App Santander
Satisfação e engajamento
Trabalhamos intensamente para ter uma excelente gestão de nosso capital humano e fazer do Santander o melhor lugar para se trabalhar
O que fazemos
Queremos que o Santander seja o lugar dos grandes talentos, das pessoas que têm a ambição de desafiar o mercado e de reinventar a maneira de se fazer Banco.
Orientados por nossa cultura corporativa e políticas internas, incentivamos o protagonismo dos funcionários e oferecemos oportunidades que suportem o desenvolvimento e o crescimento profissional de cada um, dentro e fora da organização
Cultura corporativa
A Semana Santander é um evento que acontece anualmente em todos os países onde o Banco está presente. Durante uma semana, celebramos o orgulho de ser Santander e reforçamos internamente os valores da nossa cultura corporativa (saiba mais no Código de Ética do Santander).
Em 2018, a Semana foi realizada de 11 e 15 de junho e contou com a participação do CEO do Santander Brasil, Sérgio Rial, e de executivos que colocaram em pauta o desafio de “sensibilizar os funcionários a praticarem a Cultura de Servir em todas as interações com os clientes e a sociedade”.
Para isso, são organizadas diversas atividades internas e externas, que vão desde ações de voluntariado até atividades que tangibilizam a importância do atendimento aos clientes. Um exemplo foi a visita de lideranças do Banco, incluindo vice-presidentes, às agências, call center e áreas de operações.
Em 2018, a Semana foi realizada de 11 e 15 de junho e contou com a participação do CEO do Santander Brasil, Sérgio Rial, e de executivos que colocaram em pauta o desafio de “sensibilizar os funcionários a praticarem a Cultura de Servir em todas as interações com os clientes e a sociedade”.
Para isso, são organizadas diversas atividades internas e externas, que vão desde ações de voluntariado até atividades que tangibilizam a importância do atendimento aos clientes. Um exemplo foi a visita de lideranças do Banco, incluindo vice-presidentes, às agências, call center e áreas de operações.
Com o objetivo de ampliar o diálogo entre liderança e funcionários, desde 2016 o CEO do Santander Brasil realiza cafés mensais, nos quais aborda temas estratégicos para a organização.
Para viabilizar o encontro com abrangência nacional, são abertas inscrições para que 500 funcionários participem utilizando as salas de conferência localizadas em agências Select, centros administrativos e call center. Funcionários sorteados podem fazer perguntas ao CEO e executivos convidados. Os demais podem assistir ao Café via transmissão on-line, na rede de agências prédios administrativos e no aplicativo para funcionários.
Com o objetivo de humanizar o ambiente de trabalho e valorizar a identidade e os diferentes talentos de nossas pessoas, o presidente Sérgio Rial convidou todos os funcionários a mostrarem seus talentos, no palco, durante o encontro anual corporativo realizado em São Paulo em outubro de 2018.
A ação, chamada O Incrível Show de Talentos, pré-selecionou 30 colaboradores, que se apresentaram cantando, tocando, dançando e pintando, mostrando suas habilidades artísticas aos 5 mil colegas presentes no evento
Em 2017, cerca de 5.000 funcionários participaram por videoconferência e mais de 71.600 assistiram aos 11 eventos realizados.
Com o objetivo de ampliar o diálogo entre liderança e funcionários, desde 2016 o CEO do Santander Brasil realiza cafés mensais, nos quais aborda temas estratégicos para a organização.
Para viabilizar o encontro com abrangência nacional, são abertas inscrições para que 500 funcionários participem utilizando as salas de conferência localizadas em agências Select, centros administrativos e call center. Funcionários sorteados podem fazer perguntas ao CEO e executivos convidados. Os demais podem assistir ao Café via transmissão on-line, na rede de agências prédios administrativos e no aplicativo para funcionários.
Com o objetivo de humanizar o ambiente de trabalho e valorizar a identidade e os diferentes talentos de nossas pessoas, o presidente Sérgio Rial convidou todos os funcionários a mostrarem seus talentos, no palco, durante o encontro anual corporativo realizado em São Paulo em outubro de 2018.
A ação, chamada O Incrível Show de Talentos, pré-selecionou 30 colaboradores, que se apresentaram cantando, tocando, dançando e pintando, mostrando suas habilidades artísticas aos 5 mil colegas presentes no evento
Em 2017, cerca de 5.000 funcionários participaram por videoconferência e mais de 71.600 assistiram aos 11 eventos realizados.
