Financiamento e Investimento S.A e da Webmotors S.A. e também como Conselheiro Suplente do Banco RCI Brasil S.A.. Como nosso diretor é responsável pela área de crédito no segmento de pessoas físicas.

Richard Flavio da Silva - Diretor sem designação específica

O Sr. da Silva é brasileiro e nasceu em 03 de junho de 1976. É formado em ciência da computação pela USP e possui pós-graduação em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e mestrado em segurança da informação pela USP. No Santander Brasil desde 2016 foi Superintendente Executivo da área de Tecnologia responsável pela estratégia e transformação por TI e operação de Cyber Security da Companhia.

Robson de Souza Rezende - Diretor sem designação específica

O Sr. Rezende é brasileiro, nascido em 24 de janeiro de 1967. Formado em estatística pela Associação Salgado Oliveira de Educação e Cultura de Niterói no estado do Rio de Janeiro, e com MBA em marketing pela ESPM-SP. Iniciou sua carreira no Unibanco, onde trabalhou entre 1985 e 1999 na Gestão de Agências e posteriormente na Área de Recursos Humanos atuando em Formação e Desenvolvimento com foco nas Agências do Unibanco. O Sr. Rezende ingressou no Santander Brasil em 1999. De 1999 a 2003, trabalhou como superintendente de recursos humanos. De 2003 a 2008, atuou como superintendente regional. De 2008 a 2010, trabalhou como superintendente de modelo comercial, período em que participou na integração do modelo comercial do Santander Brasil e Banco Real. Também liderou o projeto de expansão de agências do Santander no Brasil por 3 anos de 2010 até 2013. Foi responsável pela Rede de agências do estado do Rio de Janeiro, gerenciando aproximadamente 290 agências e 3.700 funcionários da região. Atualmente, como um de nossos diretores, é responsável pela rede comercial do varejo.

Rudolf Gschliffner - Diretor sem designação específica*

Rudolf Gschliffner é brasileiro e nasceu em 20 de setembro de 1983. É formado em administração pela Fundação Armando Alves Penteado e possui Mestrado em economia pela Fundação Getúlio Vargas. No Grupo Santander desde 2006 atuou em diversas funções relacionadas a área de gestão de recursos e private banking. Atualmente é também o CEO da Santander Brasil Gestora de Recursos.

Sandro Kohler Marcondes - Diretor sem designação específica

O Sr. Marcondes é brasileiro e nasceu em 16 de abril de 1964. Graduou-se em Administração de Empresas pela Unicentro do Paraná. Concluiu o curso de Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. No Banco Santander (Brasil) S.A. desde 2018 atuou como Superintendente Executivo Global Debt Financing. Em 2018 foi Diretor Financeiro e Relações com Investidores na Neoenergia S.A. De 2005 a 2018 atuou como Diretor Executivo no Banco do Brasil S.A. Também no Banco do Brasil S.A. de 1999 a 2004 atuou como Gerente Geral na Agência de Paris e Gerente Geral Adjunto. Como um de nossos diretores, atualmente é responsável pela estrutura de Global Debt Financing, gerindo as atividades de Debt Capital Markets.

Sandro Mazerino Sobral - Diretor sem Designação Específica

O Sr. Sobral é brasileiro e nasceu em 24 de fevereiro de 1975. Graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui pós-graduação em Ciências Econômicas pela FEA/USP e em Banking pelo IBMEC-SP. Funcionário do Banco Santander (Brasil) S.A. desde 2003, atuou em diversos cargos na área de mercados de capital e trading da Companhia, sendo responsável pela gestão dos portfólios de renda fixa, inflação, volatilidade, FX e equities. Desde 2017 atua como responsável pelas mesas de trading, sendo responsável por todos os portfolios de mercado em renda fixa, renda variável e câmbio. A partir de julho de 2024 passou a ser o Diretor responsável pela Gestão Financeira (ALM).

