Assinatura Eletrônica


A assinatura eletrônica é sua senha de segurança adicional composta de 06 a 08 caracteres alfanuméricos (podem ser utilizados números e letras), necessária para realizar transações pelo Internet Banking Private.

Para acessar o Internet Banking você só precisa do nome e da senha de acesso criados no cadastramento, mas para realizar transações como transferências é necessário que você possua uma assinatura eletrônica.

Cliente Pessoa Física

Como solicito uma assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica pode ser solicitada no seu primeiro acesso ao Internet Banking (cadastramento), ou a qualquer momento, seguindo estes passos:

1.  No menu do Internet Banking, selecione Outros Serviços > Internet Banking > Assinatura Eletrônica;



2.  Digite os dados solicitados;
3.  Sua assinatura eletrônica será enviada para seu endereço de correspondência em até 5 dias úteis;
4.  Por segurança, a assinatura eletrônica emitida é provisória e deverá ser imediatamente substituída por uma de sua escolha;
5.  Para substituir sua assinatura eletrônica provisória, selecione Outros Serviços > Internet Banking > Assinatura Eletrônica;
6.  Digite os dados solicitados, a assinatura recebida e escolha uma nova assinatura eletrônica, exclusiva para transações pelo Internet Banking;
7.  Utilize a nova assinatura eletrônica para realizar transações.


Como alterar a assinatura eletrônica

Você pode alterar sua assinatura eletrônica sempre que desejar. Esse procedimento é recomendado para reforçar ainda mais sua segurança. Basta seguir estes passos:

1.  Acesse o Internet Banking e selecione Outros Serviços > Internet Banking > Assinatura Eletrônica;



2.  Digite os dados solicitados, a assinatura atual e escolha uma nova assinatura eletrônica, exclusiva para transações pelo Internet Banking;
3.  Utilize a nova assinatura eletrônica para realizar transações.


Como desbloquear a assinatura eletrônica

Por medida de segurança, sua assinatura eletrônica será bloqueada após três tentativas inválidas. Para solicitar o desbloqueio, entre em contato com o seu gerente de relacionamento.

Como proceder quando esquecer a assinatura eletrônica

Entre em contato com o seu gerente de relacionamento.


Cliente Pessoa Jurídica

A assinatura eletrônica é sua senha adicional de segurança que será solicitada sempre que você realizar uma transação pelo Internet Banking Private.

Como criar sua assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica pode ser solicitada no seu primeiro acesso ao Internet Banking (pré-cadastro) ou a qualquer momento, seguindo estes passos:
1.  Acesse o Internet Banking e selecione Outros Serviços > Internet Banking > Assinatura Eletrônica;



2.  Digite os dados solicitados;
3.  Será gerada a Proposta de Adesão e Cadastramento do Usuário Master. Imprima-a.
4.  Encaminhe a proposta para o seu gerente de relacionamento.
5.  O gerente fará as verificações necessárias. Assim que liberada, você poderá realizar transações pelo Internet Banking Private.


Como alterar a assinatura eletrônica

Você pode alterar sua assinatura eletrônica sempre que desejar. Esse procedimento é recomendado para reforçar ainda mais sua segurança. Basta seguir estes passos:

1.  Acesse o Internet Banking e selecione Outros Serviços > Internet Banking > Assinatura Eletrônica;



2.  Digite os dados solicitados, informe a assinatura atual e escolha uma nova assinatura eletrônica, exclusiva para transações no Internet Banking;
3.  Utilize a nova assinatura eletrônica para realizar transações.


Como desbloquear a assinatura eletrônica

Entre em contato com o seu gerente de relacionamento para solicitar o desbloqueio.


Veja também


Nome de Acesso e Senha