Desculpa, mas infelizmente nosso site não está habilitado para o seu navegador

Para ter uma melhor experiência ao usar o portal Santander, prefira um dos navegadores abaixo

Navegadores compatíveis

Internet Explorer 11

Santander

Gestão ambiental

Nosso compromisso é tornar nossa operação cada vez mais eficiente, reduzindo os impactos ambientais e ganhando eficiência no uso de recursos naturais.

Em 2022, atingimos 100% de consumo de energia renovável nas lojas e prédios que estão sob o nosso controle operacional.

Desde 2021, eliminamos o plástico de uso rápido nos nossos prédios e agências.

Somos carbono neutro desde 2010.

O que fazemos

Investimos permanentemente em novas tecnologias e na implantação das melhores práticas de gestão de recursos naturais, resíduos e emissões, sempre orientados pela Política de Responsabilidade Social,  Ambiental e Climática (PRSAC) e pelo Sistema de Gestão Ambiental. Um grupo composto pela alta direção acompanha as principais frentes e iniciativas nessa área, fortalecendo a integração do tema aos objetivos estratégicos do Banco.

Selos e Certificações

Nossos edifícios Sede, Radar e Datacenter são certificados pelas normas ISO 14001. Temos também o selo LEED (sigla, em inglês, de Liderança em Energia e Design Ambiental) na Sede, em São Paulo, e no Datacenter, em Campinas (SP). O selo garante a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental das construções.

 

Em novembro de 2022, o Datacenter conquistou a certificação de maturidade operacional emitida pela organização ICOR, com selo máximo de reconhecimento da eficiência energética das instalações.

Gestão de Recursos Naturais

Temos evoluído em relação às metas públicas associadas à gestão de recursos naturais. Depois de alcançar duas dessas metas – consumir energia de fontes renováveis em 100% de nossa operação, em abril de 2022, e eliminar o plástico de uso rápido nos nossos prédios e agências, em 2021 – continuamos avançando no nosso modelo de gestão e nas práticas do dia a dia, com foco em emissões de gases de efeito estufa (GEE), consumo de energia e água e gestão de resíduos.

Água

Adotamos diferentes tecnologias e práticas de uso racional e eficiente desse recurso. Entre as medidas estão:

 

  • Monitoramento centralizado do consumo nos prédios administrativos, o que possibilita uma ação rápida quando surge alguma anormalidade.

  • Uso de sistemas como descarga a vácuo, torneiras automáticas e aeradores para controle de vazão de água.

  • Aproveitamento de água da chuva para limpeza de áreas comuns, jardinagem, descarga nos banheiros e torres de resfriamento em sistemas de climatização na nossa sede em São Paulo, no Datacenter e, desde agosto de 2021, nos prédios Radar e Geração Digital.

  • Adoção de sistema de climatização que dispensa o consumo de água para resfriamento do Data Center.

Confira os indicadores de consumo de água em nosso Relatório Anual Integrado, na Central de Resultados.

Energia

Assumimos o compromisso público de ter toda a energia consumida nas lojas e prédios que estão sob nosso controle operacional oriunda de fontes renováveis até 2025. Essa meta foi atingida em 2022, com projetos em Geração Distribuída, compra de energia no Mercado Livre (i50) e aquisição de Certificado Internacional de Energia Renovável (iREC).

 

Em 2022, inauguramos uma usina de energia solar no telhado de dois prédios administrativos (Geração Digital e Radar). Cerca de 3 mil placas solares produzem energia suficiente para abastecer quase 800 casas ou 100 lojas de pequeno porte. Estimamos a geração de 1,5 mil MWh por ano. Realizamos, ainda, a conversão da matriz energética do Datacenter para a renovável.

 

Confira nossos indicadores de consumo de energia em nosso Relatório Anual Integrado, na Central de Resultados.