Thomaz Antonio Licariao Rocha - Diretor sem designação específica

O Sr. Thomaz Antonio Licarião Rocha é brasileiro, nascido em 02 de março de 1977. É formado em propaganda e marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Pertence ao Grupo Santander desde 2000, passando por diversas áreas ligadas a área comercial do Banco.  Como um de nossos diretores, atualmente é responsável pela Plataforma de Ativos e Riscos.

Vanessa Alessi Manzi - Diretor sem designação específica

A Sra. Manzi é brasileira e nasceu em 12 de maio de 1975. Graduada em Direito e Mestre em Direito pelo Insper com extensão na UC Davis, Califórnia. Possui mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro nacional e internacional e na indústria bancária nas áreas de Compliance, Jurídico, Controles Internos e Gestão de Riscos dos quais dez anos em posições regionais (América Latina). Como cargos anteriores, foi Diretora de Compliance e Diretora Jurídica do Banco Cetelem/BNP Paribas Personal Finance de 2010 a 2021 e também atuou como Vice-Presidente de Compliance do Nubank entre 2021 e 2023. Como uma de nossas Diretoras é responsável pela área de Compliance da Companhia.

Vitor Ohtsuki - Diretor sem Designação Específica

O Sr. Ohtsuki é brasileiro e nasceu em 5 de junho de 1977. É formado em engenharia de produção pela Universidade de São Paulo – USP. Concluiu os cursos de MBA em marketing pela Universidade de São Paulo e mestrado em Gestão Global pela Stanford University. No Santander Brasil desde 2004, atuou como head de Private Banking, superintendente executivo de gestão de patrimônios (wealth management), superintendente de private banking, gerente executivo e gerente geral. Além disso, atuou como gerente de marketing no Banco Citibank S.A. de 2000 a 2004. Como um de nossos diretores, atualmente é responsável pelo segmento Private Banking.

 *Somente serão empossados em seus respectivos cargos após homologação de suas eleições pelo Banco Central do Brasil

Comitês de Assessoramento ao Conselho de Administração

Além do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva, o Banco Santander conta com os seguintes Comitês:

 

Comitê de Auditoria

De acordo com o regulamento do Banco Central do Brasil (Resolução no  3198/2004 do CMN), o comitê de auditoria é um órgão estatutário, separado do conselho de administração, criado por deliberação dos acionistas.  Os membros do comitê de auditoria poderão ser membros do Conselho de Administração, contanto que atendam a certas exigências de independência.  Todos os membros do nosso comitê de auditoria atendem a tais exigências de independência.  Ademais, nos termos da lei brasileira, a função de contratar auditores independentes constitui direito reservado ao Conselho de Administração.  Consequentemente, nosso Conselho de Administração funciona como nosso comitê de auditoria para fins de aprovar, caso a caso, qualquer contratação de nossos auditores independentes para prestar serviços relativos ou não a auditoria prestada às nossas subsidiárias ou a nós.  Com exceção a esse aspecto, nosso comitê de auditoria desempenha as funções dos comitês de auditoria de sociedades norte-americanas.

Nosso estatuto exige que o comitê de auditoria seja composto por três a seis membros, cada um deles eleito pelo conselho de administração, entre pessoas, membros do conselho de administração ou não, que atendam a todos os requisitos estatutários e regulamentares para o exercício de seu cargo, incluindo quaisquer requisitos para garantir o julgamento independente, sendo que um deles deve ter conhecimento comprovado em contabilidade e prática de auditoria, os quais ocuparão os cargos pelo período de um ano, podendo ser reeleitos por até quatro mandatos consecutivos, nos termos da legislação aplicável, até o máximo de um mandato de cinco anos.  Um dos membros de nosso comitê de auditoria será designado por nosso conselho de administração como coordenador do comitê de auditoria.  No mínimo um membro do comitê de auditoria deverá ter conhecimento comprovado nas áreas de contabilidade e auditoria (especialista financeiro).

