Muitas vezes a situação aperta e a gente se vê numa posição de extrema necessidade de dinheiro. Neste momento, muitas pessoas podem pensar em vender seu veículo. Apesar disso, o empréstimo com garantia pode ser uma solução mais simples e prática.

Este processo funciona assim: o seu carro entra como uma garantia para um empréstimo em um banco ou instituição financeira. Nesta modalidade, as taxas de juros são reduzidas e você continua utilizando o seu veículo durante todo o período do empréstimo.

homem-e-mulher-assinando-um-documento-com-veiculo-no-emprestimo-com-garantia

Como funciona o empréstimo com garantia

Na prática, essa modalidade de empréstimo funciona como um novo financiamento. A partir da assinatura do contrato, o seu automóvel fica “alienado” ao banco ou instituição financeira que te emprestou do dinheiro.

Assim, é possível conseguir crédito de até 100% do valor do veículo, dependendo da instituição financeira. Quando a dívida total é quitada, o documento do veículo deixa de estar alienado. Vale lembrar que, no período do empréstimo, o carro não poderá ser vendido – a não ser que você quite o seu débito com o banco-.

O que é necessário para conseguir realizar o empréstimo com garantia

Existem alguns fatores que são necessários para que seja possível utilizar esta modalidade de empréstimo. Fizemos uma lista com os principais itens que você deve levar em consideração:

• o carro deve estar quitado;
• não deve ter multas;
• o carro não deve ter mais que 20 anos;
• o veículo deve estar no nome de quem deseja realizar o empréstimo.

Além dos fatores obrigatórios que citamos, existe uma outra dica: quanto mais novo for o veículo, melhores as condições do empréstimo. Na SIM, empresa do Grupo Santander, por exemplo, é possível financiar até R$ 200 mil, com pagamento em 60 vezes.

Comparando taxas

A primeira coisa a fazer antes de pedir um empréstimo é comparar as taxas de juros cobradas. Quanto menor as taxas, mais barata será a parcela do seu empréstimo e o comprometimento da sua renda mensal.

Análise com cuidado

Neste momento, é muito importante entender e ter consciência da quantia que você vai precisar de dinheiro, pois quanto menos você comprometer o valor total do valor do seu carro , melhor.

Verifique também se o número de parcelas é adequado à sua realidade financeira. Muitas vezes um empréstimo longo acaba comprometendo demais o orçamento doméstico. Sempre questione se não vale mais a pena contratar uma parcela maior por um período menor.

Utilize todo o dinheiro extra para quitar as suas dívidas

Toda vez que algum dinheiro extra entrar, como o 13º salário, bônus, participação nos lucros e até o saque-aniversário do FGTS, utilize este dinheiro para quitar as suas dívidas.

Priorize sempre o pagamento das suas dívidas e das contas essenciais

Antes de consumir algo, faça a seguinte pergunta a si mesmo: preciso realmente disso? Se não for algo de primeira necessidade, deixe para comprar depois que quitar a sua dívida. Faça sempre as contas de quanto ganha, quanto é usado para as contas essenciais, como alimentação, moradia, transporte, educação e vestuário, e quanto você deve. O que sobrar pode ser utilizado para o consumo de produtos considerados “supérfluos”.

Seja um bom pagador

Lembre-se sempre que um bom pagador de dívidas acaba sendo reconhecido pelos bancos e instituições financeiras. O famoso score ou pontuação alta é uma das maneiras de conseguir crédito.

O score nada mais é que uma pontuação que traça o seu perfil financeiro, baseado em suas compras, dívidas e empréstimos. A pontuação vai de 0 até 1000 pontos (quanto mais pontos você tiver, melhor será seu crédito), indicando as chances de atrasos e de não pagamento de contas.

Utilize o dinheiro para quitar dívidas mais caras

Muita gente acredita que fazer um empréstimo é algo de gente enrolada financeiramente. Na realidade é o contrário. Muitas vezes o empréstimo é a forma mais rápida e segura de realizar sonhos e até de trocar dívidas mais caras pelas mais baratas.

É o caso do empréstimo com garantia do automóvel que, como o veículo entra como uma “segurança”, acaba sendo mais barato que outros tipos de empréstimo.

Pesquise antes de contratar

A primeira atitude a tomar antes de fechar o negócio é comparar as taxas cobradas pelas instituições financeiras. Além disso, é preciso verificar as condições que elas oferecem. Uma boa opção é a Sim! Simule seu empréstimo antes de fechar negócio.

calendário

Atualizado em 26-09-2023

Pessoa

por Equipe Santander Financiamentos

Esse artigo foi útil?

Quero conhecer mais

Simular!