Papel

Temos reduzido, progressivamente, o consumo de papel em nossos prédios administrativos e lojas. Para isso:

  • Damos ênfase ao desenvolvimento de soluções digitais e estimulamos nossos clientes a aderirem a avisos, relatórios, boletos, extratos e faturas online.

  • Nos casos dos clientes que preferem o papel, adotamos gramaturas e dimensões reduzidas.

  • Usamos papel certificado, feito com celulose proveniente de florestas plantadas com manejo sustentável.

  • Evitamos impressões de uso interno e, quando são necessárias, adotamos, como padrão, a impressão frente e verso com autenticação por crachá.

 

Confira os indicadores de consumo de papel em nosso Relatório Anual Integrado, na Central de Resultados.

Combustíveis

Temos reduzido, progressivamente, o consumo de combustíveis. Para isso:

  • Promovemos a redução de viagens terrestres.

  • Ampliamos o acesso a recursos digitais por parte de nossos colaboradores.

  • Disponibilizamos bicicletário para os funcionários que trabalham em nossos prédios administrativos e centros de processamento de dados.

 

Confira os indicadores de consumo de combustíveis em nosso Relatório Anual Integrado, na Central de Resultados.

Madeira

Exigimos, contratualmente, a certificação da cadeia produtiva de fornecedores de móveis para escritório, garantindo a origem legal e sustentável da madeira. Saiba mais sobre nosso processo de Gestão de Fornecedores.

Plástico

Por meio do programa Desplastifique, desde 2021 eliminamos o plástico de uso único em toda nossa operação. Além disso, fomos, em 2022, passamos a produzir 100% dos novos cartões SX e Elite (que representam 80% da nossa base de cartões) com plástico reciclado, o que reduziu em 85% o uso de plástico comum na nossa operação.

Gestão de Resíduos

Realizamos, como rotina, o gerenciamento e o descarte adequado de resíduos gerados em nossos prédios administrativos. Uma das iniciativas é o projeto Aterro Zero, que reúne uma série de ações para zerar o envio de lixo a aterros sanitários em todo o Brasil, dando uma destinação alternativa aos resíduos não recicláveis. Temos, por exemplo, parceiros que transformam nossos resíduos em insumos para outras cadeias produtivas, como a fabricação de tijolos. O projeto já está implementado em sete prédios: Sede, Geração Digital, Álvares Penteado, Radar, Farol Santander São Paulo, Quarteirão de Investimentos e Datacenter.

Orgânicos

Temos uma central na Sede que recebe os resíduos orgânicos de restaurantes e áreas comuns. Por meio da compostagem, geramos biomassa e a transformamos em adubo para áreas verdes dos prédios administrativos. Com isso, a cada ano deixamos de enviar mais de 200 toneladas de resíduos orgânicos a aterros sanitários.   

Confira os indicadores de reciclagem de resíduos orgânicos em nosso Relatório Anual Integrado, na Central de Resultados.

Reciclagem

Fazemos a coleta seletiva em nossa operação e reciclamos 100% dos resíduos eletroeletrônicos, como computadores, máquinas de autoatendimento e telefones. Os equipamentos são enviados a uma empresa especializada, que faz o processamento e a separação dos materiais para reciclagem. O plástico e o metal são reaproveitados por indústrias que utilizam essas matérias-primas, voltando ao ciclo produtivo.

Em parceria com a Nespresso, passamos a reciclar as cápsulas de café consumidas nos prédios administrativos. Em 2022, reciclamos cerca de 1,1 t de cápsulas de café usadas, que foram enviadas para o Centro de Reciclagem Nespresso, onde há a separação do alumínio e da borra de café.

Resíduos não recicláveis

Por meio do projeto Aterro Zero, lançado em 2021, reunimos uma série de ações para zerar o envio de lixo a aterros sanitários em todo o Brasil, dando uma destinação alternativa aos resíduos não recicláveis. Temos, por exemplo, parceiros que transformam nossos resíduos em insumos para outras cadeias produtivas, como a fabricação de tijolos. Em 2022, também deixamos de usar 70 mil malotes em nosso dia a dia e, para evitar o descarte, transformamos em 12 mil ecobags (sacolas reutilizáveis).