Nosso Comitê de Auditoria tem as seguintes funções: 

1. assessorar o conselho de administração na contratação ou substituição do auditor externo; 

2. avaliar a qualidade das demonstrações financeiras, os relatórios da alta administração, as notas explicativas e o relatório dos auditores independentes, assim como outras informações financeiras relevantes divulgadas e enviadas aos órgãos reguladores 

3. avaliar a eficácia dos auditores independentes e internos, inclusive em relação à conformidade com as disposições normativas que se aplicam a nós, além dos regulamentos e códigos internos; 

4. avaliar o cumprimento, por nosso gerenciamento, das recomendações feitas por auditores externos ou internos; 

5. preparar, ao final dos semestres encerrados em 30 de junho e 31 de dezembro todos os anos, o relatório do comitê de auditoria, de acordo com as disposições legais e regulamentares aplicáveis; e 

6. receber e analisar os relatórios exigidos pelos órgãos regulatórios relativos às atividades do escritório de ouvidoria, nas datas base de 30 de junho e 31 de dezembro ou quando for constatado acontecimento relevante.

O Comitê de Auditoria realiza ao menos uma reunião por mês, e reunir-se-á sempre que convocado pelo Conselho de Administração, por seu Coordenador, ou por solicitação de um dos seus membros. As decisões do Comitê de Auditoria são tomadas por maioria de votos em reunião na qual esteja presente a maioria de seus membros eleitos.

A tabela a seguir apresenta os nomes e cargos dos atuais membros do Comitê de Auditoria:

Membros do Comitê de Auditoria

Pedro Augusto de Melo - Coordenador

Vide em membros do Conselho de Administração

Maria Elena Cardoso Figueira - Membro técnico qualificado

A Sra. Maria Elena Cardoso Figueira é brasileira, nascida em 29 de novembro de 1965, e graduada em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A Sra. Figueira é conselheira de administração, conselheira fiscal e membro de comitê de auditoria certificada pelo IBGC (o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e sócia da Figueira Consultoria, sua empresa individual de consultoria. A Sra. Figueira participou de programas de formação no Brasil (através do ISE, da FAAP, da KPMG, da Gonew e do IBGC) e no exterior (através do IESE, do IE e do IBGC – Jornada Técnica Israel) e possui ampla experiência profissional na área financeira e tributária, incluindo Arthur Andersen, Banco Bilbao Vizcaya, KPMG, Santander (no Brasil, como diretora adjunta encarregado do planejamento tributário e, na Espanha, de abril de 2012 a maio de 2014, onde trabalhou no Departamento de Regulação Financeira e Normas Contábeis com foco em alocação de capital). Desde 2004, a Sra. Figueira também atua como membro de comitês de auditoria e conselhos consultivos de: (i) Santander Brasil, atuando como membro independente do Comitê de Auditoria desde maio de 2018; (ii) HSBC Brasil S.A. - Banco de Investimentos (de junho de 2017 a abril de 2018), como membro e presidente do Comitê Consultivo e de Auditoria e Risco; (iii) Banco HSBC Brasil S.A. - Banco Múltiplo, de outubro de 2014 a junho de 2016, como presidente e membro do Conselho Consultivo e do Comitê de Auditoria e Riscos; e (iv) Santander Brasil, de agosto de 2004 a abril de 2012, como membro independente do Comitê de Auditoria, coordenadora e especialista financeira.  Desde 2015, a Sra. Figueira é membro associado e participante da Comissão de Governança de Instituições Financeiras, do Colegiado Independente Recursal e coordenadora do Curso de Comitê de Auditoria, Fiscalização e Controle do IBGC, membro do Womens Corporate Directors – WCD - capítulo Brasil, desde 2017, é membro associado e participante do Comitê Estratégico de Governança da Amcham Brasil. Desde 2020, Maria Elena é também membro do Comitê de Auditoria das Lojas Americanas S.A. e Conselheira Fiscal da Camil Alimentos S.A., desde 2021 membro do Comitê de Auditoria do Hospital Sírio Libanês e suplente no Conselho Fiscal da B3 S.A. e desde 2022 membro do Comitê de Auditoria da Br Properties S.A.

