O Programa Desenrola Brasil para renegociação de dívidas bancárias e não bancárias teve sua segunda fase lançada em outubro e até hoje. O Programa do Desenrola Brasil permite renegociar o pagamento de uma dívida e excluir o nome dos cadastros de restrição ao crédito.

Com o intuito de auxiliar a população a quitar as dívidas, o Desenrola Brasil, a princípio, teria duração até 31 de dezembro de 2023. Porém, a faixa 1 do Programa foi estendida mais três meses, até 31 de março de 2024.

mulher pesquisando no celular como participar do desenrola brasil

Saiba o que é o programa Desenrola

O Desenrola é um programa do Governo Federal que oferece condições especiais para a renegociação de dívidas de pessoas físicas inscritas nos cadastros de inadimplentes.

O Programa possui o objetivo de ajudar a reduzir o endividamento da população brasileira e permitir a retomada do acesso ao crédito pelas pessoas.

O Desenrola foi dividido em duas faixas:

• Faixa 1: pessoas físicas com renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos ou que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal;

• Faixa 2: pessoas físicas com renda mensal igual ou inferior a R$20.000,00.

Dívidas que participam do Desenrola Brasil

Como dissemos, o Programa é dividido em duas faixas. Sendo assim, as condições da renegociação podem variar conforme a faixa na qual será enquadrada o participante, especialmente em relação ao desconto na dívida.

Na Faixa 1, as instituições financeiras habilitadas no Programa devem oferecer desconto na dívida, sendo que será vencedor quem oferecer o maior desconto.

Já na Faixa 2, a renegociação deve ser realizada diretamente com a própria instituição financeira, que, nos termos do Programa, também deverá oferecer desconto.

Independentemente da Faixa que se enquadre o participante, o Programa é interessante para quem deseja regularizar seu nome, pagar as dívidas, e ter a possibilidade de retomar o acesso ao crédito.

Quais dívidas podem ser renegociadas

Poderão ser renegociadas as dívidas de natureza privada de pessoas físicas inscritas nos cadastros de inadimplentes até 31 de dezembro de 2022 e com registro ativo em 28 de junho de 2023 ou tenham data de inadimplemento após 1º de janeiro de 2019.

Importante: não serão passíveis de renegociação no Programa as seguintes dívidas:

Faixa 1:

• com garantia real;
• crédito rural;
• financiamento imobiliário;
• operações com recursos ou riscos de terceiros, salvo operações cedidas para Companhias Securitizadoras, Fundos Titulares de Créditos de Pessoas Físicas, Fundos de Investimentos em direitos creditórios e quaisquer outros cessionários de créditos, e outras operações definidas em regulamento do Governo Federal.

Faixa 2:

• crédito rural;
• com garantia da União ou de entidade pública;
• não tenham o risco de crédito integralmente assumido pelos agentes financeiros;
• de qualquer modalidade de previsão de aporte de recursos públicos;
• de qualquer equalização de taxa de juros por parte da União.

Condições de pagamentos das dívidas

Caso você não realize o pagamento à vista da dívida renegociada dentro do Programa e venha a optar por financiar esse pagamento, o Desenrola Brasil estabelece condições nas respectivas faixas do Programa:

Faixa 1:

• taxa de juros de, no máximo, 1,99% ao mês;
• carência de, no mínimo, 30 dias e, no máximo, 59 dias, a depender da data da contratação da nova operação de crédito e do vencimento da primeira parcela;
• data de contratação da nova operação de crédito até 31 de março de 2024;
• prazo mínimo de 2 meses e máximo de 60 meses para pagamento das operações;
• parcela mínima de R$ 50,00, e
• sistema de amortização com base na Tabela Price.

Faixa 2:

• prazo mínimo de 12 meses para pagamento das operações;
• taxa de juros, valor de parcela, sistema de amortização, ofertadas pela instituição financeira credora do participante;
• data de contratação da operação de crédito até 31 de dezembro de 2023.

Como acessar a plataforma do Desenrola Brasil

Para realizar a renegociação, você só precisa acessar a plataforma do Desenrola Brasil e seguir alguns passos. Confira abaixo todo o passo a passo para renegociar uma dívida e limpar seu nome:

1. Acesse a plataforma do Desenrola;
2. Clique em “Entrar com o gov.br”;
3. Faça o login com sua conta gov.br;
4. Clique em “Minhas dívidas”;
5. Confira as opções de dívidas que estão elegíveis para renegociação;
6. Escolha quais dívidas você deseja renegociar;
7. Clique em “Negociar”;
8. Preencha os dados de sua renegociação;
9. Confira todos os detalhes da negociação;
10. Assine o termo de adesão e aguarde até a aprovação da negociação;
Após a aprovação da negociação, você deverá receber um e-mail com todos os detalhes e informações necessárias para que sua renegociação seja bem-sucedida.

Dicas para sua renegociação

Para ter uma renegociação interessante, é importante ficar de olho em alguns detalhes. Por isso, temos algumas dicas para você utilizar da melhor forma a plataforma do Desenrola:

• Leia atentamente as condições da negociação antes de assinar o termo de adesão;
• Caso opte por financiar o pagamento da dívida, tente negociar um prazo de pagamento mais longo e confortável para sua vida financeira, observando o prazo aplicável para sua faixa (Lembre-se: cada faixa do Programa possui prazos distintos).

O Desenrola pode ser uma ótima opção para você!

Se você estiver elegível ao Desenrola Brasil, será possível realizar o pagamento de sua dívida garantindo que as condições estejam dentro do seu orçamento.

Ao quitar suas dívidas, inclusive, será possível retomar o acesso ao crédito, o que pode possibilitar você e sua família realizar os objetivos e projetos de uma forma saudável e planejada.

A Santander Financiamentos também possui opções de renegociação. Caso possua alguma dívida, acesse a Área do Cliente e confira a elegibilidade para as renegociações com a própria Santander Financiamentos.

Fontes:

https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2023/10/desenrola-brasil-lanca-plataforma-para-renegociacao-de-dividas

https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2023/12/programa-desenrola-brasil-e-prorrogado-ate-31-de-marco-de-2024

calendário

Atualizado em 17-01-2024

Pessoa

por Equipe Santander Financiamentos

Esse artigo foi útil?

Quer renegociar com Santander?

Saiba mais!