Com o objetivo de humanizar o ambiente de trabalho e valorizar a identidade e os diferentes talentos de nossas pessoas, o presidente Sérgio Rial convidou todos os funcionários a mostrarem seus talentos, no palco, durante o encontro anual corporativo realizado em São Paulo em outubro de 2018.
A ação, chamada O Incrível Show de Talentos, pré-selecionou 30 colaboradores, que se apresentaram cantando, tocando, dançando e pintando, mostrando suas habilidades artísticas aos 5 mil colegas presentes no evento.
Manter todos os nossos funcionários conectados e informados sobre os fatos do Banco é um desafio que exige ampla estrutura de comunicação, garantindo a agilidade e profundidade necessárias na divulgação de informações.
Atualmente, o Banco dispõe de veículos eletrônicos e impressos, intranet, circuito interno de TV e materiais que são disponibilizados nas áreas de circulação. A alta liderança utiliza comunicados via e-mail para informações urgentes e relevantes, que exijam atenção imediata dos funcionários. Lançamentos de produtos e campanhas, bem como alertas e informações sobre operações também são comunicados com prioridade.
Além disso, sempre que necessário os gestores convocam reuniões extraordinárias para debater assuntos urgentes com suas equipes. Reuniões ou conversas informais podem ocorrer durante café da manhã ou em almoços com a equipe.
Manter todos os nossos funcionários conectados e informados sobre os fatos do Banco é um desafio que exige ampla estrutura de comunicação, garantindo a agilidade e profundidade necessárias na divulgação de informações.
Atualmente, o Banco dispõe de veículos eletrônicos e impressos, intranet, circuito interno de TV e materiais que são disponibilizados nas áreas de circulação. A alta liderança utiliza comunicados via e-mail para informações urgentes e relevantes, que exijam atenção imediata dos funcionários. Lançamentos de produtos e campanhas, bem como alertas e informações sobre operações também são comunicados com prioridade.
Além disso, sempre que necessário os gestores convocam reuniões extraordinárias para debater assuntos urgentes com suas equipes. Reuniões ou conversas informais podem ocorrer durante café da manhã ou em almoços com a equipe.
Programa institucional de reconhecimento não financeiro que abrange cinco categorias de premiação alinhadas às nossas prioridades estratégicas: Inovação, Colaboração, Atendimento, Resultado e Risk Pro.
O reconhecimento inclui a divulgação dos ganhadores e seus cases, com fotos e vídeos da entrega do Santander Star. A premiação ocorre durante o Encontro Anual.
Plataforma global do Santander, com forte adesão no Brasil, que tem por objetivo estimular o reconhecimento entre os funcionários com base nos Comportamentos Corporativos (saiba mais no Código de Ética).
Mensalmente, cada funcionário recebe dez estrelas para reconhecer um colega, seja da sua equipe, de qualquer outra divisão ou de outro país. O reconhecimento pode ser feito pela intranet ou aplicativo.
Mensalmente, cada funcionário recebe dez estrelas para reconhecer um colega, seja da sua equipe, de qualquer outra divisão ou de outro país. O reconhecimento pode ser feito pela intranet ou aplicativo.
Treinamento e carreira
A Academia Santander, nossa universidade corporativa, tem como objetivo desenvolver pessoas que inovem o jeito de ser e de fazer a melhor Empresa de consumo, fortalecendo e transformando a nossa cultura que se diferencia pela excelência em servir clientes e por resultados recorrentes. Assim, a Academia desempenha um papel central no desenvolvimento dos nossos funcionários e na formação de novas lideranças.
O funcionário é estimulado a ser protagonista de sua própria carreira e, a partir do seu desenvolvimento, contribuir ainda mais para a satisfação dos clientes, através da realização de experiências de aprendizagem que contam com diferentes formatos e metodologias. Além das unidades físicas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte) e conta também com recursos de aprendizagem via plataforma online e aplicativo para celular.
A gestão do conhecimento é muito importante, por isso as experiências de aprendizagem presenciais ou virtuais são maioritariamente realizadas pelos nossos colaboradores como multiplicadores internos, com o objetivo de disseminar conhecimentos de negócio e os conhecimentos estratégicos do Santander.