Andrea Maria Ramos Leonel - Membro

Ms. Andrea Leonel is Brazilian, born on February 2, 1965, and graduated in economics from Fundação Armando Penteado and Postgraduate from Fundação Getúlio Vargas, with several professional development and improvement courses in local and international institutions and an Independent Counselor certified by IBGC. She is currently an Independent Advisor to Nuclea/CRT4 (CIP S.A – banking technology company that provides regulatory services to the financial market), BDMG Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Coordinator of the Independent Committee (Advisory Board) of Ifood Pago, as well as a member of the Audit Committee at Banco Santander. She is also an alternate member of the Fiscal Council of Natura Co. She serves on Advisory Committees (People and Risk) of the Councils in which she participates. She recently coordinated the Related Party Transactions Committee at Nuclea, was a member of the Advisory Board at Tarjab Incorporadora Ltda and President of the Board of Directors of Banco da Amazônia BASA. She has been a financial market executive for 30 years in international and global institutions, such as Banco JP Morgan, Deutsche and Citibank, having worked regionally (Latin America) as Managing Director in statutory positions. She was Senior Consultant for Latin America, with the World Bank IFC, focusing on financial development projects in Latin America. She participates, pro-bono, in non-profit organizations and is an activist for gender equity in the corporate world and the participation of women in leadership positions, which she does through her work at Andrea Leonel Consultoria Ltda.

René Luiz Grande - Membro

O Sr. René Grande é brasileiro e nasceu em 19 de abril de 1953. Formou-se em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e com especialização em sistema financeiro nacional pela Fundação Instituto de Administração (FIA). O Sr. Grande foi funcionário do Banco Central do Brasil, aprovado em concurso público, desde junho de 1975, e trabalhou no departamento de Supervisão e Inspeção do Sistema Financeiro Nacional. Enquanto trabalhava no Banco Central do Brasil, ele assumiu diversas funções, entre elas a de analista de 1975 a 1978; assistente técnico de 1978 a 1989; supervisor de fiscalização de 1989 a 1999; gerente técnico de 1999 a 2003 e chefe adjunto do departamento de Supervisão de Bancos e Conglomerados Financeiros de 2003 a 2011 (Setor Financeiro). Antes de trabalhar no Banco Central do Brasil, o Sr. Grande ocupou o cargo de chefe de Recursos Humanos da Companhia Brasileira de Embalagens Metálicas BRASILATA de 1973 a 1975. No Banco Santander (Brasil) S.A., o Sr. Grande foi Coordenador do Comitê de Auditoria entre os anos de 2012 e 2017, membro do Comitê de Riscos e Compliance entre janeiro de 2018 a junho de 2020, e atualmente é membro independente do Comitê de Auditoria.

Luiz Carlos Nannini - Membro

O Sr. Luiz Carlos Nannini é brasileiro, nascido em 2 de janeiro de 1960. Graduado em ciências contábeis, com diversos cursos de especialização no Brasil e no exterior, incluindo Curso de Liderança em Harvard. O Sr. Nannini possui mais de 30 anos de experiência em prestação de serviços de auditoria independente, incluindo: preparação de demonstrações financeiras de acordo com o IFRS e com os GAAP dos EUA; due diligence; implementação de controles internos (incluindo controles de TI); reestruturação societária; planejamento e questões tributárias; e participação em Conselhos Consultivos no Brasil, nos EUA e em outros países. Além disso, o Sr. Nannini possui experiência significativa em comitês de auditoria e conselhos fiscais de companhias brasileiras de capital aberto. Atualmente foi nomeado para compor o Comitê de Auditoria da Companhia.

Prazo de Mandato: 1ª RCA após a AGO de 2025
 

Comitê de Riscos e Compliance
O Comitê de Riscos e Compliance é um órgão consultivo que tem por atribuição assessorar o Conselho de Administração da Companhia em assuntos relacionados às políticas, diretrizes operacionais e metodologias de alocação de capital, gestão de risco e limites de exposição, observada a legislação aplicável, além de prestar consultoria sobre práticas de compliance para melhoria da administração do Santander Brasil, relacionadas a transparência e monitoramento de funções de compliance da sociedade.