O projeto já está implementado em sete prédios: Sede, Geração Digital, Álvares Penteado, Radar, Farol Santander São Paulo, Quarteirão de Investimentos e Datacenter.

Gestão de Emissões

Como um dos membros-fundadores da Net Zero Banking Alliance (NZBA), iniciativa do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), o Grupo Santander se comprometeu, em 2021, a alcançar emissões líquidas zero nas suas operações e na carteira de empréstimos e investimentos até meados deste século. Temos avançado ano a ano na redução das emissões dos escopos 1, 2 e 3.

Medição e reporte

Desde 2009, publicamos nosso inventário anual de carbono. Fomos o primeiro banco do país a fazer o inventário anual completo, incluindo as emissões diretas (consumo de combustível) e de fornecedores (transporte aéreo e de valores). Os relatórios estão publicados no Registro Público de Emissões do GHG Protocol.

A partir de 2011, passamos a responder também ao CDP (Carbon Disclosure Project), o maior banco de dados sobre práticas empresariais relacionadas a mudanças climáticas, emissões, água e florestas.

Usamos nosso inventário para acelerar o ganho de eficiência nas operações, reduzindo progressivamente as emissões totais. Para isso, adotamos medidas como a redução do consumo de combustíveis, tratamento sustentável de resíduos, criação de programas para redução de bens de consumo (como papel), redução de viagens e a migração de nossa matriz energética para a energia renovável.

Confira os dados de medição e reporte de emissões em nosso Relatório Anual Integrado, na Central de Resultados.

Mitigação de emissões

Além da instalação de usina de energia solar em dois prédios administrativos e da conversão da matriz energética do Datacenter para renovável, adotamos outras ações que contribuem para reduzir o total de nossas emissões:

 

  • Em 2022, passamos a produzir 100% dos novos cartões SX e Elite (que representam 80% da nossa base de cartões) com plástico reciclado, o que reduziu em 85% o uso de plástico comum na nossa operação.

  • Ampliamos as medidas para diminuir as emissões associadas ao deslocamento de funcionários (ampliação do uso de videoconferência e controle de viagens).

  • Disponibilizamos bicicletário para os funcionários que trabalham na Sede e no Datacenter.

  • Encerramos 2022 com pelo menos 20 usinas conectadas em geração distribuída para abastecimento de nossas lojas com energia renovável.

  • A matriz energética de nossas lojas e prédios era composta, em dezembro de 2022, por 13% de fonte hídrica, 9% de fonte solar, 6% de biogás, 2% de cogeração a gás, 34% proveniente do mercado livre e 36% por certificado iREC.

Confira os indicadores de mitigação de emissões em nosso Relatório Anual Integrado, na Central de Resultados.

Compensação de emissões

Somos carbono neutro desde 2010, quando começamos a realizar a compensação total de nossas emissões dos escopos 1 e 2. Para isso, compramos créditos de carbono de projetos autorizados a emitir Reduções Verificadas de Emissões (RVEs). Desde 2021, a aquisição de créditos no Brasil segue uma metodologia global do Santander, que orienta a estratégia de Carbono Neutro do grupo em todas as suas unidades de negócios. A metodologia é similar à do Brasil, trabalhando com projetos certificados.

As emissões geradas entre 2009 e 2013 foram compensadas por meio dos projetos Floresta Santander e Corredor Ecológico, que realizam o plantio de árvores nativas em áreas degradadas.

Confira os indicadores de compensação de emissões em nosso Relatório Anual Integrado, na Central de Resultados.

Engajamento de fornecedores

Desde que aderimos ao CDP SupplyChain, em 2017, passamos a convidar nossos fornecedores a reportar informações de sua gestão climática. Em 2023, o índice de respondentes foi de 61%, acima da média de mercado (55%).