A Academia foi lançada em 2016 e em seu primeiro ano de atividade foi reconhecida “A Melhor Universidade Corporativa do País” pela Educorp. Em 2019 recebeu o prêmio internacional do Global CCU na categoria de “Best Corporate University Culture”.
Em 2022, a universidade entrou em uma nova fase: a Academia Santander 2030, que passa a dedicar as trilhas de aprendizado e conhecimento especificamente à centralidade do cliente. As novidades incluem cursos voltados à jornada do consumidor; colaboração com clientes e parceiros, abrindo a Academia para fora do Banco; e o Santander Talks, espaço de diálogo com clientes de destaque.
Academia Santander em 2022
- Mais de 595 mil participações não únicas em cursos online.
- 97% dos colaboradores do Santander, entre outras coligadas, realizaram alguma ação de desenvolvimento na academia, de forma voluntária ou por meio de curso externo patrocinado pelo Banco, representando 2,75 horas por colaborador.
- 71% dos cursos foram ministrados por colaboradores, por meio do Programa de “Multiplicadores Internos”.
- Mais de 21 mil funcionários concluíram certificações de liderança, da Rede Comercial, do Atacado e de Riscos, entre outras. Dentre essas certificações destacamos os principais programas de liderança com 65% dos elegíveis concluídos, totalizando 615 colaboradores.
- 51% dos funcionários de alta performance concluíram o programa de talentos; oferta de cursos exclusiva destinada ao desenvolvimento e carreira, totalizando 712 colaboradores.
- 98% dos funcionários acessaram o Portal da Academia/Mobile.
O funcionário é estimulado a ser protagonista de sua própria carreira e, a partir do seu desenvolvimento, contribuir ainda mais para a satisfação dos clientes, através da realização de experiências de aprendizagem que contam com diferentes formatos e metodologias. Além das unidades físicas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte) e conta também com recursos de aprendizagem via plataforma online e aplicativo para celular.
A gestão do conhecimento é muito importante, por isso as experiências de aprendizagem presenciais ou virtuais são maioritariamente realizadas pelos nossos colaboradores como multiplicadores internos, com o objetivo de disseminar conhecimentos de negócio e os conhecimentos estratégicos do Santander.
A Academia foi lançada em 2016 e em seu primeiro ano de atividade foi reconhecida “A Melhor Universidade Corporativa do País” pela Educorp. Em 2019 recebeu o prêmio internacional do Global CCU na categoria de “Best Corporate University Culture”.
Em 2022, a universidade entrou em uma nova fase: a Academia Santander 2030, que passa a dedicar as trilhas de aprendizado e conhecimento especificamente à centralidade do cliente. As novidades incluem cursos voltados à jornada do consumidor; colaboração com clientes e parceiros, abrindo a Academia para fora do Banco; e o Santander Talks, espaço de diálogo com clientes de destaque.
Academia Santander em 2022
- Mais de 595 mil participações não únicas em cursos online.
- 97% dos colaboradores do Santander, entre outras coligadas, realizaram alguma ação de desenvolvimento na academia, de forma voluntária ou por meio de curso externo patrocinado pelo Banco, representando 2,75 horas por colaborador.
- 71% dos cursos foram ministrados por colaboradores, por meio do Programa de “Multiplicadores Internos”.
- Mais de 21 mil funcionários concluíram certificações de liderança, da Rede Comercial, do Atacado e de Riscos, entre outras. Dentre essas certificações destacamos os principais programas de liderança com 65% dos elegíveis concluídos, totalizando 615 colaboradores.
- 51% dos funcionários de alta performance concluíram o programa de talentos; oferta de cursos exclusiva destinada ao desenvolvimento e carreira, totalizando 712 colaboradores.
- 98% dos funcionários acessaram o Portal da Academia/Mobile.
O Santander apoia financeiramente a primeira pós-graduação e a primeira graduação dos funcionários com bolsas-auxílio e subsídio de 50% do valor de mensalidade. Caso o número de solicitações exceda o de bolsas disponíveis, são aplicados os seguintes critérios de desempate, necessariamente nesta ordem: menor salário, mais tempo de empresa e maior número de dependentes. Em 2018 foram concedidas 1.557 novas bolsas.