O Comitê de Riscos e Compliance é composto por no mínimo 3 e no máximo 5 membros, e será composto, em sua maioria, por integrantes que: 

I. Não sejam e não tenham sido funcionários da Companhia nos últimos seis meses anteriores à sua nomeação; 
II. Não sejam cônjuges, ou parentes em linha reta, em linha colateral ou por afinidade, até o segundo grau, das pessoas referidas no inciso I acima; 
III. Não recebam da Companhia outro tipo de remuneração que não decorra do exercício da função de integrante do Comitê de Riscos e Compliance ou do Conselho de Administração; 
IV. Possuam comprovada experiência em gerenciamento de riscos; 
V. Não detenham o controle da Companhia e não participem das decisões em nível executivo.

Comitê é presidido por membro que atenda aos requisitos elencados acima e que não seja e não tenha sido, nos últimos seis meses anteriores à sua nomeação, presidente do Conselho de Administração ou de qualquer outro comitê da Companhia.

O prazo de mandato dos membros é de dois anos, permitida a renomeação, podendo ser destituídos a qualquer tempo.

As reuniões do Comitê de Risco e Compliance ocorrem, ao menos, quatro vezes ao ano e sempre que solicitado, extraordinariamente, por seu coordenador.

A tabela a seguir apresenta os nomes e cargos dos atuais membros do Comitê de Riscos e Compliance:

Membros do Comitê de Riscos e Compliance

José de Paiva Ferreira - Coordenador

Vide em Conselho de Administração

Jaime Leôncio Singer - Membro

O Sr. Jaime Singer é brasileiro, nascida em 03 de janeiro de 1966. Membro de Conselhos de Administração (Conselheiro Certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e Consultivos, assim como de comitês de assessoramento a Conselhos. Certificado como Gestor ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (CGA). Consultor Independente com mais de 28 anos de experiência no assessoramento a clientes nas áreas de finanças corporativas (M&A, operações de mercado de capitais (Dívida e Equity- IPO’s e Follow-ons) restruturação de passivos financeiros e parceiras comerciais), planejamento estratégico e desenvolvimento corporativo/novos negócios no Brasil e em projetos de internacionalização. Longa carreira em instituições financeiras brasileiras e internacionais, tendo sido o responsável no Brasil pela área de banco de investimento de um conglomerado financeiro Europeu. Mais recentemente, ocupou posições “C-level” em companhias de capital aberto. Conhecimento setorial nas indústrias de (i) Transportes/Mobilidade Urbana, (ii) Infraestrutura, Logística e Distribuição de óleo e gás, (iii) saneamento, (iv) Transmissão de energia elétrica, (v) agronegócio em geral (destaque para proteína animal, fertilizantes e varejo de produtos agropecuários), (vi) bancos/mercado financeiro, (vii) Data Analytics/Big Data e (vii) pagamentos/adquirência. Experiência profissional em pequenas, médias e grandes empresas, de controle familiar, controle difuso (corporações brasileiras e grupos multinacionais) e de controle estatal. Mestre em Administração de Empresas pela Harvard Business School e Bacharel em ciências econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Sr. Singer atualmente é membro do Comitê de Riscos e Compliance do Banco Santander (Brasil) S.A.

José Maurício Pereira Coelho - Membro

O Sr. José Mauricio graduou-se em ciências contábeis pela Universidade Unigranrio, possui MBA em finanças e mercado de capitais pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, e especializou-se em governança corporativa pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. É membro do Conselho de Administração da Ultrapar desde abril de 2015 onde, desde 2019, é membro do Comitê de Auditoria e Riscos. Foi Presidente do Conselho de Administração da Vale S.A. de 2019 a 2021, Presidente da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) de 2018 a 2021, e Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP) de 2018 a 2021. O Sr. Coelho também foi membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Resseguros de 2017 a 2019 e, entre 2017 e 2018, foi membro do Conselho Diretor da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, membro do Conselho de Administração da Mapfre BB SH2 Participações S.A., BB Mapfre SH1 Participações S.A. e Brasilprev Seguros e Previdência S.A. Também foi Presidente da BB Seguridade de 2017 a 2018 e vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores no Banco do Brasil S.A. entre 2015 e 2017. Atualmente é membro do Comitê de Riscos e Compliance do Banco Santander (Brasil) S.A.

