App Santander
Diversidade e inclusão
Aqui você pode ser quem você é.
Acreditamos que diversos somos todos. Em um ambiente mais plural, agregamos diferentes olhares, ampliando a velocidade e a capacidade de transformação das pessoas e dos negócios. Ações afirmativas para favorecer a inclusão, a equidade e a meritocracia também são maneiras de interromper o ciclo de exclusão econômica e social, permitindo que todos tenham as mesmas oportunidades e desenvolvam plenamente suas potencialidades.
Ao atuar para transformar nosso ambiente interno, contribuímos para a realização do 10º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável ONU, que busca reduzir as desigualdades, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente de idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, situação econômica ou outra condição, e para o alcance do 5º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, que estabelece metas para a igualdade de gênero até 2030.
Ao atuar para transformar nosso ambiente interno, contribuímos para a realização do 10º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável ONU, que busca reduzir as desigualdades, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente de idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, situação econômica ou outra condição, e para o alcance do 5º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, que estabelece metas para a igualdade de gênero até 2030.
O que fazemos
Trabalhamos para construir uma cultura de respeito, inclusão e equidade, que permita que as pessoas desenvolvam seus melhores talentos com suas características únicas. A diversidade é um dos cinco princípios do nosso Código de Conduta Ética e compõe um grupo de indicadores que monitoramos e reportamos no Relatório Anual.
Em 2017, começamos um grande movimento interno para avançar ainda mais nesse tema e definimos quatro frentes prioritárias: gênero, raça, pessoas com deficiência e diversidade de formação, experiências e gerações (saiba mais abaixo).
O tema é trabalhado internamente de forma assertiva, por meio de ações afirmativas, da reflexão sobre os vieses inconscientes e da sensibilização das lideranças, para que compreendam a diversidade como valor para o nosso negócio. A riqueza do potencial humano gerado a partir de pessoas com características, ideias, estilos e experiências pessoais e profissionais distintas nos ajudam a atender melhor os clientes e a criar um ambiente mais propício para que pessoas e negócios prosperem.
Em 2017, começamos um grande movimento interno para avançar ainda mais nesse tema e definimos quatro frentes prioritárias: gênero, raça, pessoas com deficiência e diversidade de formação, experiências e gerações (saiba mais abaixo).
O tema é trabalhado internamente de forma assertiva, por meio de ações afirmativas, da reflexão sobre os vieses inconscientes e da sensibilização das lideranças, para que compreendam a diversidade como valor para o nosso negócio. A riqueza do potencial humano gerado a partir de pessoas com características, ideias, estilos e experiências pessoais e profissionais distintas nos ajudam a atender melhor os clientes e a criar um ambiente mais propício para que pessoas e negócios prosperem.
Frentes prioritárias
Segundo o Relatório de Desigualdade Global de Gênero 2016, do Fórum Econômico Mundial, se mantido o ritmo atual, a paridade econômica entre os gêneros pode levar 170 anos. O estudo demonstra que a desigualdade representa um mau uso do talento humano e aponta que, para acelerar esse ritmo, é necessário desenvolver ações afirmativas, que levem à mudança desse cenário.
No Santander, as mulheres representam 59% de toda a organização, mas elas ainda têm pouca representação nos níveis de liderança. Por isso, estabelecemos o objetivo de ampliar a representatividade de mulheres nesses níveis.
No Santander, as mulheres representam 59% de toda a organização, mas elas ainda têm pouca representação nos níveis de liderança. Por isso, estabelecemos o objetivo de ampliar a representatividade de mulheres nesses níveis.
Um estudo realizado pelo Instituto Ethos em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento mostra que nas 500 maiores empresas do país, apenas 5% dos cargos executivos são ocupados por negros e destes, menos de 1% é ocupado por mulheres negras.
Nosso objetivo é dar oportunidades para que mais negros cresçam profissionalmente, e, para isso, temos trabalhado com ações para o desenvolvimento, atração e seleção desse público, além de estabelecer parcerias que nos ajudem a impulsionar essas iniciativas.
Uma das medidas foi a criação de vídeos internos com exemplos reais, com o objetivo de fortalecer o vínculo e encorajar o autodesenvolvimento desses profissionais. Também publicamos vídeos com depoimentos em nossas redes sociais, pautando a importância da representatividade.
Nosso objetivo é dar oportunidades para que mais negros cresçam profissionalmente, e, para isso, temos trabalhado com ações para o desenvolvimento, atração e seleção desse público, além de estabelecer parcerias que nos ajudem a impulsionar essas iniciativas.
Uma das medidas foi a criação de vídeos internos com exemplos reais, com o objetivo de fortalecer o vínculo e encorajar o autodesenvolvimento desses profissionais. Também publicamos vídeos com depoimentos em nossas redes sociais, pautando a importância da representatividade.
Quase um quarto da população brasileira tem algum tipo de deficiência, segundo dados do último Censo Demográfico (2010) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Conforme exigido por lei, desde 2012 temos mantido a proporção de 5% de pessoas com deficiência, o que hoje representa 2,1 mil funcionários. Desde 2017, nosso objetivo é fortalecer o desenvolvimento desses profissionais, para que possam progredir na carreira em condições iguais às dos demais.
Conforme exigido por lei, desde 2012 temos mantido a proporção de 5% de pessoas com deficiência, o que hoje representa 2,1 mil funcionários. Desde 2017, nosso objetivo é fortalecer o desenvolvimento desses profissionais, para que possam progredir na carreira em condições iguais às dos demais.
É por meio do conhecimento e experiência de nossos funcionários que podemos apresentar soluções inovadoras para os principais dilemas do mundo atual. A conectividade de um mundo globalizado acelera a velocidade e o impacto das mudanças que nos desafiam a fazer diferente. A tecnologia avança, mas é do humano que vem a capacidade de utilizar as informações para agregar valor para o consumidor.
Nesse sentido, estamos ampliando a busca por formações diversas, não somente a partir de novas áreas de conhecimento, mas também de perfis e experiências em outras indústrias, com diferentes visões, ideias e opiniões, dando atenção especial à diversidade de gerações e à contribuição de todos para que mais pessoas e negócios prosperem.
Nesse sentido, estamos ampliando a busca por formações diversas, não somente a partir de novas áreas de conhecimento, mas também de perfis e experiências em outras indústrias, com diferentes visões, ideias e opiniões, dando atenção especial à diversidade de gerações e à contribuição de todos para que mais pessoas e negócios prosperem.
Em 2021, o Great Place to Work nos reconheceu como a melhor empresa para funcionários LGBT + do país da América Latina. Um prêmio que destaca o importante papel de nossa rede LGBT + criada em conjunto com o Allyship Journey, um programa educacional para profissionais que desejam aprender a ser mais inclusivos com seus pares e clientes LGBT +. Desde o seu lançamento em setembro de 2019, quase 1.700 funcionários ingressaram como aliados. Além disso, compartilhamos materiais educativos e um boletim informativo com nossos 48.000 profissionais para aumentar a conscientização sobre a diversidade LGBT +.
Em 2021, o Great Place to Work nos reconheceu como a melhor empresa para funcionários LGBT + do país da América Latina. Um prêmio que destaca o importante papel de nossa rede LGBT + criada em conjunto com o Allyship Journey, um programa educacional para profissionais que desejam aprender a ser mais inclusivos com seus pares e clientes LGBT +. Desde o seu lançamento em setembro de 2019, quase 1.700 funcionários ingressaram como aliados. Além disso, compartilhamos materiais educativos e um boletim informativo com nossos 48.000 profissionais para aumentar a conscientização sobre a diversidade LGBT +.