O Santander mantém convênios com instituições de ensino que oferecem condições diferenciadas para funcionários, estagiários e seus dependentes. Há diversas opções de cursos de idiomas, graduação, pós-graduação e MBA, em modalidade presencial, on-line e mista.
Também são disponibilizadas indicações de Moocs (Massive open online course), cursos on-line abertos e massificados, que disponibilizam gratuitamente conteúdos e treinamentos à distância oferecidos por grandes universidades do mundo.
Também são disponibilizadas indicações de Moocs (Massive open online course), cursos on-line abertos e massificados, que disponibilizam gratuitamente conteúdos e treinamentos à distância oferecidos por grandes universidades do mundo.
O programa de trainees do Santander tem por objetivo desenvolver jovens talentos para que se tornem futuros líderes do Banco. Foi criado para proporcionar experiências positivas, com vivências em negócios, agências, coligadas e áreas centrais, considerando as diversas regiões do País.
O programa tem duração de um ano e oferece: mentoria com executivos do Santander, acompanhamento da área de RH, treinamentos na Academia Santander, rotações e implementações de projetos em diversas áreas do Banco. O processo de desenvolvimento do trainee vai além do seu primeiro ano no Banco, sendo possível a continuidade do aprimoramento por meio de outros programas institucionais.
Em 2018, mais de 32 mil candidatos participaram do processo seletivo. Desse total, 34 jovens com diferentes formações acadêmicas e origens foram selecionados. Entre os critérios estava a aderência dos candidatos à nossa cultura corporativa.
O programa tem duração de um ano e oferece: mentoria com executivos do Santander, acompanhamento da área de RH, treinamentos na Academia Santander, rotações e implementações de projetos em diversas áreas do Banco. O processo de desenvolvimento do trainee vai além do seu primeiro ano no Banco, sendo possível a continuidade do aprimoramento por meio de outros programas institucionais.
Em 2018, mais de 32 mil candidatos participaram do processo seletivo. Desse total, 34 jovens com diferentes formações acadêmicas e origens foram selecionados. Entre os critérios estava a aderência dos candidatos à nossa cultura corporativa.
Lançado em 2018, o programa de mobilidade interna divulga oportunidades existentes em todas as áreas do Banco. Até o final do ano, foram abertas 9,8 mil vagas com 13 mil funcionários inscritos. Ao longo de 2018, o Meu Lugar Santander teve mais de 500 mil acessos. Dos 44 mil funcionários, 29,7 atualizaram suas áreas de interesse e 32,8 suas experiências ou conhecimentos.
Programa de intercâmbio com duração de três meses em países onde o Santander atua. O intercâmbio acontece uma vez por ano e para participar é necessária a indicação do Comitê de Pessoas, além do preenchimento de alguns requisitos por parte dos indicados.
Em 2018, o Santander Brasil enviou 15 brasileiros para o exterior, para países como Polônia, Espanha, Estados Unidos e China.
Em 2018, o Santander Brasil enviou 15 brasileiros para o exterior, para países como Polônia, Espanha, Estados Unidos e China.
Os gestores são incentivados a conversar individualmente com cada integrante das equipes sobre aspirações, momento atual de carreira, momento na Organização e na área.
Esse bate-papo considera a performance do funcionário e quais comportamentos, habilidades e conhecimentos serão necessários para os próximos passos, além dos objetivos para o ano. Ao final da conversa, o profissional deve ter claro quais são seus pontos fortes e quais os que devem ser desenvolvidos.
O acompanhamento dos objetivos é realizado constantemente e as conversas de feedback ocorrem em dois processos formais no ano, ou a qualquer momento.
Esse bate-papo considera a performance do funcionário e quais comportamentos, habilidades e conhecimentos serão necessários para os próximos passos, além dos objetivos para o ano. Ao final da conversa, o profissional deve ter claro quais são seus pontos fortes e quais os que devem ser desenvolvidos.
O acompanhamento dos objetivos é realizado constantemente e as conversas de feedback ocorrem em dois processos formais no ano, ou a qualquer momento.
Capacitação e engajamento para a sustentabilidade
Temos políticas, processos e negócios que incluem os diversos aspectos da sustentabilidade nas práticas diárias da organização. Ao capacitar nossos funcionários para que adotem essas práticas, abordamos tanto diretamente quanto transversalmente temas como ética, direitos humanos, diversidade e meio ambiente.