Deborah Stern Vieitas - Membro

Vide em Conselho de Administração

Prazo de Mandato: 1ª RCA após a AGO de 2025

Comitê de Sustentabilidade
O Comitê de Sustentabilidade é um órgão consultivo responsável por prestar consultoria ao Conselho de Administração sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento social e sustentável, incluindo promoção de desenvolvimento sustentável e outras iniciativas sociais.

O Comitê é composto por no mínimo 3 e no máximo 6 membros, sendo que ao menos um membro deve ser independente. O prazo de mandato dos membros é de dois anos, permitida a renomeação.

As reuniões do comitê são realizadas no mínimo quatro vezes por ano ou quando forem convocadas extraordinariamente pelo seu Coordenador.

A tabela a seguir apresenta os nomes e cargos dos atuais membros do Comitê de Sustentabilidade:

Membros do Comitê de Sustentabilidade

Marilia Artimonte Rocca - Coordenadora

Vide em Conselho de Administração

Cristiana Almeida Pipponzi - Membro

A Sra. Cristiana Pipponzi é brasileira e é formada em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, possui MBA em INSEAD na França. Já atuou com projetos de e-commerce na E&Y e foi Diretora de Marketing, Comunicação Institucional e Sustentabilidade da Droga Raia S.A. Atualmente ocupa o cargo de conselheira da Droga Raia S.A.

Tasso Rezende de Azevedo - Membro

Tasso Azevedo é brasileiro, nascido em 1972. É formado como engenheiro florestal pela Escola de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo. É empreendedor socioambiental e consultor em floresta, mudanças climáticas e sustentabilidade. Tasso é Projeto MAPBIOMAS, plataforma que realiza mapeamento e monitoramento das mudanças de cobertura e uso da terra do Brasil e outros 13 países por meio de uma colaboração multi-institucional. Coordena também a Rede Conexão Povos da Floresta e foi o co-criador e coordenador geral do Sistema de Estimativa de Emissões e Remoção de Gases de Efeito Estufa (SEEG). Também atua como pesquisador visitante da Universidade de Princeton e como membro do conselho de várias organizações, incluindo Rainforest Alliance, NEPCon, Imaflora e Instituto de Energia e Meio Ambiente. Atualmente, Tasso Azevedo é também membro do Comitê de Sustentabilidade do Banco Santander (Brasil) S.A.

Vivianne Naigeborin - Membro

A Sra. Vivianne Naigeborin é brasileira e participa ativamente em diversas frentes de criação e desenvolvimento de iniciativas de inclusão produtiva, empreendedorismo social e negócios de impacto. Em 2014 foi a única brasileira eleita Yale World Fellow pela Universidade de Yale (EUA) rede de líderes globais engajados em gerar mudanças sociais positivas no mundo. Com sua experiencia irá compor o Comitê de Sustentabilidade da Companhia.

Prazo de Mandato: 1ª RCA após a AGO de 2025

Comitê de Nomeação e Governança
O Comitê de Nomeação e Governança é um órgão consultivo que tem como atribuição assessorar o Conselho de Administração sobre assuntos relacionados a nomeação e governança do Santander Brasil.

O Comitê é composto por no mínimo 3 e no máximo 7 membros, sendo que ao menos dois membros devem ser independentes. O prazo de mandato dos membros é de dois anos, permitida a renomeação. As reuniões do comitê são realizadas no mínimo quatro vezes por ano ou quando forem convocadas extraordinariamente pelo seu Coordenador.