Buscamos fazer isso da maneira mais simples e transparente possível. Nosso Código de Ética, por exemplo, traz exemplos práticos de situações e aponta passo a passo o que deve ser feito, o que não é aceitável e como agir em casos de dúvidas. Outro exemplo é o Fit to Grow, um processo que envolve todos os funcionários na busca por soluções que reduzam o uso de recursos naturais e as emissões de gases de efeito estufa.
Em 2018, registramos quase 112 mil participações em treinamentos relacionados a sustentabilidade. Dessas, mais de 59 mil foram para preparar as equipes para prestar orientações aos clientes sobre o melhor uso de produtos e serviços e 42 mil para atualizações sobre a legislação socioambiental e normatizações do Banco Central.
Temos, ainda, cursos obrigatórios para os funcionários, voltados às diretrizes de ética e compliance: Código de Conduta Ética, Risco de Conduta na Comercialização de Produtos e Serviços, Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Corporate Defense (Riscos Penais), Antitruste – Introdução ao Direito da Concorrência e Código de Conduta no Mercado de Valores, quando aplicável. Veja os dados detalhados no caderno de indicadores do nosso último relatório anual.
Buscamos fazer isso da maneira mais simples e transparente possível. Nosso Código de Ética, por exemplo, traz exemplos práticos de situações e aponta passo a passo o que deve ser feito, o que não é aceitável e como agir em casos de dúvidas. Outro exemplo é o Fit to Grow, um processo que envolve todos os funcionários na busca por soluções que reduzam o uso de recursos naturais e as emissões de gases de efeito estufa.
Em 2018, registramos quase 112 mil participações em treinamentos relacionados a sustentabilidade. Dessas, mais de 59 mil foram para preparar as equipes para prestar orientações aos clientes sobre o melhor uso de produtos e serviços e 42 mil para atualizações sobre a legislação socioambiental e normatizações do Banco Central.
Temos, ainda, cursos obrigatórios para os funcionários, voltados às diretrizes de ética e compliance: Código de Conduta Ética, Risco de Conduta na Comercialização de Produtos e Serviços, Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Corporate Defense (Riscos Penais), Antitruste – Introdução ao Direito da Concorrência e Código de Conduta no Mercado de Valores, quando aplicável. Veja os dados detalhados no caderno de indicadores do nosso último relatório anual.
Incentivamos e apoiamos a participação cidadã dos nossos funcionários em ações de impacto social e ambiental. Para isso, temos nosso programa de voluntariado corporativo, o Programa Escola Brasil (PEB), que contou com o envolvimento de 1.241 voluntários ao longo de 2018.
Além disso, fazemos anualmente um intenso trabalho de engajamento dos nossos colaboradores em ações voluntárias durante a Semana Somos Santander e nas campanhas do Amigo de Valor. Em 2018, a contribuição dos funcionários no Amigo de Valor foi recorde: 28 mil participaram, arrecadando um total de R$ 5,8 milhões.
Outra iniciativa é o Programa Doação de Sangue, que envolve toda a nossa rede de relacionamentos – incluindo funcionários, familiares, amigos, clientes e comunidades do entorno – no desafio de aumentar o estoque de bancos de sangue.
Em 2018, foram realizadas duas campanhas nacionais de doação de sangue (abril e agosto), com mais de 100 pontos de coleta em várias regiões do país. No total, foram 8.751 doações.
Além disso, fazemos anualmente um intenso trabalho de engajamento dos nossos colaboradores em ações voluntárias durante a Semana Somos Santander e nas campanhas do Amigo de Valor. Em 2018, a contribuição dos funcionários no Amigo de Valor foi recorde: 28 mil participaram, arrecadando um total de R$ 5,8 milhões.
Outra iniciativa é o Programa Doação de Sangue, que envolve toda a nossa rede de relacionamentos – incluindo funcionários, familiares, amigos, clientes e comunidades do entorno – no desafio de aumentar o estoque de bancos de sangue.
Em 2018, foram realizadas duas campanhas nacionais de doação de sangue (abril e agosto), com mais de 100 pontos de coleta em várias regiões do país. No total, foram 8.751 doações.
Saiba mais
Como funciona a remuneração no Santander
Nossa estratégia de compensação financeira promove a boa conduta e valoriza o resultado ético e sustentável.