A tabela a seguir apresenta os nomes e cargos dos atuais membros do Comitê de Nomeação e Governança:

Membros do Comitê de Nomeação e Governança

Deborah Stern Vieitas - Coordenadora

Vide em Conselho de Administração

Deborah Patricia Wright - Membro

Vide em Conselho de Administração

Cristiana Almeida Pipponzi - Membro

Vide em Conselho de Administração

Javier Maldonado Trinchant - Membro

 

O Sr. Maldonado é espanhol e nasceu em 11 de julho de 1962. É formado em direito pela UNED University e pela Northwestern University. O Sr. Maldonado ingressou no Grupo Santander em 1995 como Head da divisão Jurídica Internacional do Banco Santander de Negócios, S.A.. Atualmente o Sr. Maldonado é Head Global de Projetos Estratégicos e Ativos Imobiliários do Grupo no Banco Santander, S.A. no Santander, incluindo Vice-Presidente Executivo Sénior, Head Global de Controle de Custos, Head da Direção Geral de Coordenação e Controle de Projetos Regulatórios na Divisão de Riscos, e Diretor da Comissão Executiva e Head de Controle Interno e Desenvolvimento Corporativo do Santander UK.

O Sr. Maldonado atuou no conselho do Alawwal Bank (anteriormente conhecido como Saudi Hollandi Bank Riyadh) de 2008 a 2019. Ele exerceu a advocacia societária e internacional por treze anos e anteriormente foi advogado da Baker & McKenzie e Head do departamento de direito societário e internacional do escritório advocacia J.Y. Hernandez-Canut.

Prazo de Mandato: 1ª RCA após a AGO de 2025

Comitê de Remuneração
De acordo com a Resolução do CMN no 3.921/2010 de 25 de novembro de 2010, nossos acionistas estabeleceram, em 7 de fevereiro de 2012, o comitê de remuneração em nosso estatuto social, que também atua como comitê de remuneração e nomeação para todas as nossas afiliadas e subsidiárias.

Os membros do comitê de remuneração podem ser eleitos pelo conselho de administração, desde que eles cumpram determinadas exigências de independência.  Todos os membros de nosso comitê de remuneração cumprem essas exigências de independência.

Nosso estatuto social exige que nosso comitê de remuneração seja composto de três a cinco membros, nomeados pelo conselho de administração entre pessoas que cumprem todas as exigências legais e regulamentares para o exercício de seu cargo, e no mínimo um dos membros não poderá ser um diretor executivo e os outros membros poderão ou não ser membros do nosso conselho de administração, no mínimo dois membros deverão ser independentes. O comitê de remuneração deverá ter em sua composição membros qualificados com a experiência exigida para o exercício de julgamento independente sobre a nossa política interna de remuneração, incluindo a repercussão dessa política interna de remuneração na administração de risco.  Essas pessoas deverão atuar por um prazo de 2 anos e poderão ser reeleitas por até 4 vezes consecutivas, de acordo com a legislação aplicável.

Nosso comitê de remuneração realiza as seguintes funções:  
1. desenvolver políticas internas de remuneração aplicáveis aos nossos Diretores Executivos e fazer propostas para nosso conselho de administração a respeito das políticas de remuneração variável e fixa, benefícios e programas especiais para recrutamento e rescisões;
2. supervisionar a implementação e início das operações da política de remuneração da administração do Banco Santander;
3. propor ao conselho de administração a remuneração total dos Diretores Executivos e membros do comitê de auditoria a ser apresentada à assembleia geral, de acordo com o artigo 152 da Lei das Sociedades Anônimas Brasileira;

4. analisar nossa política e procedimentos de remuneração de diretores internos e o conselho em comparação com a prática de mercado, e recomendar alterações para alinhar nossas políticas com a prática de mercado, se diferenças significativas da prática de mercado forem identificadas;
5. preparar anualmente, em noventa dias a contar de 31 de dezembro de cada ano, o relatório do comitê de remuneração, de acordo com as disposições legais e regulamentares aplicáveis; e
6. garantir que a política interna de remuneração de conselheiros seja compatível com nossas normas de administração de risco, com as metas de desempenho e nossas condições financeiras reais ou previstas, e de acordo com as disposições regulamentares aplicáveis e regulamentos publicados pelo Banco Central do Brasil.

A tabela a seguir apresenta os nomes e cargos dos atuais membros do Comitê de Remuneração:

Membros do Comitê de Remuneração

Deborah Patricia Wright - Coordenadora

Vide em Conselho de Administração

Deborah Stern Vieitas - Membro

A Sra. Vieitas é brasileira e nasceu em 21 de agosto de 1957. É formada em administração pública pela FGV-SP e formada em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Também é mestre em negócios pela FGV-SP e em administração pública pela École Nationale d'Administration. Atualmente, ela é Chief Executive Officer da Câmara Americana de Comércio do Brasil (Amcham Brasil). De 2015 a 2017, foi membro independente do conselho de Administração da AXA Seguros S.A. De 2008 a 2014, foi CEO e Conselheira do Banco Caixa Geral - Brasil. De 2000 a 2008, como Vice-Presidente Executiva do Banco BNP Paribas Brasil, a Sra. Vieitas foi responsável pela Cobertura Corporativa e Carteira de Empréstimos e Financiamentos. De 1998 a 2000, foi Vice-Presidente Executiva do Banco CCF Brasil e responsável por Grandes Empresas e Cobertura Corporativa, Mercado de Capitais, Trade Finance e Câmbio. Em Abril de 2023 ela passou a integrar como membro independente o Conselho da Iochpe Maxion, onde também é membro do Comitê de Finanças. Atualmente é nossa presidente do Conselho de Administração e também coordenadora do Comitê de Auditoria do Banco Santander (Brasil) S.A, além de já ter sido membro do Comitê de Riscos e Compliance.

Luiz Fernando Sanzogo Giorgi - Membro

Sr. Luiz Fernando Giorgi é brasileiro, nascido em 3 de setembro de 1964. Graduado em administração de empresas da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), com mais de 30 anos de experiência em gestão e liderança. Iniciou sua carreira em 1982, na Price Waterhouse, onde trabalhou até 1986, e, então, na Embraer, onde trabalhou entre 1986 e 1989. De 1989 a 1996 trabalhou como consultor e diretor do Hay Group e de 1996 a 2003 como Presidente do Hay Group Brasil e também sócio no grupo mundial. De 2003 a 2005 trabalhou para o Grupo Suzano, como Vice-Presidente da Suzano Holding. O Sr. Giorgi foi membro do Comitê de Administração do Conselho de Administração da Suzano Papel e Celulose, diretor presidente da Suzano Petroquímica e membro pleno do Conselho de Administração da Petroflex. Em setembro de 2005 fundou a LFG – Assessoria em Gestão Empresarial e Liderança. De 2007 a 2015 o Sr. Giorgi atuou como membro do Conselho de Administração da Santher S.A.; de 2007 a 2011 atuou como membro pleno do Conselho de Administração da J. Macedo Alimentos S.A. e, em 2008, da Vix Logística S.A.; de 2008 a 2016 como membro dos Conselhos de Administração da Vonpar S.A e das Empresas Concremat; e atuou como membro do Conselho Consultivo de 2016 a 2019 na Heads Agência de Propaganda. De 2007 a 2008 atuou como membro do Comitê de Recursos Humanos do Grupo Libra S.A.; em 2013 da Itautec S.A.; e de 2014 a 2017 da Lojas Marisa S.A. Atualmente, o Sr. Giorgi é membro do Conselho de Administração da Arezzo&Co S.A. e Teadit S.A.. O Sr. Giorgi também exerce o cargo de membro do Comitê de Recursos Humanos da Sul América de Seguros S.A.; Comitê de Pessoas e Governança do Martins Atacadista S.A., Arezzo&Co S.A. e Grupo Rodobens S.A.; e Comitê de Remuneração da Klabin S.A. É também membro dos Comitês de Nomeação e Governança e de Remuneração do Banco Santander (Brasil) S.A..

Vanessa Lobato - Membro

Vide em Conselho de Administração

Prazo de Mandato: 1ª RCA após a AGO de 2025

Comitê Executivo
O Presidente, os Vice-Presidentes Executivos Seniores e os Vice-Presidentes Executivos do Banco Santander constituem ainda, o Comitê Executivo, que decide acerca de temas referentes às políticas que se aplicam à administração dos negócios, suporte operacional, recursos humanos e alocação de capital. Também delibera sobre os principais projetos tecnológicos, de infraestrutura e de serviços.